• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida : Sendas dos Mortos

É uma teoria ainda muito capenga... Se eu tivesse tempo para pensar com mais cuidado sobre ela talvez desse um bom ensaio.
 
Não digo de se tornar imortal, mas tal pessoa poderia em termos, duplicar seu poder para um outro objeto, passando assim a ocupar tanto fisicamente como outra esfera do espaço.
Sua teoria é interessante, mas para alguem fazer isso teria que ter muito poder e conhecimento, no mínimo!
 
Eu simplesmente acho q os aneis aumentaram o poder dos fea dos nazgul, mas os corpos não aguentaram e se esvairam, mas como os fea eram poderosos eles podiam segurar almas e talz, eles eram encarnados, só q sem corpos
 
A teoria do Olwë tem alguns outros problemas além desse. Especialmente que os Nazgûl não usavam os seus anéis. Isso já foi discutido por aqui: eles entregaram os anéis para Sauron, e era ele que guardava os Nove. E também que não há nada que diga que esse poder de transferência não fosse apenas dos Drúedain.

E tem uma outra coisa também, que eu neglicenciei no meu post anterior: a questão do reino das Sombras. Frodo era capaz de ver os Nazgûl em todo o esplendor de seus hröar quando usava o Um e passava a enxergar este mundo.

Mas ainda resta um problema, que era o fato de que mesmo assim alguma coisa dos hröar deles permanecia no mundo real. Eles eram capazes de vestir-se, usar armas e adornos como por exemplo a coroa que o Rei-bruxo usava.

A dúvida do Riff pode ser resolvida do seguinte modo: os Anéis foram projetados para serem usados por elfos, não por mortais. O sumiço do corpo a longo prazo no mundo real era o efeito deles sobre os mortais, Gandalf explica isso o Frodo no Capítulo 2 do SdA.
 
Fiquei em dúvida de perguntar isso wm filme ou por aqui. Mas como tem que ter lido o livro para poder discutir, vai por aqui mesmo.
No DVD de ADT , no preview de RDR, ao falarem da Senda do Mortos, o pessoal diz que é um teste para Aragorn, q realmente confirmaria q ele era o herdeiro de Elendil. E num é q eu achei esta interpretação interessante! e então, só Aragorn teria realmente o poder de convocar os perjuros? realmente podemos consierar um teste para ele? Por favor, se alguém sabe mais alguma coisa do filme não escreva por aqui, pois eu não quero saber, ou então avise SPOILER, e além do mais estamos no obras :mrgreen: .
 
Teste não, ele sabia q era o herdeiro, eu vejo como uma obrigação a cumprir, q era cumprir o juramento de Isildur
 
Sim, é verdade que só Aragorn poderia ter convocado os mortos em Erech. Agora, no livro não aparece essa idéia de que a convocação era um teste para ele, até porque no livro todo mundo que está lá para ver a convocação sabe que ele é mesmo o Herdeiro de Isildur e o rei de Arnor e Gondor por direito. Uma ação que tem mais essa caráter de teste para o Aragorn é a cura das pessoas doentes do Sopro Negro nas Casas de Cura e de outros na cidade (final do cap. 8 RdR).
 
Mas eu acho q ao convocar os mortos, e a notícia se espalhar, todos realmente tiveram a cxerteza q ele era o herdeiro de do trono, e acho q até os compaheiros dele se admiraram com este ato, pois não é Gimli q diz'estupefato: "até os mortos o seguem.."?
 
Pode ser, Lórien. Mas como eu disse, ninguém ali duvidava de que ele fosse o Rei. Convocar os mortos foi mesmo uma coisa espantosa, só não sei se podemos considerar que foi um teste. O livro não mostra esse ato como um teste para o Aragorn.

