1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvida!!! Me Ajudem!!!!!

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Barlach, 19 Fev 2002.

1. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Antes de mais nada devo dizer que sou completamente ignorante em élfico (a única coisa que sei é que c sempre tem som de c, naum s, e g sempre tem som de g)

Agora quero saber como devo ler as letras com uma trema em cima: Ä, Ë e Ö.

Por favor, respondam!!!!!

-------------------------
    Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média

2. *Éowyn*

*Éowyn* true, I talk of dreams

Se não me engano, o trema apenas indica que a letra deve ser pronunciada.... me corrijam se eu estiver errada, por favor.

----- Éowyn, the White Lady of Rohan -----

"Thou fool, no living man may hinder me!
    But no living man am I."

3. Sauron_Body

Sauron_Body Usuário

Sim, o Tolkien só escrevia com trema para que os leitores ingleses soubessem que tal vogal era pronunciada. Se Eressëa num tivesse trema os americanos iriam ler a ultima silaba como /ía/ como no inglês "ear".
    Portanto, para o português, élfico pode ser escrito sem trema mas ela dá aquele gostinho de lingua estrangeira, hehehe

PS.: Se eu falei besteira, me corrijam...

------------------------

"Sabedoria é o que você recebe depois de anos escutando quando voce preferiria ter falado"

[Presidente - Sociedade dos Banners]

4. Galadriel

Galadriel Meditando

Sim, sim, vocês estão certos... =)

O trema foi usado só para enfatizar a pronúncia de certas letras.
    Originalmente, para os falantes de Inglês não falarem /fi:/ [ou algo assim, sei lá... não manjo de linguística.] ao invés de /fea/ para fëa .

Para a gente, serve para lembrar de pronunciar o "e" certinho, com som de "e" mesmo. [Costumamos diminuir como em menino -> mininu ].

Apenas completando...
    C sempre tem som de k (Celeborn > Keleborn)
    S de ss (Silmaril > Cilmaril)

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::

5. Galadriel

Galadriel Meditando

Resumindo: ä tem pronúncia de "a" mesmo,
    ë tem pronúncia de "e" mesmo...

Maus aê pela falta de objetividade... :-þ

:: A Única Elfa Dinha em Arda ::

6. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

valeu!!!!!

eu tô lendo o silma e ignorei as tremas, mas agora vejo que estava certo...

-------------------------
    Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média

Compartilhar