1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida - Relógio na Terra-média???

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por MaxDirty, 22 Jan 2004.

  1. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    quando Tolkien escreveu no Hobbit assim:
    "-Se tivesse tirado o pó consolo da lareira, teria encontrado isto bem debaixo do relogio - disse Gandalf, entregando a Bilbo um bilhete (obviamente escrito em seu próprio papel de anotações).
    cap. Carneiro Assado/pag. 28 O Hobbit

    q "relógio" é esse no qual Gandalf se referiu???
    tinha relogios mecanicos nessa era???
    ou Tolkien teve um pequeno (e perdoavel por motivos de descrição) deslize????
     
  2. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Esse pequenos " deslizes " do Tolkien em relação ao Hobbit são explicáveis, pois O Hobbit era um livro infantil e portanto, não é um material realmente pra se levar a sério em termos de estudos sobre a Terra Média.
    Muitos outros " deslizes " do Tolkien no Hobbit em relação a Terra Média já foram discutidos aqui no fórum.
    Mas como eu já disse, O Hobbit é um livro infantil e Tolkien não pensava que aquilo teria tamanho sucesso a ponto de ser o que é até hoje.
     
  3. Magangster®

    Magangster® Usuário

    Acho que poderia muito bem ser uma ampulheta que foi chamada de relógio para facilitar o entendimento do leitor. :mrgreen:
     
  4. DW

    DW Usuário

    ahh.. mais o q impedia de existir um relógio na terra média..
    ñ é uma tecnologia tao avancada assim...
    mais mesmo c for.. é um deslize perdoavel...
     
  5. Nerwen

    Nerwen Usuário

    Com certeza existia algum instrumento para a medição do tempo... Durante a trilogia, são citadas horas exatas, como quando Frodo acorda em Imladris, Gandalf lhe fala: ...24 de Outubro e 10:00 horas... também quando Sam e Frodo estão em Mordor e perdem a noção do tempo, Sam diz que no Condado deveriam ser umas 3:00 horas...

    No hobbit, no último desenho que mostra Bilbo no Bolsão, reparem, há um belo relógio na lareira.

    Pode ser que os elfos ou anões tenham desenvolvido alguma técnica para medir o tempo, como um relógio de sol, ou alguma outra coisa.
     
  6. Níniel

    Níniel let's put a smile on that face

    também acho que sim. Ou então pode ser ainda um daqueles relógios de bolso que antigamnete se usavam, ou de corda!!! N é precisa assim tanta tecnologia!!! 8-)
     
  7. Unedë

    Unedë Usuário

    gente, as vezes ateh um relogio de sol.. naum acho q foi um deslise taum grande, acho q seja uma ampulheta... q foi apenas chamada de relogio
     
  8. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Eu também acho que seja um relógio de sol... Eu já havia reparado nesses tais "deslizes", mas não achei nada de diferente.. Na mesma hora que li já imaginei que fosse relógio de sol, uma coisa muuuuuito antiga na sociedade real, que provavelmente também já teria sido inventada na Terra Média também.
     
  9. pelego

    pelego Usuário

    Eu tb não considero um "grande" deslize.. na minha opinião esse era um relógio de corda, e se nao for, certamente é um de sol.. que são artefatos criados a mtos anos atrás...
     
  10. Unedë

    Unedë Usuário

    ei! naum descartaremos a ampulheta! XD~~ tbm eh provavel...
     
  11. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Eu também já tinha pensado nisso, mas nunca cheguei a achar que fosse um deslize do Professor. Mas pensem bem, eles tinham que ter algo para medir o tempo, se haviam calendários e contagens de anos teria que haver algo para contar o tempo. No inicio talvez usassem um relógio de sol, talvez, mas com o desenvolvimento surgiu o relógio de corda que é o que eles usam.

    Só que então eu fiquei com uma pequena dúvida, na época em que o Sol e a Lua ainda não estavam no céu, como os sindar de Beleriand faziam? Aparentemente eles sabiam a hora de almoçar ou jantar, para isso seria necessário algo para contar o tempo mas aí não podia ser relógio de sol é claro( :roll: ). Como será que faziam?
     
  12. Unedë

    Unedë Usuário

    poderia ser o estomago.... :roll:
     
  13. Finarfin

    Finarfin Usuário

    é possivel contar o tempo atravez das estrelas.....

    Sobre o relógio na toca de Bilbo, naum poderia ser de sol... relógios de sol tem que ficar ao ar livrem aonde bata sol, e naum podem sem transportados toda hora, dá um certo trabalho para por na posição correta....
    Tolkien era muito detalhista, se fosse uma ampulheta, ele diria ampulheta e naum relógio.... e sendo ele muito detalhista, naum iria deixar passar um erro desse... era um relógio de corda mesmo... aqueles de pendulo... no livro O Hobbit da para ver os desenhos que Tolkien fez.....
     
  14. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Como? Naquela época a contagem do tempo era diferente do metodo q usavam na terceira era.
     
  15. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Naum disse que eram iguais... só disse que contavam o tempo pelas estrelas..... naum eram iguais mesmo, tanto que os anos das estrelas eram diferente dos anos do sol.....
     
  16. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    perai, perai
    como pode ter um relogio de sol em cima da lareira dentro da toca???
    complicado hein
    eu ainda acho q foi um deslize do Mestre pensando q o livro ñ iria fazer susseso com o publico mais velho
    e meus amigos, com certeza ñ era um relogio mecanico
    o mais antigo q eu jah ouvi falar foi no sec. XV
    ñ na era medieval q o Tolkien quis descrever
    uma outra hipotese é a da "suprema inteligencia" elfica ter criado com uso de magia ou coisa parecida...
     
  17. Nerwen

    Nerwen Usuário

    Alguém poderia confirmar? No capítulo de Minas Tirith, se não me engano, há uma torre que avisa as horas através de badaladas... isso é o Pippin que repara.

    Os anões poderiam muito bem ter inventado o relógio. Eles são habilidosos com mecanismos, passam muito tempo sob a terra, sem luz do sol, lua ou estrelas... Como eles não perdiam a noção do tempo?
     
  18. Finarfin

    Finarfin Usuário

    Se existiam Palantiri porque naum existiriam relógios na Terra-média??? Naum se esqueça qua a obra de Tolkien é FANTASIA, ou seja, naum tem que seguir a realidade, e naum segue, então naum há problemas em existirem relógios lá...
     
  19. relógio certo não existia mais se contava o tempo e as horas do dia pela posição do sol e com a forma que ia anoitecendo!
     
  20. É claro que existiam relógios naquela época, podiam ser até mecânicos, visto que existiam moinhos, para existirem moinhos precisam de rodas dentadas..... e mesmo se não existissem existem muitos outros relógios não-mecânicos, de sol, de lua, ampulheta, de água (um jarro de barro com um furinho no fundo) etc... mas eu acredito mais ne ideia de que existiam antigos relogios de pêndulo ou desses que ficam em cima da lareira.....
     

Compartilhar