Só se fosse uma maneira dele se autenticar como Heirdeiro de Isildur durante o trajeto até Pelargir (o povo ia vendo que ele comandava os fantasmas e aí acreditava nele). Mas mesmo assim, a idéia não me agrada... :|
 
Mas Swan, imagine, dois mil e tantos anos depois aparece um guardião dizendo q é o Herdeiro de Elendil, os únicos q podem confirmar isto são os elfos e Gandalf, nos quais os homens não tinham muita confiança, acho q a Senda serviu para mostra a todos q ele realmente era o herdeiro, nas casas de cura tb, como vc bem falou.
 
nas casas de cura foi mais confirmador pq todos acreditvam no velho ditado de que as mãos do rei curam, os homens não acreditavam ou não sabiam das sendas dos mortos, e como já foi dito, era assustador, não "bonito" de se olhar o herdeiro de Elendil passar com seu exercito de esqueletos.
 
não "bonito" de se olhar o herdeiro de Elendil passar com seu exercito de esqueletos.

Eu não acho q o medo causado pelos mortos estava no fato de eles serem esqueletos (não há nenhuma afirmação disso) e sim por causa do terror q eles emanavam :roll:
 
Acho que as duas coisas são interdependentes. Uma tropa de mortos vivos vindo na sua direção impressiona... Mas sem dúvida a colaboração do fator "terror" deve ser considerada.
 
Po, mas pelo q eu entendi do livro eles não eram "mortos vivos" como dos games e rpgs, e sim pessoas normais (exceto pelo fato de estarem mortas) mas com um ar de morte, bah, eu não consigo definir bem :P
 
As casas de cura eu até acredito que tenha ajudado como confirmação porque isso tá no livro, vejam a última página do capítulo 8 do RdR, lá deve dizer alguma coisa a respeito. Mas no caso das Sendas, Lórien, tanto em Erech quando no chamado que o Aragorn fez dentro da montanha, quem viu aquilo já sabia que o Aragorn era mesmo o Herdeiro de Isildur.

Falaram aí no terror, que atrapalharia a confirmação de que Aragorn era o Herdeiro de Isildur. Eu continuo não gostando da idéia de autenticação do Aragorn através da passagem pelas Sendas, mas mesmo assim existem elementos a favor desta idéia e eu vou defendê-la (até eu saber direito o que é que tem de errado com ela). O lorde de Lamedon, se eu não me engano, foi o único cara em uma determinada localidade que não deu no pé com a chegada da companhia do Aragorn. Mas esse "único cara" era um lorde. Não se tratava de convencer massas de pessoas, apenas os lordes era suficiente, se o povo fosse leal a eles.

O que exatamente os mortos das Sendas eram eu não sei. Mas que eles causavam um terror quase que de ensandecer é inegável. Era uma coisa que a maioria dos homens não conseguia controlar, aquele terror insano. E mesmo assim, como eu lembrei, havia gente que conseguia superar aquilo.

Edit: tá, acho que o que eu não gosto na idéia da autenticação é que esse não era o objetivo da viagem. A viagem de Erech até Minas Tirith foi empreendida para salvar a cidade, não para mostrar quem era de fato Aragorn. E não aparece no livro esse elemento de autenticação na viagem. Talvez tenha esxistido, mas o livro nunca coloca isso. A reação das pessoas era mais de espanto pelo poder do Aragorn de controlar os mortos, do que de admiração pela identidade dele estar sendo confirmada.
 
Mas no caso das Sendas, Lórien, tanto em Erech quando no chamado que o Aragorn fez dentro da montanha, quem viu aquilo já sabia que o Aragorn era mesmo o Herdeiro de Isildur.

Realmente já sabiam, pois o verdadeiro sinal que Aragorn era mesmo o Rei foi a Andúril, a espada de Elendil que foi reforjada, como diziam as lendas. :wink:
 
"-Assim falou Malbeth, o Vidente, nos dias de Arvedui, o último rei de Fornost - disse Aragorn:

Sobre a terra se estende uma maldição sombra terrível,
Lançando sobre o oeste longas asas de trevas.
A Torre treme; das tumbas de reis
a sina se aproxima. Os Mortos despertam;
chegada é a hora dos que foram perjuros:
junto à Pedra de Erech de pé ficarão
para ouvir a corneta ecoar nas colinas.
De quem será a corneta? quem irá chamar
da dúbia meia-luz o olvidado povo?
O herdeiro daquele a quem foi feita a jura.
Do norte ele virá ,ovido pela sorte.
Seguirá pela Porta para as Sendas dos Mortos."


