• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida de Valarin

Eriadan

Well-Known Member
Tenho dúvida se os nomes dos Valar são de origem Valarin mesmo ou são nomes em Quenya conforme os altos-elfos os denominaram em Aman? Se for a 2ª opção, eu pergunto: existe algum nome conhecido em Valarin? :quest:

Outra coisa: qual o significado do -, muito usado nos nomes primitivos? (Ingwë, Finwë, Elwë, Olwë...).

E só + uma, se ñ for pedir demais :mrgreen: : Qual o significado de Oromë, Aulë, Mandos, Nienna, Tulkas, Eönwë, Ossë e Uinen? Valeu! :cerva:
 
Aliás, pra quê que os Valar inventaram um idioma pra eles? Eles não podiam comunicar-se por uma espécie de fala mental, qual a utilidade de uma verbal também? :? Ou será que Tolkien já havia idealizado essa língua, e a considerava digna do maior dos povos? =]
 
Eriadorion disse:
Aliás, pra quê que os Valar inventaram um idioma pra eles? Eles não podiam comunicar-se por uma espécie de fala mental, qual a utilidade de uma verbal também? :? Ou será que Tolkien já havia idealizado essa língua, e a considerava digna do maior dos povos? =]

Bem, eles podiam sim se comunicar de forma mental, mas se até a espécie mais imunda tinha uma língua, por que não criar uma para a raça mais elevada?

Entendo que seja apenas uma alegoria.
 
Vou colar aqui o primeiro parágrafo do texto cujo link coloquei acima:

Os Valar criaram seu próprio idioma, indubitavelmente a mais antiga de todas as línguas de Arda. Eles não precisavam de uma linguagem falada; eles eram espíritos angelicais e podiam facilmente se comunicar telepaticamente. Mas como o Ainulindalë conta, "os Valar assumiram formas e matizes" quando entraram em Eä no início do Tempo. Eles se tornaram auto-encarnados. "A criação de uma lambe [língua] é a principal característica de um Encarnado", Pengolodh, o sábio de Gondolin, observou. "Os Valar, tendo se vestido desta maneira, inevitavelmente criariam uma lambe para si próprios durante sua longa permanência em Arda" (WJ: 397). Não havia dúvida de que este foi, de fato, o caso, pois havia referências ao idioma dos Valar na antiga tradição dos noldor.

Suponho que foi respondida a pergunta agora. ^^


Tenn' enomentielva!
 
Acretido que Valar...seja uma palavra em quenya...tanto que no arquivo do curso de quenya existe esse exemplo para o plural...onde Vala=1 e Valar=vários...sendo o "r" o sufixo que representa o plural em quenya...
 
Slicer disse:
Vou colar aqui o primeiro parágrafo do texto cujo link coloquei acima:

Os Valar criaram seu próprio idioma, indubitavelmente a mais antiga de todas as línguas de Arda. Eles não precisavam de uma linguagem falada; eles eram espíritos angelicais e podiam facilmente se comunicar telepaticamente. Mas como o Ainulindalë conta, "os Valar assumiram formas e matizes" quando entraram em Eä no início do Tempo. Eles se tornaram auto-encarnados. "A criação de uma lambe [língua] é a principal característica de um Encarnado", Pengolodh, o sábio de Gondolin, observou. "Os Valar, tendo se vestido desta maneira, inevitavelmente criariam uma lambe para si próprios durante sua longa permanência em Arda" (WJ: 397). Não havia dúvida de que este foi, de fato, o caso, pois havia referências ao idioma dos Valar na antiga tradição dos noldor.

Suponho que foi respondida a pergunta agora. ^^


Tenn' enomentielva!
Dúvida respondida, mas não inteiramente compreendida - ou melhor, não me conformo muito com essa justificativa: os Valar criaram uma língua só porque assumiram formas e matizes? Bem, prefiro considerar que Tolkien criou uma bela língua e preferiu dá-la a mais bela das raças. :xmas:

Elrohir Tinúviel disse:
Acretido que Valar...seja uma palavra em quenya...tanto que no arquivo do curso de quenya existe esse exemplo para o plural...onde Vala=1 e Valar=vários...sendo o "r" o sufixo que representa o plural em quenya...
Não é isso que está em discussão, rapaz... :doh::lol: O que perguntei, inicialmente, no tópico foi se os nomes dos Valar eram em Quenya.

O nome "Valar" é, sim, Quenya, mas quer dizer na verdade "poderes" (vala=poder; -r= desinência de plural). ;)
 
Eu diria que mesmo que a comunicação seja telepática e não verdadeirmente oral, ainda assim eles precisariam de uma língua para organizar os pensamentos e transmiti-los.
 
Na verdade, não. Talvez esta seja a nossa dificuldade em conceber a comunicação não-verbal do Osanwë-Kenta; pois tudo que você precisa fazer é passar a idéia para o outro, e para isto não é preciso regras gramaticais. O nosso corpo que o diga! A expressão corporal substitui muito bem nossas palavras em alguns momentos!

Eriadorion disse:
Dúvida respondida, mas não inteiramente compreendida - ou melhor, não me conformo muito com essa justificativa: os Valar criaram uma língua só porque assumiram formas e matizes? Bem, prefiro considerar que Tolkien criou uma bela língua e preferiu dá-la a mais bela das raças.
Eu ainda acho que você não leu direito aquele artigo! :rofl: Sinceramente, o Valarin é PHEIO, com PH mesmo! :lol: A idéia era exatamente esta: passar a noção de que, sendo naturalmente desencarnados, os Ainur não teriam a afinidade com seu corpo avançada o suficiente para ter noção do que seria uma bela língua ou não. Se Aulë concebeu os anões feios daquele jeito, porque essa era a idéia que ele tinha dos Filhos na cabeça, eu só imagino os outros! :blah:


Tenn' enomentielva!
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo