• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Sindarin? Tire suas dúvidas!

O p (só, não seguido de h) ocorre no meio ou no final das palavras? Em todos os exemplos que vi até hoje ele só aparece no início. :think:
Existe nimp "pálido, branco" nas Etimologias, mas é interessante notar que esse P só está alí porque KW final > P no desenvolvimento fonológico das línguas Telerin. Da mesma forma P final > B (ver Q. tyelpe = S. celeb).

As mudanças de sons são bem intensas no Sindarin. O melhor guia para elas que já foi escrito é o A Rogue's Guide to Sindarin Word Reconstruction do Thorsten Renk, que é indicado se você está precisando cunhar uma palavra do zero. Como você verá, um dos maiores alvos de mutação é exatamente o P.


Tenn' enomentielva!
 
Oi.
Queria saber dos senhores se a sentença Magladhûr está correta para se dizer Espada Negra, em sindarin. Obrigado, pessoal!
 
O exemplo atestado por Tolkien é Mormegil, um dos nomes adotados por Túrin.

Tenn' enomentielva!
 
gente,
preciso de uma ajuda cm meu nome
mas é difícil, hein..

meu nome é ismailey mesmo,
é árabe

ismailey é a forma masculina de ismália

ismália = "cidade de ismael"
ismael = "deus ouvirá", "ouvido por deus"

qria saber qual seria a tradução em quenya
e sindarn


heeeeeeelp!!!!
 
Erulastathon seria a minha tentativa em Sindarin. Isso tudo é hipotético até os ossos, então de preferência não tatue.

Em Quenya é Erulastuvo. E, só avisando, você pediu as traduções no tópico errado.


Cuio mae!
 
Oi, sou novo no fórum e gostaria de saber sobre meu nome:

Fabian = significa "semeador"

1 - Gostaria de saber como ficaria esse nome Sindarin, em Quenia acho que fica Erdemo.
2 - Tenho dois nomes mais o sobrenome, em élfico podem existir 1º e 2º nome para uma pessoa?
3 - Meu segundo nome é Cristian, o significado seria "Cristo" ou "seguidor de cristo", como ele ficaria em Sindarin e Quenia?
4 - Percebi que os humanos no filme eram tratados por um nome e pelo seu antecessor (ex: Aragorn, filho de Arathorn), os humanos não tinham segundo nome ou sobrenome?

Obrigado, agradeço se puderem me esclarecer nestas dúvidas.
 
1: Segundo o Thorondil, ficaria Eredhron.
2: Você está perguntando se os elfos usavam sobrenomes? Não, só títulos, no máximo.
3: Não sei te dizer, embora em Quenya provavelmente seria Hristondur (minha tradução).
4: Na idade média as coisas eram dessa mesma maneira. Por isso que hoje em dia existem nomes que terminam em "-son" e na Escócia iniciam em Mac: Esses elementos indicam "filho de". "Aragorn, filho de Arathorn", por exemplo, ficaria Aragorn Arathornion, sendo -ion mais ou menos igual ao "-son" em nomes como Andersson, Johansson, etc.


Tenn' enomentielva!
 
Para Luís, ver aqui: http://slicer.neosys.com.br/blog/nome-elfico/#luis

Gustavo não tem como traduzir, porque um elemento é "godos", nome das tribos germânicas antigas e, portanto, não há um nome para eles em Sindarin. Simplesmente não estão no mesmo mundo.

Abadie eu suponho que tenha algo a ver com "abadia". Não existem abadias na Terra-média, e não lembro de haver uma palavra para "templo" em Sindarin, então fico devendo também.


Tenn' enomentielva!
 
Bom ,pra não incomodar muito ,gostaria só de um site q me desse o significado do meu (Jean).
desde já ,obrigado.
 
Alguem me diz como é AMOR em sindarin, só pra saber se eu estou certa ou não...me disseram que é lomannë....mas preciso de uma confirmação
 
Bom ,pra não incomodar muito ,gostaria só de um site q me desse o significado do meu (Jean).
desde já ,obrigado.
http://slicer.neosys.com.br/blog/nome-elfico/#joao

Alguém poderia me dizer como é trovão em Sindarin?
procurei em tudo que é lugar e não axei abolutamente nada.

Obrigado desde já.
Tolkien não criou esta palavra, infelizmente. Não encontrei nem "raio". Suponho que quando você não tem um Deus do Trovão (Thórr) na sua história, se preocuparia pouco com isso. ;)

Felizmente temos raumo para "[sons de] tempestade" em MC:223, o que pode chegar próximo o suficiente do seu propósito, mas em Quenya.

Alguem me diz como é AMOR em sindarin, só pra saber se eu estou certa ou não...me disseram que é lomannë....mas preciso de uma confirmação
Meleth ou mîl.


Tenn' enomentielva!
 
Olá!
Alguém sabe um site, ou tenha arquivos de áudio do sindarin? Porque eu não estou "bem" na pronúncia! hehehehehe!
Desde já agradeço :mrgreen:
 
Oi,
Queria saber como é que se pronuncia o "y" em sindarin =D
É igual ao inglês antigo ou ao "ü" em alemão? Ou é igual ao quenya?
 
Alguém saberia como fica a frase:

"Temos apenas de decidir o que fazer com o tempo que nos é dado."

Em Sindarin?!!

E alguém sabe onde eu acho a caligrafia em sindarin tb?!

Quero fazer uma tatuagem com isso mas não acho em nenhum lugar a caligrafia!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo