1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvidas de Sindarin

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Tilion, 24 Mai 2002.

1. Tilion

Tilion Administrador

Olá, pessoal.

Usem esse tópico para as dúvidas gramaticais gerais de sindarin (e existem MUITAS), e evitem abrir um tópico para cada dúvida isolada, ok?

[]'s

2. Boca de Sauron

Boca de Sauron Usuário

Pessoal
    Como ficaria a sentença "Lobo do Nobre Diamante" em idiomas élficos (sindarin e quenya)?

Eu estou precisando para colocar em uma estória que estou escrevendo...

Valeu!

3. Tilion

Tilion Administrador

Sindarin não é a minha praia (ainda), mas vamos ver o que dá pra fazer:

lobo = draug
    nobre = arphen
    diamante = mîr (jóia)

Assim, Lobo do Nobre Diamante = Draug Arphemîr (o genitivo em sindarin é formado sem alteração nas palavras, ou seja, sem acréscimo de alguma desinência).

4. Alassë

Alassë Pasteleira

Existe algum curso de sindarin, assim como existe o de quenya, na Valinor? :wink:

5. Mithrellas

Mithrellas Usuário

Até onde eu sei, não :wink:

6. Alassë

Alassë Pasteleira

E como fica 'Inyë tyë-méla' em sindarin??? :wink:

7. Boca de Sauron

Boca de Sauron Usuário

'Inyë tyë-méla' significa 'eu te amo', não é mesmo??? Bom, se for isso, eu traduzi como: im meleth he (ele para ela), e im meleth ho (ela para ele) mas não sei se está correto...

Aproveitando, eu tentei traduzir meu nome para sindarin (Carlos Alberto Correa Filho), e ficou: Lain Aracelairion Siniathannon

Isso está certo?

8. Deriel

Deriel Administrador

[ by DERIEL - Ignorar e NÃO Deletar. Motivo: Merge de Fóruns ]

9. Ithildwyn

Ithildwyn ...

Olá!

Eu tava dando uma olhada no dicionário de Sindarin-Portugues da valinor, e me chamou a atenção a palavra aeglos, que traduzem por "espinho de gelo (planta)". Teria como separar as palavras que compoem isso? No mesmo dicionário eu só encontrei gloss que achei q poderia fazer parte, mas lá é traduzido por "neve" ou "branco (como neve)".

E eu poderia usar aeglos para nomear uma espada, por exemplo? É que já faz tempo q eu to pensando num nome pra uma espada, sem conseguir pensar em nada, e achei q esse parece legal!

Hantalë! (isso é "obrigado", né? Em Q ou S?)

10. Tilion

Tilion Administrador

A tradução correta de aeglos é "espinho-de-neve", e não "de gelo".

Ela é formada por aeg "espinho, ponta" + loss "neve".

Poder você pode, mas esse já é o nome da lança de Gil-galad. ;)

Literalmente, é "agradecimento", em quenya, mas é usado como "obrigado" por todo mundo. ;)

11. Mithquendu

Mithquendu Usuário

Acho que não existe naum, mas vai lá na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que tem várias coisas sobre sindarin, dá pra saber várias coisas por lá

12. Ithildwyn

Ithildwyn ...

Bem que eu achei q espinho tinha mais a ver com lança q com espada :lol:

E valew pela explicação!

13. Estou revivendo esse tópico, que seria o lugar correto onde se postariam as dúvidas sobre a linguagem dos Sindar, o Sindarin. :wink:

14. Anor £

Anor £ Usuário

Im aníra ped Sindarin an-Tilion.

15. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Ow pode parecer um flood mas não é não tá?

O sindarin é mto difícil? Tipow eu andei olhando uns negócios de sindarij e parece ser mais complicadim...mais detalhes...

Algum dia algum curso de sindarin vai lá pra Valinor?

16. Tilion

Tilion Administrador

Não. 8-)

A não ser que o Fauskanger escreva um, mas ele mesmo já disse que não há material suficiente para tanto, ao contrário do quenya.

Mas tudo depende do que o VT venha a publicar futuramente...

17. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

Então onde eu encontro alguma coisa sobre sindarin? Algo substancial, sabe...

18. Tilion

Tilion Administrador

19. The Man T.

The Man T. Usuário

Duvidazinha inutil porem curiosa: porque o en é um artigo e nao uma preposiçao??? A funçao dele não é essa?

20. Slicer

Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

en é na verdade o[/] (caso genitivo do Quenya, e também dos ancestrais do Sindarin) + -n (desinência do artigo definido). A montagem na verdade é a seguinte:

o + -n > on > ön (por "afeição -i) > en

Não é um artigo, é somente o corespondente ao "of + the" inglês, formando o "of the", que é a tradução do genitivo; ou seja, o nosso "do".

Connin en Annûn = Príncipes do Oeste

Nota: A terminologia pode, e na verdade deve estar errada, pois eu realmente não me importo tanto com ela. Se eu fui claro o suficiente para ser compreendido, já é o bastante para mim.

Compartilhar