• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Duvida sobre traduçao

o que significa " Antan orénya tyenä" ?
me disseram coisas diferentes então vim procurar com quem realmente sabe ^^
 
Bom dia pessoal!!!


Gostaria de saber como ficariam:

Liberdade

Humildade, sempre

juntos para sempre


em sindarin e quenya?


Vai pra tatoo depois que estiver transcrito la no Forum de Twengar!!!

Abraços e obrigado!
 
Última edição:
Por favor gente,quem puder me ajudar eu agradeceria muito.:think:

Eu sei que pode ser chato ou frustrante ter uma dúvida e ninguém responder, mas são poucos os que conhecem bem as línguas élficas e menos ainda aqueles que se dispõem a postar aqui. Então, tem que ter paciência e esperar. Postar repetidamente não vai ajudar.
 
Alguém pode me ajudar c/ as pronúcias do H em quenya?!!?
to cansado de ver aquele exemplo em alemão (ich-laut) nem sei se é assimq se escreve...
Poxa eu não sei alemão :( por favor peço q postem as prónucias do H de cabo a rabo e com exemplos em português ou inglês, please!!
Hantalë

Outra dúvida..>.<
Quando usamos o verbo de negação (um/úmë/úva) no sentido de "não fazer algo" o próximo verbo q seria o "algo a se fazer" deve ser conjugado de q maneira???
Hantalë
 
Última edição por um moderador:
Alguém pode me ajudar c/ as pronúcias do H em quenya?!!?
to cansado de ver aquele exemplo em alemão (ich-laut) nem sei se é assimq se escreve...
Poxa eu não sei alemão :( por favor peço q postem as prónucias do H de cabo a rabo e com exemplos em português ou inglês, please!!
Hantalë

Não há muito o que fazer, já que esse ich-laut é o som do "h" em determinadas posições e ele não ocorre em português. Logo, não dá pra citar um exemplo equivalente. O negócio é tu pegar uma palavra alemã em que ele ocorre e procurar ouvi-la (coisa fácil em se tratando de internet).

Veja este post com o resumo dos sons do "h".

Outra dúvida..>.<
Quando usamos o verbo de negação (um/úmë/úva) no sentido de "não fazer algo" o próximo verbo q seria o "algo a se fazer" deve ser conjugado de q maneira???
Hantalë

No infinitivo.
 
Será que dá pra alguém me passar uma lista dos encontros consonantais permitidos em Quenya, e os critérios que Tolkien usou para passar os nomes bíblicos para o Quenya?
 
Será que dá pra alguém me passar uma lista dos encontros consonantais permitidos em Quenya

"Mediamente entre as vogais, um número limitado de encontros consonantais pode ocorrer; aqueles descritos por Tolkien como "freqüentes" ou "favorecidos" estão em itálico: cc, ht, hty, lc, ld, ll, lm, lp, lqu, lt, lv, lw, ly, mb, mm, mn, mp, my, nc, nd, ng, ngw, nn, nqu, nt, nty, nw, ny, ps, pt, qu (para cw), rc, rd, rm, rn, rqu, rr, rt, rty, rs, rw, ry, sc, squ, ss, st, sty, sw, ts, tt, tw, ty, x (para ks)." (no artigo Quenya no Ardalambion)

e os critérios que Tolkien usou para passar os nomes bíblicos para o Quenya?

Basicamente eufonia, ou seja, o que lhe agradava ao ouvido e se assemelhasse de alguma forma à grafia original e pudesse estar de acordo com a fonologia do Quenya.
 
Boa noite gente !

estou com uma dúvida, dando uma lida no que tinha por aqui:

Caminho da Estrela - Elenmallë ?

e em saber, não sei se tem alguma área certa, mas no escrito em Tengwar mesmo, tem algum lugar certo no fórum para postar e ver se está certo?

Agradeço desde já =]
 
Queria saber como fica os seguintes titulos:

- O justo
- O puro
- O senhor dos anéis
- O senhor do escuro
- O negro


abs......
 
Última edição:
Queria saber como fica os seguintes titulos:

- O justo
- O puro
- O senhor dos anéis
- O senhor do escuro
- O negro


abs......

Na ordem:
- I vanima
- I poica
- Heru i cormaron > Heru = senhor, i cormaron (cormar + on) = dos anéis
- Heru i morno > Heru = senhor, i morno (morna + o) = do escuro
- I morë

Correções e/ou sugestões são sempre bem-vindas :yep:
 
Última edição:
só dando um up na minha dúvida que responderam duas e passaram pela minha :(

caminho da estrela fica Elenmallë mesmo?

Estrela do amanhecer (Morning Star) ficaria Elenára?

Grato =D
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo