1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida sobre cena da Arwen

Tópico em 'O Senhor dos Anéis - os Filmes' iniciado por Arianne Undómiel, 10 Jun 2014.

1. Arianne Undómiel

Arianne Undómiel Aspirante a desenhista

Olá, sou novata no fórum e em todo o universo Tolkieano, então por favor, tenham paciência! :-(
    Minha dúvida é sobre a cena do filme em que Arwen vê o Aragorn com o filho e toda aquela história em que ela fica alone e a dúvida em imortalidade e mortalidade. Essa história realmente existe nos livros? E se sim, qual e onde?

Última edição: 10 Jun 2014
  2. Éomer

Éomer Well-Known Member

Não acontece. Essa cena só existe no filme. Arwen já havia feito a sua escolha pela mortalidade há muito tempo quando a história do filme se passa.

3. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Não, não existe no livro. No livro, a Arwen só aparece quando a comitiva está em Valfenda e bem no finzinho, pra casar com Aragorn. :) Mais da história dos dois você encontra nos Apêndices do Retorno do Rei.

4. Arianne Undómiel

Poxa, que pena! Daria uma bela história de amor. Obrigada por responderem pessoal. Hantalë! (:

5. Éomer

Éomer Well-Known Member

Mas já é uma bela estória de amor. E triste também, de certo modo, pelo que se lê sobre a estória de Arwen e Aragorn nos Apêndices do SDA.

6. Arianne Undómiel

Quis dizer o fato de ser pouco abordado além dos apêndices.. Eu li algumas coisas no apêndice B, mas achei um pouco raso.. o que não desmerece o romance. Eu 'shippo' bastante :amor::joy:

7. Arianne Undómiel

Aliás, poderia me dizer em que parte e qual livro Arwen faz a escolha pela mortalidade? Agradeço!

8. Éomer

Éomer Well-Known Member

A história de Arwen e Aragorn está nos Apêndices do Retorno do Rei

9. Grimnir

Grimnir Usuário

Sobre essa história da "mortalidade" de Arwen, eu recomendo a leitura desse tópico:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

10. Éomer

Éomer Well-Known Member

Na verdade Arwen se torna mortal pela escolha que é imposta a casa de Eärendil, não? Mesmo que ela não tivesse se apaixonado por Aragron e escolhido a mortalidade para viver ao lado dele ela teria que mais cedo ou mais tarde ter feito a sua escolha.

11. Grimnir

Grimnir Usuário

Fui ler os apêndices de novo, já que a sua pergunta me fez duvidar o que eu tinha escrito no tópico "Morte de Arwen". Então vamos lá:

Em seu leito de morte, Aragorn confirma que Arwen podem escolher entre a vida e a morte:

Ela diz, no entanto, que não há mais navios, de modo que não tem escolha:

Só que eu acho que essa é uma questão de interpretação: (1) Não poder ir para as Terras Imortais significa que Arwen perdeu a imortalidade (já que ela diz que não há escolha, por não ter navios) ou (2) morrer é única alternativa para Arwen, já que ela não desejaria viver eternamente na Terra-média sem Aragorn? Vale destacar que quando Aragorn levanta a possibilidade de Arwen partir para o Oeste, ele diz que lá ela poderá superar o sofrimento da perda e viver bem com as lembranças dos dois. Isso possivelmente significa que essa relação "saudável" com a morte não poderia ser possível se ela ficasse na Terra-média.

Por esse motivo eu fico com a interpretação (2), ou seja, Arwen deseja morrer pq não pode nem viver sem Aragorn entre os mortais e nem ter suas lembranças felizes entre os imortais. Entendo que essa interpretação é reforçadas pelo resto do texto dos apêndices:

E então ela escolheu morrer.

• Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  12. Kimberly Raabe

Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

Oque isso significa?

13. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Bem, o Senhor dos Anéis é pra ser uma tradução do Livro Vermelho, escrito por Hobbits. Esse trecho significa que a informação (a história de Aragorn e Arwen) veio do sul, de Gondor.

• Gostei! Gostei! x 3
  14. Arianne Undómiel

Válido! Amei a interpretação, só me fez amar ainda mais a história dos dois, Tolkien é realmente um gênio. Obrigada pelas informações, pessoal. :joinha:

Última edição: 15 Jun 2014
  15. Mireille

Mireille One ring to rule them all

Quer dizer então que a escolha da mortalidade ou não de Arwen (que é uma obrigação, por ser da linhagem de Eärendil) só é feita após a morte de Aragorn?

Assim, faz mais sentido ela ter escolhido a mortalidade antes/durante o seu casamento, daí seus filhos seriam "Homens Mortais" comuns e não teriam escolha (semelhante a Elros e seus descendentes).

16. Arianne Undómiel

Acho que ele quis dizer que ela escolheu antes/durante mesmo, já que ele cita que ela apenas diz a Aragorn que não há mais navios.

17. Mireille

Ah, beleza. :mrpurple:

18. Belle Vox

Belle Vox Thranduil Oropherion: Badass !!

Acho que foi escolha dela mesmo, porque Legolas se virou pra ir embora. Se ela quisesse, poderia ir com ele. Mas ainda acho confuso isso, não acredito muito que Círdan já tivesse ido.

19. Mireille

Ela pode ter escolhido o momento de morrer mesmo, mas pelo que eu me lembre ela não poderia ir à Valinor, pois não é permitido aos mortais chegarem lá. Bilbo e Frodo foram exceções (e possivelmente Gimli).

20. Éomer

Éomer Well-Known Member

Nenhum dos três deve ter ido a Valinor, pois ela era vedada aos mortais. Certamente Bilbo e Frodo foram para Casadelfos, onde devem ter permanecido até a sua morte.

Compartilhar