1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida sobre qual livro ler

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por imported_Raquel Vieira Barbosa, 29 Jun 2011.

1. Não sei bem se é aqui que posto este tipo de assunto, mas espero que seja. Tenho 3 livros na fila para ler, são eles

-Dom Quixote - Cervantes(texto integral da L&PM)
    -Admirável mundo novo - Adous Huxley
    -O Jogador - Dostoiévski

Alguém sugere por qual começar?

Raquel

2. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Cervantes e Dostoiévski são, artística e literariamente falando, mais relevantes que Huxley; apesar de Huxley ser mais recente e dar a impressão de ser mais "contemporâneo".

Iria de Cervantes. Preferência própria pelo maravilhoso Dom Quixote; preferência que o próprio Dostoiévski admitia:

"Não existe nada mais profundo e poderoso do que este livro. Representa até hoje a mais grandiosa e acabada expressão da mente humana. Se o mundo acabasse e no Além nos perguntassem: 'Então, o que você aprendeu da vida?', poderíamos simplesmente mostrar o D. Quixote e dizer: 'Esta é a minha conclusão sobre a vida. E você? O que me diz?'."

3. kika_FIL

kika_FIL Usuário

dos três só não li o Dom Quixote (shame on me). Mas recomendadíssimos tanto Admirável Mundo Novo quanto O Jogador.

Acho que vc deve ler esta sua listinha de trás pra frente (ou, do mais light ao mais complexo)

4. Calib

Calib Visitante

Jogue um dado:

1 ou 4 - Cervantes;
    2 ou 5 - Huxley;
    3 ou 6 - Dostô.

:rofl:

5. Haleth

Haleth There's no such a thing as a mere mortal

Fosse eu, começaria por Dost, depois Hux, depois Cervantes. (é, eu sou aquela que to deixando pra ler a Divina Comédia quando tiver 30 anos) ;)

6. Anica

Anica Usuário

eu iria de cervantes -> dostoiévski -> huxley, mais pela ordem cronológica da coisa mesmo.

7. -Jorge-

-Jorge- mississippi queen

[align=justify]Se for pelo tamanho, o melhor é começar pelo Dostoiévski, certo? para acabar mais rápido. Se for pela influência sobre outros, o Dom Quixote, sem dúvida.

Agora tem a questão que em uma primeira leitura os primeiros capítulos do Dom Quixote e do Admirável Mundo Novo podem ser meio pesados, muito descritivos, lentos e desinteressantes. A coisa começa a melhorar só no segundo capítulo. Então se quiser pulá-los e começar pelo capítulo 2, pode ser uma boa também.[/align]

8. Obrigado pelas sugestões! Gostei de ler vários olhares sobre a mesma lista, mas enfim vou pela maioria>>>> Dosto>>> Huxley>>>Cervantes.
    Um abraço e boa leitura para vocês! (seja lá o que estejam lendo rsrsrs)

Compartilhar