1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida sobre a questão do uso do R retroflexo

Tópico em 'Tengwar & Outros Alfabetos Tolkienianos' iniciado por Deriel, 9 Out 2003.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Acreditem ou não, esta é uma mensagem muito importante, originada da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , que eu reproduzo aqui com finalidade informativa, pois têm implicações no MTP.

     
  2. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Certo. Então se eu quiser escrever "porque" que sotaque carioca, eu não deveria usar o rómen? Ao invés de aproveitar a escrita fonética e passar até um sotaque, eu deveria seguir o old-school? :o?:



    Bah. Nota mental: brigar com o sêo Ronald na próxima vez que o vir :lol:
     
  3. TheThality

    TheThality Usuário

    Wow...
    falando de R uheehehheh vcs podem me falar qual o Tengwa usado pra SS?
     
  4. Alassë

    Alassë Pasteleira



    Nhá... o que o R teria a ver com SS???
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    De qualquer forma, respondendo: "SS", supondo que você fale de palavras em português, deve ser escrito com Silme (ou Silme Nuquerna, no caso de ter um tehta sobre ele), já que corresponde ao mesmo som do S sozinho (em sapato, por exemplo). Não esquecendo que a escrita em Tengwar transcreve os sons apenas e não cada letra sozinha. O S "com som de Z" deve ser escrito com Esse (ou Esse Nuquerna, no mesmo caso já citado), da mesma forma que o próprio Z.

    Ajudou?

    Detalhe que faz quase um ano que essa dúvida foi postada...
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  5. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Hum, acredito que não... mas agora vc tb me deixou uma dúvida. :think:
     
  6. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    e só queria saber o que levaria uma pessoa a escrever o porque com sotaque :eh:
     
  7. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    A questão não é bem essa... é que "porque" normalmente é escrito com óre. Aí me embolei pensando, agora, com esta questão da retroflexidade, que tl pronúncia seria um sotaque: "Po-r-que". O r mais aspirado é usado no MTP como rómen, e o r do "porque" é aspirado... :?

    [Nossa, Ana, fiquei com dor-de-cabeça olhando por 2 segundos seu novo avatar...:dente:]
     
  8. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Porque sotaque é relativo. Se para um paulista usar um r carioca é sotaque, assim como usar um r retroflexo, como no interior do próprio estado; para alguém do Rio de Janeiro a pronúncia do estado de São Paulo (seja capital ou interior) é que é "diferente" e portanto tem sotaque.

    Esse é o grande problema de escritas fonéticas: o que usar como "padrão".
     
  9. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Você adota como padrão o padrão, oras bolas. O carioca tem consciência do seu sotaque, e sabe qual é o 'porque' que a maioria fala. Bleh, tudo bem que tengwar é baseado em fonética, mas as vezes vocês entram em umas questões que o bom senso responde melhor do que a Lingüística :obiggraz:
     
  10. Slicer

    Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

    O bom senso me diz que se eu receber uma carta em Tengwar, do Rio de Janeiro, com "porque" escrito com rómen eu deveria considerar isso um charme a mais, ao invés de um erro de padronização.

    Não é o mesmo caso, por exemplo, que escrever "fragrante" ao descrever uma operação policial que pegou alguém em flagrante. Aí sim, é um erro.


    Tenn' enomentielva!
     
  11. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Ninguém falou sobre certo ou errado aqui ;)
     
  12. Isaias Ribeiro

    Isaias Ribeiro Usuário

    Não é verdade que na língua portuguesa há dois sons de "R" e o retroflexo é um som "alófono".Na verdade só existe um som de "R" no idioma de Camões e,este som é o "R" pronnunciado com a língua no céu da boca,como em "arara".A palavra "carro" se pronuncia "car-r-ro",com aquele som chamado vulgarmente de "r metralhadora".

    Tanto o "R" com o som de "H" do inglês como o retroflexo são dois sons tipicamente brasileiros.

    Acho que o autor do texto tem algum preconceito contra a pronúncia retroflexa do fonema "R".Deveria pesquisar e estudar mais antes de discorrer sobre esse tema,pra não escrever tolices.
     
  13. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Rapaz, eu li e o primeiro post e entendi.

    Mas é meio óbvio que não mudaria não é?
     

Compartilhar