• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida sobre a questão do uso do R retroflexo

Deriel

Administrador
Acreditem ou não, esta é uma mensagem muito importante, originada da Lista Lambendili, que eu reproduzo aqui com finalidade informativa, pois têm implicações no MTP.

Ronald Kyrmse disse:
Prezado Carlos Alberto:

Na verdade só existem dois _fonemas_ "r" em português, o "ére" de "ca_r_o" e o "érre" de "ca_rr_o". O "r" retroflexo / caipira é um alófono do primeiro, assim como o "r" aspirado / carioca é um alófono do segundo. Alófonos são meras variantes de um fonema. Para se considerar dois fonemas diferentes, é preciso que eles diferenciem palavras entre si. Assim, "caro" e "carro" usam fonemas diferentes, como "expiro" e "espirro". Pronunciar qualquer dessas palavras com "r" caipira ou carioca, respectivamente, não faz dela uma palavra diferente.

O "arda" não representava, que me conste, nenhum "r" isolado em nenhum modo de JRRT -- _talvez_ pudesse representar "rd". Em português, o "r" de "caro" deveria ser escrito com "óre" e o de "carro" com "rómen". Em inglês, o ideal seria usar "óre" para aquele "r" que pode tornar-se mudo em certos dialetos ("car", "there", "art"), e "rómen" para o que não emudece ("rat", "three", "bring").

Espero ter esclarecido como vejo o caso!

Um abraço!

--
Ronald Kyrmse
 
Certo. Então se eu quiser escrever "porque" que sotaque carioca, eu não deveria usar o rómen? Ao invés de aproveitar a escrita fonética e passar até um sotaque, eu deveria seguir o old-school? :o?:



Bah. Nota mental: brigar com o sêo Ronald na próxima vez que o vir :lol:
 
TheThality disse:
TheThality disse:
falando de R uheehehheh vcs podem me falar qual o Tengwa usado pra SS?


Nhá... o que o R teria a ver com SS???
eusa_think.gif


De qualquer forma, respondendo: "SS", supondo que você fale de palavras em português, deve ser escrito com Silme (ou Silme Nuquerna, no caso de ter um tehta sobre ele), já que corresponde ao mesmo som do S sozinho (em sapato, por exemplo). Não esquecendo que a escrita em Tengwar transcreve os sons apenas e não cada letra sozinha. O S "com som de Z" deve ser escrito com Esse (ou Esse Nuquerna, no mesmo caso já citado), da mesma forma que o próprio Z.

Ajudou?

Detalhe que faz quase um ano que essa dúvida foi postada...
icon_rolleyes.gif
 
Lord Tar-Palantir § disse:
Certo. Então se eu quiser escrever "porque" que sotaque carioca, eu não deveria usar o rómen?
Hum, acredito que não... mas agora vc tb me deixou uma dúvida. :think:
 
Ana Lovejoy disse:
e só queria saber o que levaria uma pessoa a escrever o porque com sotaque :eh:
A questão não é bem essa... é que "porque" normalmente é escrito com óre. Aí me embolei pensando, agora, com esta questão da retroflexidade, que tl pronúncia seria um sotaque: "Po-r-que". O r mais aspirado é usado no MTP como rómen, e o r do "porque" é aspirado... :?

[Nossa, Ana, fiquei com dor-de-cabeça olhando por 2 segundos seu novo avatar...:dente:]
 
Ana Lovejoy disse:
e só queria saber o que levaria uma pessoa a escrever o porque com sotaque :eh:

Porque sotaque é relativo. Se para um paulista usar um r carioca é sotaque, assim como usar um r retroflexo, como no interior do próprio estado; para alguém do Rio de Janeiro a pronúncia do estado de São Paulo (seja capital ou interior) é que é "diferente" e portanto tem sotaque.

Esse é o grande problema de escritas fonéticas: o que usar como "padrão".
 
Cildraemoth disse:
Porque sotaque é relativo. Se para um paulista usar um r carioca é sotaque, assim como usar um r retroflexo, como no interior do próprio estado; para alguém do Rio de Janeiro a pronúncia do estado de São Paulo (seja capital ou interior) é que é "diferente" e portanto tem sotaque.

Esse é o grande problema de escritas fonéticas: o que usar como "padrão".

Você adota como padrão o padrão, oras bolas. O carioca tem consciência do seu sotaque, e sabe qual é o 'porque' que a maioria fala. Bleh, tudo bem que tengwar é baseado em fonética, mas as vezes vocês entram em umas questões que o bom senso responde melhor do que a Lingüística :obiggraz:
 
O bom senso me diz que se eu receber uma carta em Tengwar, do Rio de Janeiro, com "porque" escrito com rómen eu deveria considerar isso um charme a mais, ao invés de um erro de padronização.

Não é o mesmo caso, por exemplo, que escrever "fragrante" ao descrever uma operação policial que pegou alguém em flagrante. Aí sim, é um erro.


Tenn' enomentielva!
 
Não é verdade que na língua portuguesa há dois sons de "R" e o retroflexo é um som "alófono".Na verdade só existe um som de "R" no idioma de Camões e,este som é o "R" pronnunciado com a língua no céu da boca,como em "arara".A palavra "carro" se pronuncia "car-r-ro",com aquele som chamado vulgarmente de "r metralhadora".

Tanto o "R" com o som de "H" do inglês como o retroflexo são dois sons tipicamente brasileiros.

Acho que o autor do texto tem algum preconceito contra a pronúncia retroflexa do fonema "R".Deveria pesquisar e estudar mais antes de discorrer sobre esse tema,pra não escrever tolices.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo