• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre tudo, HELLLPPPPP!!!!!

Olá gente!
Sei q são dúvidas estúpidas pra vcs q sabem realment sobre Tolkien e suas obras, mas estou vendo em um monte de lugares coisas q ñ sei o q são...

O q eh Valar?
Quem foi Morgoth?
O q são Balrogs? (acho q eh assim q escreve...)
O q significa "Alya"? (eu acho q eh isso...)
Assim como "Gandalf, o branco" haviam outros, não haviam? Quem eram e o que eram?
Quais eram os "deuses" tolkienianos?
Quais as raças existentes e como são?

Sei q são muitas perguntas, mas o q posso fazer se ñ sei as coisas?
Jah ñ tenho Internet (to usando o fórum no trabalho), ñ tenho dinheiro pra sair comprando livros, nem acesso a eles (moro meio q no fim do mundo...):-(:pray::buaa:...

Por isso se alguém puder e quiser me ajudar agradeço muito...

Valeu...
 
Bem...você já tem um Saitor, o que já ajuda muito!!

Respondendo bem simplificadamente:

Valar são seres Angelicais, que ajudaram Eru, o Deus único, a criar Arda, o mundo onde ocorre toda a história do Senhor dos Anéis, dos Silmarillion, do hobbit e do Contos Inacabados.

Morgoth foi um Vala, que caiu para "o lado negro da força", corrompido pela sede de ser superior a Eru. Foi o mestre (ou melhor, o chefe) de Sauron, o Inimigo em o Senhor dos Anéis. Morgoth foi o verdadeiro Senhor do Escuro.

Balrogs são Maiar (seres angelicais menores) caídos, seduzidos por Morgoth à passar para o lado negro. São seus servos mais fortes.

Não sei o que é Alya!!

Gandalf era um Maia, da Ordem dos Istari. Havia 5 Istari (Magos) ao todo: Saruman, O Branco, Gandalf, o Cinzento, Radagast, O Castanho, e Allatar e Pallando, os Magos Azuis. Foram enviados pelos Valar à T-M para ajudar os elfos e homens na sua luta contra Sauron.

Na mitologia Tolkieniana, só havia um deus: Eru Ilúvatar. Você se refere aos Valar, os seres angelicais que citei ali acima. Se quiser saber quem eram eles, pesquise mais na Enciclopédia de Valinor.

São diversas raças: Elfos, Homens, Anões, Ainur (Valar e Maiar), Orcs, Dragões, Wargs, Águias. Não vai dar pra descrever cada uma aqui, mas a Valinor tem artigos sobre cada uma das raças. Na enciclopédia também tem muitas informaçòes sobre todas elas.

No mais, sinta-se à vontade pra perguntar, mas tente restringir o tema a cada tópico que criar, para não gerar uma discussão muito generalizada!!
 
1°:
Forma plural de "Vala", quer dizer "Os Poderes do Mundo". Quando , o "Mundo Que É", foi dado substância, nele veio a residir uma parte da primeira raça, os Ainur, os "Sagrados". Nos Salões Eternos eram seres de puro espírito que o "Valaquenta" registra terem entrado no Mundo e, tomando uma forma terrena, se dividiram em dois povos. O povo que era menos poderoso e mais numeroso e sua história é contada como os Maiar; os maiores dentre os Ainur que vieram para Arda eram quinze em número, e foram nomeados de Valar, os Poderes de Arda.


Fonte: http://enciclopedia.valinor.com.br/Vala


2°: Melkor é o Senhor da Escuridão. Em Quenya, significa "aquele que se ergue em poder", tendo também uma forma em Sindarin, Belegûr, que nunca foi usada. No início Melkor foi o maior dos Valar. Era o mais poderoso mas se ressentia com a preferência que Eru dava a seu irmão. Manwë, entretanto, era mais próximo dos pensamentos de Eru, enquanto que Melkor não conseguia trabalhar no esquema prescrito por Eru, o Único. Quando os Valar fizeram a Grande Música, Melkor introduziu a dissonância.

Resumindo foi o promeiro vilão de Arda.

Fonte: http://enciclopedia.valinor.com.br/Morgoth



3°:
Os Balrogs eram espíritos de fogo seduzidos por Melkor no início de Arda e que residiam em sua fortaleza no Norte, Utumno. Durante a Primeira Era, os Balrogs eram as forças mais temidas de Morgoth depois dos dragões.
Em aparência, os Balrogs eram como homens, mas fogo jorrava deles, e eram envolvidos por sombras de uma escuridão profunda. Carregavam chicotes de fogo e causavam grande terror em aliados e inimigos sem distinção.

Balrogs eram Mair como Gandalf.

Fonte: http://enciclopedia.valinor.com.br/Balrogs



4°: Sim, haviam outros. De raça chamada Istari.
São Istari:

- Olórin (Gandalf)
- Curunír (saruman)
- Radagast
- Alatar
- Pallando

Ambos os ultímos azuis.


5°: Existem várias, Humanos de aparencia igual a nossa.
Elfos que são a mais bela e mais sábia raça.
Anões, grandes mineradores.
Orcs, aquelas criaturas de pele escura.
Hobbits com orelhas pontudas e pés grandes da estatura de uma criança mais ou menos.
Etc...



Ah sim, e existia Eru(Iluvátar) O Criador, e os Valar que moldaram Arda.
-
 
Sobre as raças (as que ainda não foram citadas):
Wargs- lobos grandes, muitas vezes são montados por orcs. Possuem língua própria, mas rudimentar.
Águias- gigantescas, existem desde a primeira era. Algumas falam, sempre do lado do bem. Ente as águias mais importantes estão Gwaihir e Thorondor.
Ents- Pastores da Árvores, criados pro Yavanna, a Vala, que se preocupava com as plantas e os animais. Da mesma raça são as Entesposas, mas elas formam sumindo e a raça foi definhando. Possuem linguagem complexa, comprida e lenta, mas eram muito bons em aprender línguas e jamais as esqueciam, preferiam os idiomas élficos. Barbarvore é um ent importante e também o mais antigo, conhecido como Fangorn.
Montarias do Nasgûl- tem um tópico muito interessante sobre elas, nesta sessão do fórum, criado pelo Haram Alkarin.
Trolls- criados por Melkor na primeira era, maléficos, canibais, têm uma grande força e boa agilidade; além disso, são pouco inteligentes. Imitações dos ents, mas não se comparam com os Pastores da Árvores. Viram pedra com a luz solar. Sauron os aprimorou em olog-hai, que pareciam orcs gigantes e que resistiam ao Sol.
Dragões- criados por Melkor, o primeiro a ser visto foi Glaurung e o último grande dragão foi Smaug. São inteligentes e falam, e muitos são capazes de lançar feitiço-de-dragão, uma confusão desnorteante que afeta quem olhar nos olhos dele.

Tem muitas outras raças, mas este é um resumo das mais importantes.
 
Só para constar:
alya adj. "próspero, rico, abundante, abençoado" (GALA). Em uma entrada riscada no Etym, o significado era "rico, abençoado"; outra entrada riscada define alya como "rico, próspero, abençoado". -GALA, [ÁLAM], (VT42:32, 45:5, 14)
 
De volta a questão da Enciclopédia???Olha o desestímulo ein!!!


P.S.:Alguem pode devolver a ele aquele ranking Silma-quem????Brincadeirinha...=)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo