• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Como diria o Pensador Profundo: Essa é dose.

Etimologias disse:
KHOR- set going, put in motion, urge on, etc. Q horta- send flying, speed, urge, hortale speeding, urging; horme urgency (confused with orme rushing [GOR]); hóre impulse, hórea impulsion. N hûr readiness for action, vigour, fiery spirit; hortha- urge on, speed; horn driven under compulsion, impelled; hoeno, heno begin suddenly and vigorously. Cf. Húr-ind, Húrin [ID]. [Added entry.]

Acho que poderíamos forçar a barra com um hórië "velocidade".


Tenn' enomentielva!
 
Quero formar a palavra "Amigo do Oeste". Sei que oeste é númen, e que a terminação ndil em certas palavras significa amigo. A contracção das duas fica Númendil?
 
Sim, essa formação está ótima, 10º. Ver Cartas:342 onde Tolkien fala sobre o nome Númenor:

É uma construção a partir da base Eldarin NDU "abaixo, debaixo; descer"; Q. núme "descer, ocidente"; númen "a direção ou região do pôr-do-sol" + nóre "terra" como uma área habitada.

Note também que a base verbal de -ndil é dado como (N)DIL "amar, ser devotado a" (Ibid, p. 365), e na mesma página encontra-se -(n)dur como "servir", tornando claro que em ambos os sufixos o (N) é opcional, utilizado apenas em palavras onde o D seria intervocálico, posição onde não pode estar no Quenya. Veja Anardil e Mardil, onde o N não é necessário, pois D pode vir após o R.


Tenn' enomentielva!
 
Almarë!!!

Gostria de saber como fica em quenya os nomes: Bárbara (estrangeira) e Giovanna (Forma feminina italiana de Joana = Deusa é graciosa).

Obrigada!!!
 
Re: Algumas palavras em Quenya

Estou procurando essas palavras em Quenya, algumas encontrei, outras nao...
Se alguem souber e puder ajudar, agradeço...

sempre - ullumë, oialë
nunca - (???)
tudo - ilya
nada - (???)
amor - mel, -ser / helin

ódio - tevië, tevin, tevë​

amor = melmë

Eu realmente não sei praticamente nada, mas uma vez li que amor era melmë ^^

Se realmente é, EU não posso dizer :-?
 
Gostria de saber como fica em quenya os nomes: Bárbara (estrangeira) e Giovanna (Forma feminina italiana de Joana = Deusa é graciosa).

gostaria de saber o significado de Débora (abelha) em quenya.

Procura no site do Slicer na parte de Nomes em Élfico, se não encontrar deixa um post lá que, se ele achar uma "fonte confiável" (como ele diz) para a etimologia do nome, ele traduz. Ele é muito bom nessas coisas.

Note também que a base verbal de -ndil é dado como (N)DIL "amar, ser devotado a"

Fica correto Eandili, para amigos de Eä, ou Ardandili, para Arda?
 
Olá, pretendo começar meus estudos em quenya, mas não sei como.Qual seria a melhor forma de fazer isso?
 
Bem, é Helge, 'tadinho dele.
Sumido, tem pouca pergunta, se o B. (meu chefe) deixar, eu posto um poema em Quenya em homenagem a minha Nossë.
 
Gostaria de saber como ficaria Nameless, sem nome, ou "aquele que não pode ser denominado" em quenya e/ou sindarin.
 
Eu vou estudar quenya mas ainda não comecei...gostaria de saber uma frase em quenya..."eu te amo"...como ficaria por favor?

^^
Grata
 
Inyë tyë-méla "eu te amo".
Esselóra "inominado".


Tenn' enomentielva!
 
Olá pessoas sabidas!
Esou com uma dúvida em élfico e creio que este é o tópico pra perguntar.
Eu preciso desesperadamente saber como se escreve anfitrião em élfico.
Anfitrião e anfitriã. É para um pequeno projeto secreto que estou remoendo aqui. Valeu pela ajuda!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo