1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida sobre a palavra Ent

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por faoliveira, 14 Fev 2012.

  1. faoliveira

    faoliveira Hobbit Bonzinho (ou não)

    Estava eu pensando em um nome para um estúdio de desenvolvimento com um amigo, ai surgiu a palavra Ente(Ent). Contudo, agora fica a dúvida se esta palavra é registrada da Terra-Média, ou seja, só Tolkien pode usar?
     
  2. Sano

    Sano Porque né

    Se a intenção for usar a palavra Ente, acho que não há problemas, até pelo fato de ser uma palavra reconhecida e usada da língua portuguesa. Agora, se for usar a palavra Ent mesmo, aí podem surgir algumas complicações caso a palavra tenha sido registrada, e infelizmente não faço a menor ideia como se poderia saber se foi registrada ou não :(
     
  3. faoliveira

    faoliveira Hobbit Bonzinho (ou não)

    A ideia seria usar Ente mesmo, mas fico com os cabelos eriçados na dúvida se é registrado. Tipo, fazer o uso da imagem de uma árvore grande com o nome Ente poderá me trazer problemas
     
  4. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    A palavra "ente" você pode usar à vontade sem medo de ser feliz. =]
     
    Última edição: 14 Fev 2012
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. faoliveira

    faoliveira Hobbit Bonzinho (ou não)

    Opa :) Até associando ela a uma árvore gigante? Valeu por tirar a dúvida :obiggraz:
     
  6. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Entendo o receio, mas seria muito difícil enquadrar o uso de uma palavra da própria língua portuguesa como plágio, por mais parecida que ela seja com uma criação já registrada.
     
  7. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Não tem problema com Ent, nos Apêndices é dito que essa é uma palavra de origem anglo-saxã, é como os rohirrim chamam os Onodrim. Não foi Tolkien que inventou, talvez tenha inventado, talvez não fosse uma palavra de uso difundido, tal qual biologos, é uma palavra grega, mas moderna, os gregos antigos não a usaram.
     
    Última edição: 14 Fev 2012
  8. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Ele pode não ter inventado a palavra, mas foi ele quem a associou aos personagens da criação dele. Criar um estúdio com o nome "Ent" e uma árvore gigante como símbolo poderia, talvez, criar problemas. O mesmo não aconteceria com "ente", que é uma palavra de uso corrente.
     

Compartilhar