• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvida sobre SAURON

Lord Duanhow

Lord dos Númenorianos
Na batalha da última aliança,quando Isildor cortou o dedo que cumpunha o Um Anel,e Sauron o perdeu,quem construiu Barad-dûr? Aquela torre enorme seria muito para Orcks,mesmo milhares,já que pelo oq eu saiba eles não são bons construtores e, Sauron ficou muito fraco para usar magia para construí-la,amenos que algum mago ou Valar o ajude,por favor me respondam,quem construiu Barad-dûr?
 
Última edição:
Eu posso estar muito enganado mas acho que Barad-dûr caindo não é só no filme?

Bom, se no livro caiu também, não acho que seja algo incomum.

Independente de quem construiu, o quer a mantinha em pé era a vontade de Sauron. Sem Sauron, sem vontade, predio na chom...
 
Barad-dùr foi construída na Segunda Era. Creio que foi construída primariamente por orcs (não lembro de relatos deizendo que eles eram maus construtores). Os orientais e outros aliados de Sauron podem ter dado uma ajudinha também.

Quando Sauron foi derrotado pela Última Aliança, seus inimigos destruíram a torre. Mas os alicerces permaneceram, pois tinham sido feitos com o poder do Anel, e o Anel não tinha sido destruído. Por isso, quando Sauron ficou forte o suficiente mandou reconstruir a torre.

No fim da Terceira Era, o Anel foi destruído, e com ele tudo o que foi feito com o seu poder, incluindo os alicerces de Barad-dûr. Daí a queda da Torre.

O olhão em cima da torre era, IMO, figura de linguagem. Mesmo se o olhão existisse, podemos dizer com certeza que ele não era Sauron.
 
Então eu estava certo e errado.

A queda não era só coisa do filme. Poder de Sauron + anel é que deixava a coisa em pé.

Obrigado Meneldur.
 
O olhão em cima da torre era, IMO, figura de linguagem. Mesmo se o olhão existisse, podemos dizer com certeza que ele não era Sauron.

Primeiramente, o que é IMO? Faz mto tempo que li o SdA completo, e não lembro de realmente haver o Olho de Sauron no topo da torre. Pode me esclarecer?
 
Na batalha da última aliança,quando Isildor cortou o dedo que cumpunha o Um Anel,e Sauron o perdeu,quem construiu Barad-dûr? Aquela torre enorme seria muito para Orcks,mesmo milhares,já que pelo oq eu saiba eles não são bons construtores e, Sauron ficou muito fraco para usar magia para construí-la,amenos que algum mago ou Valar o ajude,por favor me respondam,quem construiu Barad-dûr?

Então, Mestre Meneldur já respondeu tudo bem completo.

Mas vou explicar denovo, só que pontuando com a minha opinião.

Quem construiu Barad-Dûr, a ergueu, foram seres de carne e osso, bem materiais (sejam orcs, trolls, servos e escravos do Senhor do Escuro). O que ele deu foi uma assistência, planejando e dando ordens como um engenheiro & arquiteto, e colocando parte do seu poder subcriativo e vontade.
Agora quem a reconstruiu foram os Nove *, sob ordem e orientação de Sauron. Eles colocaram a torre de pé, acima dos alicerces que estavam lá.

Vale lembrar da forma como a magia é usada no Legendárium, uma maneira bem sutil e implícita. Não se vêem castelos aparecendo do nada sob o comando de alguém só por ele ser Ainu, ou transmutações instantâneas igual Fullmetal Alchemist, ou algo do tipo (só pra exemplificar).
As grandes obras feitas pelos Valar ocorreram quando se havia muito poder para ser dissipado/distribuido, foi aí que eles ergueram montanhas, abriram vales, e moldaram o mundo.


Primeiramente, o que é IMO? Faz mto tempo que li o SdA completo, e não lembro de realmente haver o Olho de Sauron no topo da torre. Pode me esclarecer?
IMO = In My Opinion.

Sobre o Olho de Sauron, há citações em alguns capítulos, como o d'A Montanha da Perdição , no RdR.
Eu sempre interpretei as passagens do Olho como sendo uma metáfora, mas ao mesmo tempo uma espécie de "miragem", e não Sauron em si... olhando através dele.


______

* se não me engano isso é falado na obra
 
Última edição:
Eu sempre acreditei que o "olho de Sauron" fosse uma forma avatar de quem ele era, como ele nao pode reunir um novo corpo, aquela foi a forma que ele deu a essencia dele, uma forma de ver e aterrorizar a todos enquanto esperava o retorno do anel e o restante do poder que faria com que ele pudesse novamente ter um corpo e existir fisicamente [literalmente falando]
 
Eu sempre acreditei que o "olho de Sauron" fosse uma forma avatar de quem ele era, como ele nao pode reunir um novo corpo, aquela foi a forma que ele deu a essencia dele, uma forma de ver e aterrorizar a todos enquanto esperava o retorno do anel e o restante do poder que faria com que ele pudesse novamente ter um corpo e existir fisicamente [literalmente falando]
Impossível, já que Tollien descreve a forma de Sauron no fim da Terceira Era como um humanoide alto, mas não gigantesco.
 
Não, não me lembro de nada. Só é dito que era gigantesca, creio.

Tolkien fez um desenho de Barad-dûr, mas infelizmente só retratrou a base dela.
Barad-dûr.jpg
 
Morgoth fala...

Impossível, já que Tollien descreve a forma de Sauron no fim da Terceira Era como um humanoide alto, mas não gigantesco.

Se não estou enganado, há também o relato do próprio Gollum, quando ele foi capturado, sobre as mãos de Sauron, indicando que ele tinha um corpo... não lembro dessa informação de "humanóide alto, mas não gigantesco"... alguma carta, provavelmente... certo Meneldur?
 
O Olho, representado por peter jackson no filme, existiu apenas na imaginação dele, porque como disse o professor, sauron tinha SIM forma fisica, mas do tamanho de um humano qualquer, nao de uma figura gigantesca. mas exatamente pelo fato dele estar muitissimo enfraquecido, e sem o Um, ele não entrou na guerra porque acredito eu, naquelas condiçoes ele morreria sem muita dificuldade, para por exemplo, aragorn ou gandalf. Resumindo, ele nao era um olho, ele tinha forma fisica, podia andar correr e lutar normalmente, mas sem nada de especial
 
Mas minha duvida entao, se ele tinha um corpo, mesmo sem querer entrar na guerra, porque ele aparece tão pouco desse jeito? nos filmes ate entendo que possa ter sido cortado por questoes praticas, mas ele tb nao tem muitas passagens nos livros do senhor dos aneis, pelo menos nao que eu me lembre [acho que vou reler tudo e ver se acho algo kkk]
 
Ele não aparecia porque ele não precisa aparecer. Ele precisava apenas comandar a guerra na segurança da fortaleza de Barad-dûr. Nas duas últimas vezes que ele resolveu tomar uma parte mais ativa na ação (no cerco a Barad-dûr e na luta com Huan) ele se deu mal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo