• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Qual é a diferença entre tye méla e ni melel? Me disseram que o 2º era eu te amo, mas o 1º eu tbm aprendi que é no curso de quenya da Valinor.
Alguém please me esclarece?
 
Sarah fã do Frodo disse:
Qual é a diferença entre tye méla e ni melel? Me disseram que o 2º era eu te amo, mas o 1º eu tbm aprendi que é no curso de quenya da Valinor.
Alguém please me esclarece?

Inye tye-méla = eu te amo
Tye mélanë = eu te amo...

agora...esse "ni melel" eu nunca vi...
embora o radical mel- signifique amor
 
Tauraherion disse:
Tye mélanë=eu te amo
Issu parece passado... Desculpem a ignorânca, mas é que eu ainda estou no começo do curso de quenya... :roll: Pke "inye tye-méla" e "tye-mélanë" são sinônimos? :o?:
E mais umas...
1-Existe a palavra "sendion" no quenya ou sindarin? É que eu sonhei com ela... :mrgreen:
2-E aldaron? Essa eu sei que existe, mas o q singifica?
3-O que denota o sufixo "on"?
 
Hm, vamos ver o que posso fazer... Essa do "eu te amo" deixo pro Tilion ou o Taura responderem. :P

1 - Sendion poderia ser o nome de uma pessoa, que estaria usando a palavra sendë (descanso) com o suffixo -ion (descendente; (filho) de...), assim criando o nome Sendion. Vale lembrar que esse nome é masculino. :wink:

2 - Aldaron foi um dos nomes de Oromë. Aldaron significa (por si próprio) "das árvores". :wink:

3 - É um suffixo genitivo finalizante (no plural). Usa-se em nomes de pessoas, de lugares, entre outros. :wink:

Pronto. Se eu botei algo errado, podem me corrigir à vontade. :wink:
Meu olho já tá cansado de tanto piscar... Agora eu descanso. :D
 
sobre o Eu te amo:

são sinonimos sim, no Quenya dá pra modificar a posição do pronome pessoal de acordo com suas intenções, no caso do Inye Tye-méla o pronome Inye (Eu) está no início da frase pra dar ênfase que sou Eu que te amo... já em Tye-Melanë, o sufixo -në significa o "Eu" e nesse caso, se me recordo bem, o fato de ser Eu que te amo não é tão relevante assim...pelo menos não mais do que o fato de eu te amar em si...

ah sim... usei a primeira pessoa só pra explicar tá? senão daqui a pouco perco minha namorada... :mrgreen:
 
Mithrandir the white disse:
1 - Sendion poderia ser o nome de uma pessoa, que estaria usando a palavra sendë (descanso) com o suffixo -ion (descendente; (filho) de...), assim criando o nome Sendion. Vale lembrar que esse nome é masculino.
Poderia significar "descansos" (sendi) + o "on"?
Mithrandir the white disse:
3 - É um sufixo genitivo finalizante (no plural). Usa-se em nomes de pessoas, de lugares, entre outros
E significa o q? É algo masculino ou algo assim?
 
Poderia significar "descansos" (sendi) + o "on"?

Não, nesse caso nao se usa o -on, e sim o -ion (filho de...). Portanto, o nome fica Sendion, Filho do Descanso, um nome masculino e no singular, já que -ion é singular. :wink:

E significa o q? É algo masculino ou algo assim?

É só masculino sim. :D

Como eu posso dizer "leia" em quenya??
"Leia!" Como exclamação pode ser interpretado como "Olhe!", então fica:
"ela"
:wink:
 
Mithrandir the White disse:
Citação:

Como eu posso dizer "leia" em quenya??


"Leia!" Como exclamação pode ser interpretado como "Olhe!", então fica:
"ela"

Eu diria "Á cenda!". Cenda significa especificamente ler, alem de ser uma expressão mais "atual". "Ela!" foi falada pelos elfos no lago Cuivienen!
 
Legolas disse:
Mithrandir the White disse:
Citação:

Como eu posso dizer "leia" em quenya??


"Leia!" Como exclamação pode ser interpretado como "Olhe!", então fica:
"ela"

Eu diria "Á cenda!". Cenda significa especificamente ler, alem de ser uma expressão mais "atual". "Ela!" foi falada pelos elfos no lago Cuivienen!

tirou as palavras dos meus dedos...
eu sabia que devia ter respondido esse post assim que o li... hehehe

e sobre o genitivo, ele serve pra demonstrar o gênero da palavra... no caso especificado, o masculino
 
Eu diria "Á cenda!". Cenda significa especificamente ler, alem de ser uma expressão mais "atual".

Só tem uma coisa:

cenda- é verbo. Do jeito que vc ficou, ele ficaria como "Lendo!". Vc tem que botar o -ë no fim, pra fazê-lo imperativo. Portanto:
"Á cendë!"
:D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo