1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida sobre Anãs e Entesposas

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por grond o ferreiro, 1 Nov 2004.

1. grond o ferreiro

grond o ferreiro Usuário

eu não li todos os livros sobre a terra média , então eu pergunto: alguma mulher anã ou entesposa foi citada?

2. Mith

Mith This server is too busy!

Essas duas são pouco citadas nos livros.
    As Anãs e Entesposas existiram sim. Essa última parecem que foram para jardins distantes pois Saruman (acho) mandou que calcificassem o solo. Alguém poderia responder essa pergunta melhor que eu. :|

3. É dito que existem anãs...disso sabemos...mas não lembro de ter sido citado alguma especificamente!!!

Em relação a Enteposas...acredito que no capitulo de AdT onde Merrin e Pippin conversam com Barbarvore, o mesmo deve falar sobre as mesmas...

ate mais...

4. Décimo

Décimo The Swanson Code

Existe apenas uma referência a uma mulher anã: Dís, filha de Thráin II, e mãe de Fíli e Kíli (dois dos companheiros de Bilbo em O Hobbit), nascida em 2760 da 3ª Era. Mais nada é dito sobre ela.

Isto acontecia, em parte porque as mulheres anãs eram poucas, e depois porque os anões, tanto receosos de que lhes acontecesse algo como orgulhosos e não querendo que elas fossem vistas, tentavam esconder tanto o seu paradeiro como mesmo a sua existência.

Quanto às Entesposas, nenhuma é realmente referida, e não se sabe do seu paradeiro... O seu destino foi porvávelmente o mesmo dos Ents: começaram a escassear, e no fim desapareceram.

5. Aldamar

Aldamar Creating a shining future...

Fimbrethil era uma entezela, agora fica a pergunta entezela é o mesmo que entesposa?

Eu acho que sim, pois o Barbárvore tem uma quedinha por ela, e eles só gostavam das entesposas...

6. Pandatur

Pandatur Usuário

Não me lembro do termo "Entezela", mas de qualquer forma é sim. Seria uma Entesposa mais nova e tal.

7. Aldamar

É, então essa é a única Entesposa mencionada em material publicado.

8. *|*Arathorn*|*

*|*Arathorn*|* Usuário

No capítulo "Barbávore", o msm cita uma canção élfica, q só fala sobre as entesposas, q fala sobre a visão d um Ent e uma Entesposa em relação às estações do ano ( me corrijam se estiver errado ). No msm cap, o Barbávore q os ents foram um dia para a terra das entesposas ( e das entezelas ) e encontraram td queimado, destruído, arrancado. A guerra passara ali, destruindo td. E conseqüentemente, destruindo as entesposas. É mais ou menos essa a história q o Barbávore conta, em ADT! Agora, sobre as anãs eu ñ sei nd...

9. Guga_theOld

Guga_theOld Excluído a pedido

Re: duvida

As atesposa foi citada sim, tem um artigo na Valinor que pode te explicar melhor:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
    Quanto as anãs, eu não achei nada. :(

10. Luz

Luz So what?!?!

Eu não sei se é assim nos livros, mas no filme o Gimli fala das anãs, né?! Diz que elas existem, porém são facilmente confundidas com os anões pelas semelhanças físicas (acho que ele fala de barba, não me lembro).

E no filme Barbárvore também fala sobre as entesposas. Conta a Merry e Pipin que já nem se lembra delas, pois sumiram há tempos devido às guerras.

11. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

É citada sim ! FInbrethil, a namorada de Fangorn.

12. Nica Tinúviel

Nica Tinúviel Usuário

Tolkien falou sobre isso no O Hobbit, disse que existem mulheres anãs (Dis, irmã de Thorin foi citada), mas quando vistas de longe não da pra distinguir de um anão...

13. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Caramba! O cara desenterrou, meio que do nada, um tópico que morreu há exatos 3 anos e 25 dias! O.O

Mas respondendo (pra não parecer chato): as entesposas existiram sim, mas sumiram há muito tempo, indo pra longe, talvez para leste do Anduim e além. Merry e Pippin, se não me engano, dão um pouco de esperança a Barbarvore ao dizer contar a ele sobre o Salgueiro-homem. Se existem outros ents pro lado de lá das montanhas, então é provável que as entesposas tenho vagado por ali também.

Quanto as anãs, elas eram muito parecidas com os anões, por isso não se podia distinguir a primeira vista. É dito por aí que elas tinham barba, assim como os anões e eram bem poucas.

14. camila*

camila* Usuário

Melhor desenterrar que fazer um monte de tópico igual! :D (Eu também dei uma de coveira e ressuscitei um tópico muito antigo)
    Sim,comentam no SdA, sobre as entesposas que vão pra outro lugar por causa de Saruman e sobre não ter como perceber as diferenças entre anãs e anões.

15. Re: duvida

Concordo com a Camila. E legal também é um usuário voltar a postar nesta área do Fórum depois de quase 3 anos. :joy:

Sobre a dúvida, estou vendo se acho algo no Silmarillion sobre anãs (entesposas não há, aliás nem ents há), por enquanto não achei nada. Volto aqui se achar algo.

16. Luz

Luz So what?!?!

Nossa, eu nunca olho as datas dos tópicos!! :lol:
    Mas também acho interessante desenterrá-los.. porque assim os novatos (como eu!!) ficam mais inteirados das discussões!!

Olórin, acho que no Silma não tem nada mesmo, viu?! :think:
    Imagino que seja no SdA só.. e talvez nO Hobbit (não os li ainda)..

17. camila*

camila* Usuário

Eu acredito que não tenha nada das anãs no Silma.

(Postamos ao mesmo tempo, Luz :)

18. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Olórin, no Silma é citado sim os Ents, sua criação e uma batalha entre Ents e Anões.

Mas, anãs não ha nenhuma mesmo....

Mas, alguém ainda tem aquela ideia boba de que anões eram todos machos? Não né? (assim espero)

E Outra coisa Olo: Desenjoou de discutir sobre Tolkien XD?

19. camila*

camila* Usuário

Depois das orcs fêmeas, acho que as anãs nem devem ser tão estranhas. (Existe mulher com barba, pô, minha vó tem bigodinho:))

20. Aldamar

Nossa! Desenterraram esse tópico do tempo que eu era novo... ahuahuahua

Mas é... anãs, orcas e essas coisas, apesar de serem bem estranhas, existiam sim.

Compartilhar