• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida: Por que Gollum?

Tenho uma dúvida: Antes, o hobbit que o matou o primo Deágol, para ficar com o Anel Um, era chamado de Smeágol. Por que depois que ficou com o Anel, ele passou a ser chamado de "Gollum"?
 
Esse já era o apelido dele.
Quando ele engolia (ou tossia não lembro ao certo), ele fazia uma barulho cujo a onomatopéia é Gollum. Como ele abandonou a vida como hobbit ele abandonou também seu nome passado.
 
Sim... no filme é possível observar:

-"Nós odeia ele....Gollum, Gollum..."


Aliás é uma tosse nojenta...
 
No filme ficou meio tosco...Eu tenho um colega que faz tipo um "borbulho" na garganta que parece mais com Gollum do que essa tosse tosca dos filmes :mrgreen:
 
Para registrar:

[i disse:
O Hobbit[/i] - página 73 - capítulo Adivinhas no escuro; Tolkien]- Que beleza e que moleza, meu preciossso! Acho que temos um lauto banquete; pelo menos um bom bocado para nós, gollum! - E quando ele dizia gollum, fazia um ruído horrível na garganta, como se estivesse engolindo alguma coisa. Era assim que tinha conseguido esse nome, embora sempre chamasse a si mesmo "meu precioso".
:jornal:
 
Eu acho q é pq qd ele mudava de personalidade(se é q vcs perceberam)ele mudava sua personalidade e o barulho era gollum!!!
Ele mudava nas adivinhas no escuro ele falava precioso, q no caso era o Ash nasg , ele via seu lado mau no reflexo da água!!!
Qd perdia a paciência ele mudava!!kkk
Tenho uma dúvida: Antes, o hobbit que o matou o primo Deágol, para ficar com o Anel Um, era chamado de Smeágol. Por que depois que ficou com o Anel, ele passou a ser chamado de "Gollum"?
 
Última edição:
Lendo esse tópico, me ocorreu uma dúvida sobre como que os personagens na época dos eventos d'A Demanda tomaram conhecimento do nome "Gollum".

Se entendi corretamente, então:

Sméagol passou a ser chamado de Gollum pelos demais Hobbits do Andúin em função do tal barulho esquisito que fazia.

They kicked him, and he bit their feet. He took to thieving, and going about muttering to himself, and gurgling in his throat. So they called him Gollum, and cursed him, and told him to go far away; and his grandmother, desiring peace, expelled him from the family and turned him out of her hole.
The Fellowship of the Ring, LoTR Book 1, Ch 2, The Shadow of the Past

Só que em O Hobbit, no Capítulo 5 (Adivinhas no Escuro), a palavra "gollum" aparece nos diálogos apenas como o som feito pelo personagem e não como um nome próprio.

- Que beleza e que moleza, meu preciossso! Acho que temos um lauto banquete; pelo menos um bom bocado para nós, gollum! - E quando ele dizia gollum, fazia um ruído horrível na garganta, como se estivesse engolindo alguma coisa. Era assim que tinha conseguido esse nome, embora sempre chamasse a si mesmo “meu precioso”.
- Nós dissse issso, preciosso? Mostrar a saída para o Bolsseirinho nojento, é, ssim. Mas o que ele tem nos bolssos, hein? Não é barbante, precioso, mas não é nada. Não é, não!, gollum!
- Não é da conta dele, não, gollum! Perdido, gollum, gollum, gollum. -
- Ainda não, meu preciosso! - respondeu Gollum. - Precisamos procurar ele, sumiu, gollum.

Depois, no Capítulo 8 (Moscas e Aranhas), nos é narrado que Bilbo contou a história do encontro, mas como esse relato não aparece na forma de diálogo, não é possível saber como Bilbo se referiu a Sméagol. Só que na verdade é possível fazer uma inferência a partir desse trecho:

Mas não havia nada, nada mesmo: e nenhum deles estava em condições de sair para procurar algo ou para encontrar a trilha perdida. A trilha perdida! Nenhuma outra idéia vinha à cabeça cansada de Bilbo. Apenas ficou sentado, observando em sua frente as intermináveis árvores, e, depois de algum tempo, todos ficaram em silêncio novamente. Todos menos Balin. Muito depois de todos terem parado de falar e fechado os olhos, ele continuou murmurando e rindo consigo mesmo.
- Gollum! Ora, ora! Então foi assim que ele passou por mim, não é? Agora eu sei! Foi se esgueirando. Não é, Sr. Bolseiro? Botões todos esparramados na soleira da porta! Bom e velho Bilbo ó Bilbo, Bilbo-bo-bobo - E então adormeceu, e fez-se silêncio completo por um longo tempo.

Conclusão: Bilbo teve a mesma ideia que os hobbits do Andúin tiveram, quase 500 anos antes. O barulho feito por Sméagol devia ser tão marcante e nítido que qualquer um interpretaria como "gollum". Não sei pq, mas nunca tinha pensado nisso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo