• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas 1

Fëaldar

Campeão do Clã do Lobo
Ontem eu vi o filme de novo e fiquei com algumas dúvidas, como é meio chato colocar muitas dúvidas num tópico só (a galera normalmente se prende a uma pergunta) eu dividi as dúvidas em dois tópicos.

1º- no filme gandalf chama o balrog de chama de ûdun. o que isso quer dizer?

2º- Os orcs conseguem mesmo escalar como se fossem aranhas ou aquilo é viagem do peter jackson?

3º- Aquele monstro do lago em frente as portas de moria é um kraken?
 
Fëaldar, não se acanhe mesmo quando quiser tirar suas dúvidas. Udûn é um dos nomes de Utumno, uma antiga fortaleza de Morgoth, Senhor de Sauron, no Norte da Terra-Média, há muito antes do Senhor dos Anéis. O balrog serviu a Morgoth em Udûn.

Aquela cena dos orcs escaladores é idéia do filme, mesmo. Não existe no livro. Com certeza orcs conseguem escalar paredes, mas não acho que sejam aquelas aranhas mesmo.

Já o monstro do portão de Moria, se não me engano no livro aparecem só os tentáculos, não a boca, como no filme. Não temos como saber muito mais além do que diz o livro, não existe informação sobre aquela criatura em nenhum outro lugar (que eu conheça, pelo menos).
 
Última edição:
É um monstro mitológico. É uma lula gigante, tão grande que destruía navios, se não me engano.
 
Realmente também não vi em O Senhor dos Anéis referências sobre o "Monstro" que sai das águas do rio Sirannon, agora represado em Moria, e prende a comitiva.
Há uma pequena descrição dizendo que os tentáculos eram de um verde claro e úmidos. Não mais achei.
 
"O escritor argentino Jorge Luis Borges, em sua obra “O livro dos seres imaginários”, comenta que o kraken é uma espécie escandinava do Zaratã e do dragão-do-mar ou cobra-do-mar dos árabes. E acrescenta que em 1752, o dinamarquês Eric Pontoppidan, bispo de Bergen, publicou uma História Natural da Noruega, “obra famosa que recolhe e deu fé; lê-se em sus páginas que o lombo do kraken tem milha e meia de comprimento e que seus braços podem abarcar o maior dos navios. O lombo sobressai como uma ilha; Eric Pontoppidan chega a formular esta norma: ‘As ilhas flutuantes são sempre krakens’. Escreve também que o kraken costuma turvar as águas do mar com uma descarga de líquido; esta afirmação sugeriu a hipótese de que o kraken seja uma versão aumentada do polvo.”"

obs: retirado de Elísio Gomes Filho, http://www.nomar.com.br/lendas_06_01.htm

Eu acho q talvez seja possível q o Guardião do Lago seja um kraken, já q é um monstro mitológico nórdico, uma das mitologias na qual Tolkien baseava suas histórias. Mesmo com as poucas informações contidas no livro, a descrição bate com a descrição de um kraken, só q, na minha imaginação, ele era um pouco menor do q o monstro mitológico e menor tb q o q aparece no filme!

ps: pra qm souber ler em inglês, o texto desse site, apesar de pequeno, tá legal, e tem desenhos antigos q mostram o monstro!! http://unmuseum.mus.pa.us/kraken.htm
 
Muito interessante.
Concordo quando fala do tamanho, acho que ele seria menor que um kraken, visto que mesmo arrancando árvores e as entrepondo, e trancando a comitiva em Moria fechando os portões, ele não tinha milha e meia, nem seu dorso sobressaia como uma ilha.
 
Um Kraken é realmente muito grande para ser o "monstro" da passagem do livro.
Mesmo ele arrancando árvores, e tal, milha e meia é muito. =]
Como disse mestre Aracáno, estamos a sua disposição.
 
Ahh mais deve ser levado em consideração que o "lago" de moria nao era o mar... derrepente equilo era uma forma mutada de kraken... um pouco menos desenvolvida
 
Agora essa dedução de que não e um kraken pelo tamanho é meio vaga , já que a imagem de um kraken que nós conhecemos é a do Peter , e não a do J.R.R Tolkien, ele só cita os tentaculos e nada mais , gandalf ciita em não sei aonde que existem muitas criatura no subsolo de Moria , será que esse lago não tem nenhuma ligação com essas criaturas de Moria ?
 
Ae pessoas...estou d volta ao fórum, depois de um Loooooooonnngggoooo período afastado....
bom gente, devemos nos lembrar que tolkien era uma pessoa normal como todos nós, e ele sofreu influencias para escrever o SDA (sofreu infulencias e criou tendencias...rs), por exemplo Atalantë e Atlantida - ambas são ilhas longínquas. Há Beorn (mistura de urso com homem) algo bem semelhante a Minotauro, há no silma, a presença de lobisomens e etc. há também uma grande semelhança entra a mitologia tolkeniana e a mitologia nordica e tbm grega, com toda sua estrutura e seus deuses...
Então é bem possível que haja sim, um kraken, porém de uma forma tolkeniana, não um kraken propriamente dito, mas uma influencia. E, há personagens na história de tolkien que são totalmente misteriosos, como o proprio Bombadil, alguns que ele não quis ou não se preocupou em informar totalmente a caracteristica do personagem e sua história.

Até +

Fëa...
 
Fëanarsil disse:
Há Beorn (mistura de urso com homem) algo bem semelhante a Minotauro,

Eu acho que Beorn lembra mais um druida que se transforma em urso... um minotauro...nunca havia o visto assim, já que ele se torna um urso não um meio-urso, meio-homem. =]
 
sei la, pode ser que eles usem as garras para subir nas paredes, tipo como se ele furasse a parede com suas garras...mas aquela versao do Peter e muito viagem, parece o homem aranha, e da pra perceber qque os orcs tao sendo puxados pra cima pq eles num fazem o minimo esforço...Ma voltando ao kraken, alguem por ai disseque ele podewria ter vindo de dentro de Moria por uma passagem subterranea...meio impossivel, ja que antes de ser um lago aquilo era uma estrada, alguem teria notado um buraco enorme que desse pra passar um polvo gigante por dentro!!!!
 
Não tenho tanta certeza assim de que Tolkien se tenha baseado num monstro mitológico desse género para a criatura que estava no lago. A verdade é que nem sequer é explicito que tipo de criatura era. No livro, inclusive, ela não é descrita como um polvo com tentáculos, mas sim como várias serpentes; o que podia ser uma maneira de descrever o que na realidade eram tentáculos, sim, mas sabe-se lá.

Quanto à origem do monstro, lembro-me de ter lido noutros lados, não me lembro bem onde, estou um pouco esquecido destas coisas, que era provávelmente um dos montros antigos de Morgoth que havia sobrevivido, e, de alguma maneira desconhecida, quem sabe por intervenção de Sauron, ido parar àquele lago.
 
É verdade. A criatura nunca é descrita em detalhes. Temos:

`I felt that something horrible was near from the moment that my foot first touched the water,' said Frodo. 'What was the thing, or were there many of them? '

'I do not know,' answered Gandalf, 'but the arms were all guided by one purpose. Something has crept, or has been driven out of dark waters under the mountains. There are older and fouler things than Orcs in the deep places of the world

e

run the pool is up to the wall at Westgate. The Watcher in the Water took Óin. We cannot get out. The end comes

E é deste último trecho que temos o "nome" desta criatura
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo