1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida - O Hobbit

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Carol, 25 Jun 2006.

1. Carol

Carol Visitante

Olá :cerva:

Faz pouco tempo, que eu comecei ler O Hobbit, e fiquei com uma dúvida :

Na página 32. Cap. II tem uma citação de um dos anões " ... Raramente se ouviu falar no rei por aqui ..."

Quem seria esse rei? Um rei dos anões? Elessar?

2. Bagrong

Bagrong RaG

Então, eu também não tenho certeza disso. Elessar ainda não tinha tomado posse do trono, por isso seria meio inconsistente falar dele e os anões não tinham um rei supremo para louvar. Thorin, que era o chefe daqueles anões, estava junto da comitiva e não tinha influêcia por aquelas bandas.

Aliás, eu não me lembro de um rei que reinasse na região do Condado :think:

3. Arwan

Arwan Usuário

Deve ser o rei de Gondor, o rei também cuida daquela região, não é?

4. Bagrong

Bagrong RaG

Mas na época em questão Gondor estava sob o comando do Regente.

5. Arwan

Arwan Usuário

Por isso mesmo. Esse deve ser o motivo que eles nunca ouviram falar nele.

6. Bagrong

Bagrong RaG

Mas aí não tem sentido. Como exemplo de lugar ruim, eles falam "Aqui nunca se ouviu falar do rei". Isso quer dizer que um lugar bom deveria ter ouvido falar do rei, IMO.

Um rei que nem foi entronado ainda não poderia ser usado nesse significado.

Também há o risco de eu ter interpretado errado :roll:

7. Pandatur

Pandatur Usuário

Luthien (ou qualquer outra pessoa), poste o trecho completo, por favor, pra eu tentar analisr. Estou sem meu livro aqui.
    Mas tenho uma leve impressão que o trecho trata do "Rei sob a Montanha" (embora ele estivesse sem seu reino), que no caso seria Thorin Escudo-de-carvalho.

8. Rufgand

Rufgand Venus, Vina, Musica

O Hobbit, Carneiro Assado, pág. 32, ed. Martins Fontes

Isso se passa quando a Companhia de Thórin se separa de Gandalf e e entra no que n'O Hobbit é chamado de Terras Solitárias. Logo após essa fala dos anões (na citação), eles mandam Bilbo vasculhar uma luz na Floresta, que ele mais tarde descobre ser dos 3 Trolls...

Por causa dessas "Terras Solitárias", o mais provável é q "o rei" seja o rei de Arnor. Mas é realmente estranha essa citação, visto que qndo tudo isso acontece, Arnor já havia caído havia mto e tudo o que restava de sua glória e de sua realeza eram os Dunedáin...

9. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Talvez o anão estivesse se referindo realmente ao passado.

Após a queda de Arnor as terras do Norte foram 'abandonadas', já não tinham um grande governante, com excessões de aglomerações independentes como o Condado e Valfenda.

Uma dúvida: os anões sabiam que Gondor estava sendo governado por um Regente? Gandalf com certeza sabia, mas nesse momento ele não estava presente.

10. Calimbadil Thálion

Calimbadil Thálion We eat the wounded ones

na minha opinião o rei seria o então chefe dos dunedain ja que gandalf e talvez thorin sabiam que este era por direito o rei mas que pouca gente "simples" sabia
    ou pode ser a jurisdição mais proxima
    entao seviriam thorin e thranduil

11. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Olha..pra mim isso tá muito simples (ou eu posso não ter entendido muito bem a pergunta)...

"Os velhos mapas não ajudam em nada: as coisas mudaram pra pior e a estrada não é vigiada. Raramente se ouviu falar no rei por aqui..."

Pra mim está claro que o sentido de tudo isso é de dizer que "isso é terra de ninguém". Então...essas terras eram do Rei de Gondor, que um dia a muito tempo tinha um Rei, mas que naquela época tinha somente um regente.

Ele diz NO REI e não EM UM REI... o que (pra mim) está claro que é do Máximo Rei.

12. Bagrong

Bagrong RaG

Elessar seria o rei máximo dos homens, mas não dos anões. Eles tinham seus própios governantes para venerar, não faz sentido que eles achem ruim um lugar onde não é respeitada a autoridade de um rei que eles não seguem.

13. Eriadan

Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

Me parece superficialmente que se trata do Rei-sob-a-montanha.

14. Rufgand

Realmente, eles tinham seus próprios reis para venerarem, entretanto, aquela Terra não era domínio de um rei anão (ou de qualquer outro anão), por isso, não acho q faça sentido eles reclamarem de um rei anão!!

Considerando q toda aquela região (próxima a Mata dos Trolls) fazia parte do Reino de Arnor, penso que "o rei" a q se referem seja o Rei de Arnor (ou no Rei de Gondor, que herdou o comando dos 2 reinos quando Arnor caiu!!).

15. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Gente mas o que estamos falando não é das Terras ao redor de Bri?

16. Rufgand

Exatamente!!! E, por isso msm, seriam as terras do Reino de Arnor!!!

17. Calimbadil Thálion

Então o rei do qual poucos ouviram falar seria o chefe dos Dúnedain
    do norte, que na época, acredito que fosse Arathorn

18. Rufgand

Na verdade não...e esse é exatamente todo o problema da questão!! Na época em q O Hobbit se passa, o Reino de Arnor já havia caído havia muito, e, portanto, não tinha rei!!!

Arathorn era o líder dos Dúnedain, mas não possuia o título de Rei...e é exatamente por isso q essa passagem é tão estranha!!!

Mas independente disso, sendo ou não o Reino de Arnor, naquela época haviam poucos "Reis" dos povos livres no oeste da T-M: Thengel, em Rohan; Thranduil, na Floresta das Trevas; e, provavelmente algum parente de Dain Pé-de-Ferro reinando nas Montanhas de Ferro...Acho que são somente esses q possuiam o título de Rei naquela época, e nenhum tinha soberania sobre a região em que estavam!!!

19. Calimbadil Thálion

20. Rufgand

Era chamado de rei, mas como eu disse, ele não tinha soberania sobre aquela terra, portanto, não seria lógico os anões responsabilizarem Arathorn pela segurança daquela terra...
    Digo isso me referindo à passagem "...as coisas mudaram pra pior e a estrada não é vigiada. Raramente se ouviu falar no rei por aqui...". Pela minha interpretação, o que esse anão quis dizer é que o suposto Rei daquela terra não possuia tanta influência naquela região e não vigiava as estradas de seu reino!! É minha interpretação, não sei se é essa a idéia q Tolkien quis passar!!

Tb acho q pode ter havido um "erro"...mas não seria necessariamente uma falha. uma vez q Tolkien fez diversas alterações na história, principalmente depois d'O Hobbit, que foi sua 1a obra publicada...Pode ser (eu disse pode ser!!) que ele tenha feito uma alteração posterior na questão do Reino do Norte...

Somente suposições!!! :mrgreen: :lol:

Compartilhar