A citação não era necessária, mas eu me arrepiei quando li de novo, e se não ia ajudar muito, atrapalhar não vai.

O Aragorn passa por uma sérias de mudanças durante a história, e isso é legal. Ele, depois que a Comitiva sai de Valfenda, já não é o "Passolargo", é "Aragorn". E depois de Moria (ou de Lórien), o peso da liderança, os efeitos da "morte" do Gandalf, e o peso crescente da responsabilidade de guiar os Homens para uma vitória como Herdeiro fizeram com que ele se tornasse mais e mais sombrio e imponente. Ele estava passando por um conflito e uma sensação de "crescimento" que não devem ter sido fáceis, mas foram necessários e essenciais.

Olhar no Palantír e se revelar a Sauron foi, provavelmente o maior exemplo. Mas assumir e se comportar como Rei em Erech foi, muito mais do que reconhecer e se apresentar novamente; eu acho que fazia parte desse "crescimento" dele, uma maturidade enquanto herdeiro, e que se refletiu na sua majestade e nas responsabilidades que ele assumia para si.

E os, para mim, sempre foram fantasmas. Não mortos-vivos do tipo "esqueleto" ou "zumbi". Eram os espíritos dos homens que foram amaldiçoados no final da SE, que ainda estavam ali esperando para cumprir seu Juramento.
 
Eu concordo com vc Maglor, pra mim eles eram algo como espectros, mas diferentes dos nazgul, algo mais 'fantasma' mesmo...

Sei lá, é impossível definir (inclusive, quero ver como vai ficar no filme)...

Quanto ao pavor que eles passavam aos homens, bom, aposto que se vcs verem um fantasma tb vão sair correndo no desespero... :lol:
 
Maglor disse:
"-Assim falou Malbeth, o Vidente, nos dias de Arvedui, o último rei de Fornost - disse Aragorn:

Sobre a terra se estende uma maldição sombra terrível,
Lançando sobre o oeste longas asas de trevas.
A Torre treme; das tumbas de reis
a sina se aproxima. Os Mortos despertam;
chegada é a hora dos que foram perjuros:
junto à Pedra de Erech de pé ficarão
para ouvir a corneta ecoar nas colinas.
De quem será a corneta? quem irá chamar
da dúbia meia-luz o olvidado povo?
O herdeiro daquele a quem foi feita a jura.
Do norte ele virá ,ovido pela sorte.
Seguirá pela Porta para as Sendas dos Mortos."


A citação não era necessária, mas eu me arrepiei quando li de novo, e se não ia ajudar muito, atrapalhar não vai.

O Aragorn passa por uma sérias de mudanças durante a história, e isso é legal. Ele, depois que a Comitiva sai de Valfenda, já não é o "Passolargo", é "Aragorn". E depois de Moria (ou de Lórien), o peso da liderança, os efeitos da "morte" do Gandalf, e o peso crescente da responsabilidade de guiar os Homens para uma vitória como Herdeiro fizeram com que ele se tornasse mais e mais sombrio e imponente. Ele estava passando por um conflito e uma sensação de "crescimento" que não devem ter sido fáceis, mas foram necessários e essenciais.

Olhar no Palantír e se revelar a Sauron foi, provavelmente o maior exemplo. Mas assumir e se comportar como Rei em Erech foi, muito mais do que reconhecer e se apresentar novamente; eu acho que fazia parte desse "crescimento" dele, uma maturidade enquanto herdeiro, e que se refletiu na sua majestade e nas responsabilidades que ele assumia para si.

E os, para mim, sempre foram fantasmas. Não mortos-vivos do tipo "esqueleto" ou "zumbi". Eram os espíritos dos homens que foram amaldiçoados no final da SE, que ainda estavam ali esperando para cumprir seu Juramento.

:clap: MARAVILHOSO ESTE POST MAGLOR. Para mim a Senda dos Mortos é o grande momento de Aragorn em RDR.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo