• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre Orodruin

Olá, sempre que li os livros ou assisti aos filmes nunca dei muita importância para a Montanha da Perdição. Todavia essa semana estava vendo uma matéria sobre Pompeia, e acabei pensando em Orodruin. Ele é um vulcão ativo? Tipo, obviamente sim, quando você vê nos filmes, mas lembro de assistir o prólogo no inicio da Sociedade do Anel, assim como no Livro de o Retorno do Rei que Orodruin soltava fumaças/fogo. Mas como que os hobbits entraram dentro de uma montanha que soltava lava pelo seu cume? Não estaria ele cheio? Fico principalmente confuso com os filmes, pois logo vemos Orodruin soltava fogo a torto e direito, logo vemos Elrond na forja do anel. Existe algum tipo de explicação dentro dos livros de como Sauron utilizava a montanha? mY3JA5PcMQGeEBAhPqPkVUC1TQlnEnfewRwKe3CRN4Qbp17KscomIXhEi4gxnD8Am1T1UGJuCgs6_RdbU5e3-j0QO0qr8qeh.jpg
 
Orordruin não devia entrar em erupção constantemente, ou seria impraticável manter as estradas ao redor limpas. O filme, claro, sempre mostra ele jorrando lava, mas isso é um efeito dramático.
 
Por muito tempo Sauron fora Maiar aprendiz do Vala Aulë (Vala que além do mais também é um dos nove Aratar).

Naquele tempo e depois ele sempre foi dotado de talento na especialidade de trabalhar com fogo vindo a instalar uma forja especial em Orodruin para aproveitar ao máximo o calor da montanha.

Por isso, para se ter acesso à porta da forja havia uma estrada, que à época de Frodo ficou desguarnecida devido ao fato de todos os efetivos de Mordor estarem focados em outra direção.

No site "onering" tem um esquema que se assemelha ao resultado do filme. De forma que quem alcançasse o precipício poderia lançar a jóia na lava.

http://lotr.wikia.com/wiki/Mount_Doom

A montanha havia passado a ser chamada de "Mount Doom" (Amon Amarth) após uma erupção em 3429 da S.E.. Depois ela passou longo tempo em período de menor atividade vulcânica até despertar na terceira era.

De acordo com o esquema o acesso da porta terminava sobre o lago de lava e podia ser usado desde que a atividade na montanha não se degenerasse para uma erupção.
 
Olá, sempre que li os livros ou assisti aos filmes nunca dei muita importância para a Montanha da Perdição. Todavia essa semana estava vendo uma matéria sobre Pompeia, e acabei pensando em Orodruin. Ele é um vulcão ativo? Tipo, obviamente sim, quando você vê nos filmes, mas lembro de assistir o prólogo no inicio da Sociedade do Anel, assim como no Livro de o Retorno do Rei que Orodruin soltava fumaças/fogo. Mas como que os hobbits entraram dentro de uma montanha que soltava lava pelo seu cume? Não estaria ele cheio? Fico principalmente confuso com os filmes, pois logo vemos Orodruin soltava fogo a torto e direito, logo vemos Elrond na forja do anel. Existe algum tipo de explicação dentro dos livros de como Sauron utilizava a montanha? Ver anexo 66838

O @Ragnaros. uma vez postou uma lista de poderes de Sauron na Terceira Era (todos com evidências textuais) e dentre esses poderes estava o controle (em algum aspecto) da montanha. Vou ver se acho o post dele.
** Posts duplicados combinados **
Achei. Leia esse post.

1 - Cobertor Cinéreo do Orodruin sobre boa parte da T.M no ataque a Gondor, sendo a fumaça imbuída de Medo e desespero:

O próprio ar parece estar espesso e escuro! É freqüente aqui essa escuridão, quando sopra o vento do leste?

— Não — respondeu Beregond —, isso não é natural. É algum artifício da malícia dele; algum tumulto de fumaça que ele envia da Montanha do Fogo para turvar nossos corações e nossas mentes.E realmente o efeito é esse. Gostaria que o Senhor Faramir retornasse. Ele não desanimaria. Mas, agora, quem pode saber se ele algum dia vai voltar do outro lado do Rio vindo da Escuridão?

6 - Controle do Orodruin, o vulcão e o magma:

E havia uma montanha de fogo naquela terra, que os elfos chamavam de Orodruin. Com efeito, por esse motivo, Sauron havia fixado moradia ali no passado remoto, pois usava o fogo que brotava das entranhas da terra em seus feitiços e em sua forja.
 
Pelo que li, segundo os sites lotr e Tolkien Gateway, Sauron aparece em Mordor por volta do começo do ano 1000 da segunda era (mil anos depois de terminar a Primeira Era).

Historicamente o território é descrito como sendo resíduo da devastação produzida por Morgoth e que já tinha origem vulcânica bem antes dele chegar por lá. Havendo até quem arrisque teorizar que possa ter sido resquício do mar de Helcar mas que sofrera do processo geológico convulsivo que a terra teve das lutas dos Poderes. Nesse sentido penso que já devia ter Orodruin por lá uma vez que as montanhas já estavam no local.

http://tolkiengateway.net/wiki/Mordor
http://lotr.wikia.com/wiki/Mordor
 
Sim, penso que seguindo a lógica usada no mundo de Tolkien pessoas e lugares começam a dar sinais a medida em que a situação piora sob o poder do escuro. De forma que de uma região acidentada e difícil ela pode passar a ser assombrada. Por isso a área foi, com o passar das eras, se tornando pior ao longo das eras como a própria evolução (ou degeneração) do caráter de Sauron que passou de maia dos Valar a um lord do escuro.
 
Além disso, devido o território de Mordor ser totalmente cercado por cordilheiras, isso dificultava a vinda de massas quentes e úmidas do oceano. Chovia muito nos territórios a oeste como Ithilien, Emyn Arnen e South Ithilien e quando as massas de ar conseguiam atravessar as montanhas em Mordor já tinha perdido toda a umidade.

Acho que a lógica é a mesma como acontece aqui na Cordilheira dos Andes, próxima a região do Atacama.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo