• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Quenya? Tire suas dúvidas!

Hm....eu não postei antes sobre a duvida pq fiquei com uma duvida sobre o "de", tipo, nao sabia como transferir isso pro Quenya, bom, então tentei pesquisar, mas ocmo sou pessima em ingles perguntei pro moço Deriel ^^ bom, ele disse que ficaria Endoro Ellen..nao apenas Endor Ellen...bom...eu confio na informaçao..hehehe, acho que o certo é isso entao, "Endoro Ellen"...:wink:
 
Assim como eu disse em outro tópico... continuemos a nos desenvolver dentro desse mundo fantástico criado pelo nosso amado escritor...
Mesmo que vc NUNCA use ou bote isso em prática... mas pelo menos vc estará demostrando pra vc mesmo que é capaz de conhecer algo complexo e diferente.....
... e lógico... se vc estiver perto de algum amigo, e coecidentemente ele tb entender o que vc estiver falando, vcs poderam fazer comentários dos outros, sem que eles saibam... o poderá fazer isso perto delas, falando bem, ou mal.... hahaha........................

.......... nossa..... esse pensamento foi malvado.... vou nessa.. oantë
 
nao quis abrir um topico soh para isso, por isso peço a ajuda de vcs.
como se diz "seja bem vindo" em quenya ou sindarin?
 
Adorei esse tópico!
Vou pentelhar os sábios conhecedores de quenya para todo o sempre^^!
To zuando...

Eu queria saber como fica "Entardecer Dourado" em quenya... Pro nome do meu blog¬¬ Acho q fica Undómë Laurëa, naum sei;_;' Se alguém me ajudasse eu agradeceria!

Ah, eu naum sei se o tópico é pre ponuncia tb mas...
No apêndice de O Retorno do Rei fala que quando a palavra termina em "f", esse f toma o som de "v", exemplo:
NINDALF - se pronuncia "Nindalv"
Entaum Gandalf é Gandalv? O_O'?

E outra coisa (ô menino pentelho...)
CELEBORN
Se pronuncia "Seleborn" ou "Queleborn"
Pq Celeb (prata) e pronuncia "queleb"... daí eu nun sei;_;'

E mais outra coisa... (vão me matar, meu deus;_;')
Pra que serve a trema?
Tipo hein "namárië", "Eärendil"... Pra que serve ela afinal? Tem um negócio que ela é sufixo feminino... naum sei direito...
 
Laurelindórenan disse:
Adorei esse tópico!
Vou pentelhar os sábios conhecedores de quenya para todo o sempre^^!
To zuando...

Eu queria saber como fica "Entardecer Dourado" em quenya... Pro nome do meu blog¬¬ Acho q fica Undómë Laurëa, naum sei;_;' Se alguém me ajudasse eu agradeceria!

Er......acho que seria algo como Laurea Undome mesmo, mas nao tenho certeza....vou pesquisar ainda....

Laurelindórenan disse:
Ah, eu naum sei se o tópico é pre ponuncia tb mas...
No apêndice de O Retorno do Rei fala que quando a palavra termina em "f", esse f toma o som de "v", exemplo:
NINDALF - se pronuncia "Nindalv"
Entaum Gandalf é Gandalv? O_O'?

Se pronuncia Gandalv mesmo...

Laurelindórenan disse:
E outra coisa (ô menino pentelho...)
CELEBORN
Se pronuncia "Seleborn" ou "Queleborn"
Pq Celeb (prata) e pronuncia "queleb"... daí eu nun sei;_;'

Todas as palavras que começam com C em élfico se pronuncia como se fosse K, Keleborn, Kírdan...

Laurelindórenan disse:
E mais outra coisa... (vão me matar, meu deus;_;')
Pra que serve a trema?
Tipo hein "namárië", "Eärendil"... Pra que serve ela afinal? Tem um negócio que ela é sufixo feminino... naum sei direito...

As tremas, pelo que eu saiba, em portugues nao mudam a pronuncia, é algo apenas para as pessoas que falam ingles pronunciarem corretamente...tipo, para não pronunciarem Earendil como "Irendil"... bom, até onde eu sei é isso hehe, acho que vi numa palestra...e acho que li numa lista de discussão tbm ^^ :)

Qualquer duvida pode postar aí mesmo ;)
 
Ah, muito obrigado Mithrellas e Squall^^
¬¬Vou encher o saco de vocês por um bom tempo... :evil:

Just kidding... Em vez disso eu vou tomar vergonha na cara a fazer o curso lá da Valinor q tá em português e tudo :)!

Thanks =)!!
 
Não é bem assim, tipo, o G tem som de G como em Gato, mas nao como em Guarda...tipo, nao saria Güil-Gualad, e sim Guil-Galad...por isso é Gandalv mesmo...a regra é para nao acharem que pronuncia Jil-Galad, ou Jimli...
 
É.. odeio quando escuto meu nick como "Jildor", não soa bem de jeito nenhum. O G como sendo GU tem uma sonoridade bem mais interessante 8)
 
bem... mas isso de terminaçao em "f" = sonoridade "v" nao é soh pra elfico?
Gandalf nao é um elfo...

Quem souber me explicar posta ae :P
 
Mithrellas disse:
Ele não é um elfo, mas nada evita dele ter um nome em élfico :P

Só que o nome élfico dele não é Gandalf, e sim Mithrandir (sindarin) e Olórin (quenya). :wink:

Gandalf é o nome dele entre os homens do norte, na língua dos mesmos, e que significa "Elfo do Cajado", pois eles achavam a princípio que ele pertencia a tal raça.
 
Tilion disse:
Gandalf é o nome dele entre os homens do norte, na língua dos mesmos, e que significa "Elfo do Cajado", pois eles achavam a princípio que ele pertencia a tal raça.
Quer dizer q se pronuncia GandalF,mesmo?
 
Há alguma palavra que represente o nosso 'tchau' em quenya???
Ou alguma despedida não definitiva? :wink:
 
Shadow disse:
Quer dizer q se pronuncia GandalF,mesmo?

Ao que tudo indica, é com som de v mesmo.
Eu apenas fiz uma observação para que não houvesse confusão quanto à natureza dos nomes dele. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo