• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre origem dos nomes

marcelomuzzi

Usuário
Eu estava lendo sobre nomes em Quenya e fui olhar a origem do meu nome que é Marcelo. Pelo que eu vi no behindthename.com a origem é "mas" do latim que significa "homem". Porém no Meu Nome Élfico a tradução vem de "marte". E eu vi no behindthename.com que "marte" vem de "mas".

Então fica minha dúvida: a tradução deve ser feita da raiz mais profunda do nome ou em certo nível já podemos traduzir?

Obrigado.
 
Não é necessário aprofundar tanto. A intenção é apenas chegar ao sentido pretendido pelo povo que inventou o nome. Marcelo obviamente é relacionado a Marte, o deus da guerra romano.

Aí é que entra uma certa "liberdade poética" na criação de nomes élficos. Eu preferi fazer a tradução em meu site usando o nome para o corpo celeste, apesar de compreender que em Roma a ideia era provavelmente era homenagear o deus deles, e uma conversão melhor para a Terra-média, especialmente para os humanos, fosse *Tulkasendil ou *Tulkasendur, amigo ou servo de Tulkas, ou dar um nome com o elemento ohtar, no caso dos elfos.
 
Obrigado pela resposta.

Mas agora eu tive outras duas dúvidas: Ares ou Marte são equivalentes ao Vala Tulkas por causa de suas habilidades na luta?

E o nome tem obrigatoriamente de ser dado em função do seu significado ou pode ser uma característica?

Obrigado de novo :)
 
Obrigado pela resposta.

Mas agora eu tive outras duas dúvidas: Ares ou Marte são equivalentes ao Vala Tulkas por causa de suas habilidades na luta?
São equivalentes só se você interpretar dessa forma. Eu acho que ele é o mais belicoso entre todos e se encaixa bem no perfil, mas não é necessariamente algo que Tolkien aprovaria.

Para ser mais claro: Marte pode ser tanto o corpo celeste quanto o deus da guerra. Thor pode ser tanto o ruído que chamamos "trovão" quanto o deus do trovão nórdico. Em ambos os casos, o Vala com o estilo e temperamento mais parecido com Marte e Thor, em minha opinião, é Tulkas. Com base nessa informação, a decisão é do tradutor.

E o nome tem obrigatoriamente de ser dado em função do seu significado ou pode ser uma característica?

Não compreendi essa parte da sua questão.
 
Eu li aqui no fórum que Legolas quer dizer "folha verde" e eu estou com uma dúvida se o nome - seja de elfo ou homem - pode ser dado em função de uma característica.
 
Uma característica tipo "esse guri vai ser meio impetuoso quando crescer"? Celegorm.

Ou "esse bebê tem uma chama interna que vai mudar o mundo"? Fëanor.

Era esse o sentido da questão?
 
Elfos têm certo poder de previsão, Marcelo. Então é provável que os nomes sejam dados de acordo com futuras caracteristícas. Já no nascimento de Fëanor podia-se saber muito do que ele se tornaria =o, mas não vou contar o por que nem o quê pra não "spoilear" pra quem ainda não leu o Silmarillion
 
É, eu li o Silmarillion e entendi. Então eu suponho que seja possível criar nomes a partir das características - ou apelido no nosso caso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo