1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duvidas C.S. Lewis

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Marcelo M., 16 Mar 2008.

1. Marcelo M.

Marcelo M. Usuário

Olá, podemos dizer que C.S. Lewis foi um grande escritor, tanto que foi amigo do Tolkien, mas pelo menos até agora não matei algumas duvidas.
    Onde vive Aslam?
    Aslam foi o criador de todo o mundo de Nárnia e consequentememte de todos ao redor, como tashbaan, calormania e arquelandia?
    Aslam come?
    E de quem descendem os calormanos e arquelandios e o resto? Pq eles naum deixam de serem filhos de adão e ate os Pevensie chegar a narnia, não existiam outros.
    Vcs podem me ajudar a matar essa charada?

2. Bem eu amo Nárnia estou na 5ª crônica...
    Na verdade há sim o país de Aslam. Onde por incrivel que pareça ele vive. xO
    A Calormânia e Arquilândia e afins, não foram criados por Aslam suspeito eu.
    Eles foram habitados por outras criaturas.
    Como é mostrado na primeira crônica, há vários mundos encantados paralelos com o nosso.

Por isso acho que as criaturas ''imigraram'' num termo ignorante de minha parte.
    Eu adoro Nárnia e está no TOP dos meus livros prediletos...
    Espero ter te ajudado :*

3. cpm22

cpm22 Visitante

ok vamos lá!
    kando aslam criou narnia a terra era nua .ela a criou com uma bela cançao.
    aslam e o rei dos bosques ,filho do grande imperador de além do mar aslam e o grande rei de narnia o criador como eru .
    e claro que aslam comia bebia como vemos em varios trechos das cronicas de narnia '' e logo dps do almoço ''' isso kando o grande rei aslam estava com todos ,eles faziam grandes ceias com aslam'''
    hehehe!!

4. Anakira

Anakira Usuário

é também tinha uma duvida quanto a isso,
    mas acho que, calormânia, tenha surgido, como Telmar
    os habitantes tenham vindo de algum lugar de nosso mundo
    e tenham ido morar lá, já que como o próprio Aslam fala
    que existe muitas passagens do nosso mundo, para Nárnia

e quanto a Aslam, nao tenho muita certeza se ele 'come', não
    pq no livro, quando se refere a banquetes, ou algo assim, ele generaliza
    então fica meio dúbio, se Aslam participa das refeições.

mas se conta, em ' A Cadeira de Prata '
    quando Jill, vai até a fonte beber água
    ela fala para Aslam, se ele podia prometer não fazer nada com ela,
    ja que ela estava com medo ( não é pra menos x___x )
    e ele diz que nao promete nada, e na continuação do diálogo
    ela pergunta se ele come meninas, e ele responde,
    ' Ja devorei meninos e meninas, homens e mulheres, reis e imperadores, cidades
    e reinos'

5. cpm22

cpm22 Visitante

arquelandia ,beruna,,colormania,,ilhas solitarias,etc.. muitos outros lugares ,todos este pertencem a narnia sabemos disso ..
    antes de narnia ser criada nada existia exceto a escuridao como vimos no 1 livro o sobrinho do mago ,vimos que quando aslam cantou a cançao solene narnia foi criada ,e nd havia exceto narnia ,tudo era um só ou seja narnia nao era dividida .vimos tbm que aslam deixou um rei e uma rainha para governar o rei franco e a rainha helena aslam disse em um trecho do livro '' levantem ,rei e rainha de narnia ,pai e mae de numerosos reis de narnia e das ilhas solitarias e de arquelandia ''
    imagino que a partir do rei e da rainha tbm filhos de adao arquelandia ,e outras cidades de narnia foram criadas com o tempo ao seja a populaçao de homens em narnia cresceu ''
    creio que assim narnia foi dividida !!

6. F. M. Kalyma

F. M. Kalyma Felicidade é andar de chinelo!

. pense em aslam como jesus cristo, e pronto!

7. Juuh__

Juuh__ Usuário

eu estava lendo a segunda cronica qndo me apareceu uma duvida:

se os animais que vivem em narnia respeitam tanto os seus semelhantes, pq eles comem presunto??

ate ondee eu sei nao existe presunto de mato, ou de folhas verdes... presunto eh feito da carne de outrto ser vivo!

8. Lean Morn

Lean Morn Usuário

Veja bem, existia animais falantes e os não falantes,

os falantes tinham uma alma semelhante a nossa, não como os animais de nosso mundo que hajem pelo instinto, por isso eles tinham concientcia de um "eu" que os demais animais (os selvagens) não tem.

Logo eles respeitavam todos os outros animais falantes como seus semelhantes e irmãos, mas os selvagens, acho eu, que eles tratavam como nós tratamos os animais deliciosos que comemos. Claro que os matamos, mas na maioria de nós os matamos com bondade (se é que isso é possível) e não os maltratamos muito. Resumindo: uma morte rápida e com o mínimo de dor possível. Acho que era bem por aí que eles faziam pra conseguir carne e presunto e todo o resto.

Espero ter ajudado.

9. Juuh__

Juuh__ Usuário

huumm... tendii... brigada!

:abraco:

10. My

My Usuário

Nárnia... já li as sete crônicas umas cinco vezes...

Aslam, ao cantar a maravilhosa canção, foi o Criador (de tudo, do mundo no qual Nárnia está inserido, inclusive Calormânia e afins). Penso assim: Deus criou o mundo, mas na história bíblica, o povo de Deus, que Ele escolheu como seu, não era o mundo todo, toda a humanidade, mas um povo específico, de um país específico. Foi assim com Nárnia também, acho eu.

Ao morrer na Mesa de Pedra, e depois voltar à vida, Aslam foi o Salvador (não só de Edmund, mas de todo o mundo, que ia ficar sob o domínia de Jadis). Nesse ponto, Jesus Cristo.

O país de Aslam realmente existe. Lembra na última crônica, quando os Pevensie, o Digory, a Polly, a Jil e o Estáquio, e mais zilhões de seres, adentram a verdadeira Nárnia? E sobem, sobem, sobem? E encontram Ripchip, Tumnus, etc? Pois bem, lembra também da sexta crônica, a Cadeira de Prata? Eustáquio pede para ir para Nárnia, mas eles chegam numa enooorme montanha? E quando encontram Aslam descem "voando" toda a distância entra a montanha e o mundo? E, no fim do livro, os dois retornam para essa "montanha" e vêem o Rei Caspian morto no laguinho, e depois rejuvenescendo até ganhar "vida" de novo? Pelo meu conhecimento de Nárnia, esse lugar é o País de Aslam. É ali que ele vive.

Se ele come, não posso te dizer, por não saber. Mas, interessante e válida a lembrança da amiga aí em cima de que Aslam diz, em A Cadeira de Prata, já ter devorado seres humanos.

É, e também concordo com ela quando diz que os outros povos tenham surgido como os telmarinos. Ou, quem sabe, Aslam os criou no início, cada um em seu país já.

É isso.

11. Cara, o que é preciso entender é que o livro é uma alegoria do cristianismo para crianças, e Aslam é Jesus; ponto.

Compartilhar