• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida: qual elfo + velho da TM, à epoca da Guerra do anel?

como ja disseram milhares d vezes, Cirdan tem pai e mae :lol:

Ele eh o elfo + importante dos sindar remanescentes, mas como disseram ai, nao da pra dizer q eh o + velho

2 duvidas:
-Proview, donde vc tirou q o Cirdan tem barba?
-Donde vcs viram essa parada d os primeiros elfos nao terem controle sobre o corpo?
 
Proview, donde vc tirou q o Cirdan tem barba?
No próprio SdA, Cap. Protos Cinzentos, Retorno do Rei:
"Quando chegaram aos portões, Cirdan, o Armador, aproximou-se para comprimenta-los. Era muito alto e tinha uma barba muito comprida, os cabelos grisalhos e um rosto velho (...)"
-Donde vcs viram essa parada d os primeiros elfos nao terem controle sobre o corpo?
Leis e Costumes dos Eldar, HoME X:
"Esta destruição do hröa, causando a morte ou o desalojamento do fëa, foi logo experimentada pelos imortais eldar, quando despertaram no escurecido e desfigurado reino de Arda. Realmente, nos seus primeiros dias, a morte vinha mais facilmente, pois seus corpos eram então pouco diferentes dos corpos dos homens, e o domínio de seus espíritos sobre seus corpos menos completo."
Para texto completo: http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=65&page_num=3&o=1
 
http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=69&page_num=2&o=1

Nesse texto é mostrado o despertar, os três embaixadores NÃO foram os três que acordaram, provavelmente são filhos ou mesmo netos destes, pois ainda representavam importância para seu povo:

Imin ----------> Vanyar --------> Ingwë
Tata ----------> Noldor ---------> Finwë
Enel ----------> Teleri ----------> Elwë

Os últimos provavelmente eram príncipes de respeito entre seus respectivos povos.
 
Muito bom esse texto recomendo que leiam,mas no texto não fala que os 3 embaixadores eram filhos ou netos(a única coisa que pode-se abstrair é que descendiam dos que eram filhos de Eru).
 
Claro, eu apenas supûs que seriam descendentes importantes, logo deriavariam dos três iniciais, mas quanto tempo se passou desde o despertar até a chegada dos Valar eu não lembro, então pode ter sido algo mais curto do que a gente pensa, visto que os elfos não morrem de velhice, embora a citação dada pelo Proview dê um pouco a entender que eles viviam pouco, mas suponho que o bastante para gerar descendentes, será?
 
ah, então acho que entendi o texto errado quando li. me pareceu que eles foram os primeiros mesmo, que eles acordaram as primeiras elfas e juntaram o primeiro grupo e tal. o_O deixei alguma coisa escapar. vou ler de novo. x.x
 
Acho q sim o bastante para gerar muitos descendentes mas porém os Elfos demoram um "pouco" para gerar descendentes e não deveria ser diferente àquela época.
Considerando que eles já "surgiram" adultos e até casados, não vejo porque no caso dos elfos não-nascidos eles demorariam tanto para gerar descendentes...
 
No texto fala que eles nasceram mas só quando se tornaram adultos é que acordaram,então não dá pra presumir em quanto tempo se tornaram adultos e logo tb não dá pra saber em quanto tempo geraram outros descendentes.
 
"Enquanto seus primeiros corpos estavam sendo feitos da "carne de Arda", os quendi dormiam "no seio da terra", debaixo do verde gramado, e despertaram quando tornaram-se adultos"
Ou seja, antes de chegarem a fase adulta eles ainda estavam no "seio da terra".
Não digo que eles geraram descendentes pouco depois, mas apenas q não devem ter demorado muito. Mas aí é questão de opinião;
 
Exatamente,mas essa interpretação sua é interessante,pois ela leva em conta que eles não tinham controle sobre si e morriam logo,então ela talvez esteja mais perto da verdade.
 
Eu não entendi essa questão de não ter controle sobre o corpo, seria o caso do fëa não conseguir se adaptar ao hröa e "fugir" do corpo?

Engraçado, pois se minha suposição estiver certa poderia certificar como o fëa de alguns elfos "descarnavam" quando sofriam algum tipo de trauma ou tristeza muito grande, o grau de controle sobre o corpo estaria tão evoluído a ponto de poder simplesmente abandonar o corpo, seria isso?
 
Quem falou isso foi o Fingolfin.Mas é exatamente o contrário do que vc falou, Aldamar,eles NÃO tinham controle do poder de seu fëa no seu hröa por isso desencarnavam cedo,entendeu?
 
É como o Bard disse...
Há uam interação entre Fëa e corpo. O fëa dos elfos eram presos a Arda e por isso tem uma interação (um controle por parte do fëa) com o hröa, possibilitando ao elfo não ter doenças e não envelhecerem fisiamente.
O fëa humano tem o destino fora de Arda, então ele sempre deseja mais, isso faz com que a interação fëa-hröa seja baixa, por isso os humanos são mais fracos, suceptíveis a doença e vivem pouco.
No caso dos 1º elfos não havia interação muito boa justamente pq seus fëar não estavam habituados ao seus hröar.
 
Ahhhh tah bom, mas tipo quando o fëa se cansava ele podia abandonar o corpo por vontade própria? tipo, deitar e morrer?

Mas os elfos evoluíram no controle do hröa, não é mesmo? no início eles não controlavam, mas depois começaram e controlar até chegar no estado perfeito, seria isso?
 
Quando um fëa se cansava (ou ficava muito triste) ele perdia o vínculo com o hröa, por fraqueza (não que o fëa fosse fraco, mas ele estava fraco), manter a ligação se tornava um peso. Então eles deitavam e morriam.

E sim, alcançando o cume em Aman os elfos passaram a ter um controle bem maior sob seu hröa, não digo perfeito, mas muito grande.
 
Estranho esse negócio de controle sobre o corpo,parece coisa do Oriente,é bem interessante.Mas é como o Proview falou msm se o elfo ficasse mto triste a ligação entre corpo e alma se perdiam.
 
forade tópico: o texto diz que " coisas verdes que brotavam e o sol de verão eram seu deleite", como assim "Sol"? já existia sol? Oo
 
Celeborn, note que esse parágrafo está se referindo a todos os quendi, de eras posteriores também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo