• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvida de Photoshop ou outra

FURIA Da Rossa

Rank Configurável??
Tenho uma dúvida: gostaria de visualizar várias imagens ao mesmo tempo, como mostrado na figura a seguir. Disseram que o Photoshop faz isso, então instalei-o aqui mas não tou achando o recurso.
Trata-se da visualização de várias imagens lado-a-lado, sem ter que abrir uma por uma E ter que posicioná-las direitinho. Ouvi dizer que existe uma forma, não sei se só com o photoshop, que permite que eu selecione múltiplas imagens num diretório para visualizar assim:

http://i2.photobucket.com/albums/y29/darossa/lado-a-lado.jpg
 
É uma imagem só. Pra você fazer isso, é criar um arquivo novo e ir adicionando as imagens uma do lado da outra.
 
Mas trata-se de quase 200 imagens, que eu tenho que analisar uma a uma, e é justamente isso que eu não queria, ir adicionando uma a uma lado a lado. Daria mais trabalho do que ver uma de cada vez. :(
 
Provavelmente o Photoshop tem uma linguagem de scripting. Escreva um script que faça isso.

O Gimp tem, com certeza.

Ou use alguma ferramenta do kit imagemagick. Dica: montage.

Se bem que se o objetivo é só ver as imagens, usa um visualizador, não um Editor-com-1000000-recursos.
 
Eh, eu sabia que se eu recorresse ao Google, eu chegaria a diversos tutoriais complicados que vão muito além do objetivo, que é muito básico.
De qualquer forma, muito obrigado, Cildra. :)

Edit: Gostaria de fazer algo que não sei se é simples ou complexo, talvez seja simples.
Tenho 180 imagens em uma pasta com as mesmíssimas dimensões. O que eu queria fazer é remover a parte de baixo de cada uma delas, a uma altura pré-determinada, como nestes casos:

azorius_guildmage.jpg


para

Azoriuscortado.jpg


Se for simples, alguém pode me ajudar?
Thanks.

p.s. não vou fazer uma por uma, obviamente, já que sei que há uma maneira para fazer "em batch". Alguém sabe como? :D
 
Última edição:
Simplão.

* Para redimensionar todas as imagens independentemente...
Abra uma das imagens que quer mexer, vá na janela Actions, crie uma nova ação, comece a gravá-la.
Faça todas as modificações que quer (redimensionar, cortar, corrigir...) e assim que conseguir o resultado que quer, finalize a ação.
Se quer salvar de alguma forma específica (para a web, outro formato), inclua isso no processo da ação.
Depois vá em File > Automate > Batch, selecione a pasta com os originais, selecione a ação que criou, faça uns ajustes finos na janela do Batch, escolha a pasta de destino e mande ver.

* Para redimensionar todas as imagens e coloca-las em uma só...
Vá em Flie > Automate > Contact Sheet II, selecione a pasta com os originais, determine o tamanho da página/imagem, ajuste a grade de miniaturas e... ok.
Será aberto uma nova imagem e as imagem serão processadas e dispostas. Quando terminar, é só salvar.

Ah, duplique a sua pasta de originais para não correr o risco de estragar com alguma opção errad quando estiver mexendo com as ações.

Ficou confuso, mas as maneiras são essas... :obiggraz:
 
Úvatar, Perfeito. Obrigado mesmo. Consegui fazer a primeira parte de suas dicas. E é simplão mesmo.

Já a segunda, também tive sucesso.... exceto por uma coisa:
O que eu gostaria é de visualizar várias imagens que estão num mesmo diretorio simultaneamente, como nesta figura.
Aí eu fiz o procedimento do seu segundo parágrafo...mas o resultado foi isto, com grande espaçamento entre a primeira e segunda linha de imagens (ignore o fato de nesta imagem as fotinhas não possuirem a parte de texto, inferior), e já mexi em todas as variáveis na janela do Contact Sheet II e nenhuma ficou do jeito da primeira figura. Queria todas coladinhas, tanto nas laterais quanto na parte de baixo e cima.
O que estou esquecendo?
Obrigado again :)
 
Bom, para isso você terá que dar uma mãozinha para o Photoshop...

As imagens são do mesmo tamanho, certo? Então pegue uma e meça (em pixels) e multiplique o tamanho pela quantidade de imagens que haverá na grade.
Explico: suponha que uma imagem tem 150x70 ( W x H ) e você quer colocar 5 imagens em 3 filas. 150*5 e 70*3. Sua página terá 750x210 px.

Agora que você tem uma página do tamanho certo, tem que evitar do Photoshop espaçar as imagens ao redimensionar na grade.
É só desmarcar a opção Use Auto-Spacing e zerar os valores nas caixas Vertical e Horizontal. Terá de desmar a aplicação do nome do arquivo (Use Filename As Caption).

Depois, se quiser uma imagem menor, redimensione normalmente com o Image > Image Size...

Fim. :D
 
Fiz exatamente isso de desmarcar o autospacing e zerar os valores V e H :( E o espaçamento permaneceu. Farei agora sob medida, como vc falou.

Edit: acabo de tentar, e não tem como. O espaço em branco sob cada imagem é inevitável, é o espaço que abrigaria o caption de cada uma delas, que eu desabilitei. Mesmo assim, nada :(
extra, off-topic: quem quiser dá uma passadinha no tópico fixo de problemas no pc, ele anda meio abandonado :D
 
Última edição:
Bom, não sei qual o problema que ocorre com você.
O procedimento que descrevi gera páginas com a grade perfeita.

Como alternativa, você pode desmarcar a opção para achatar a imagem, o box Flatten All Layers.
Depois do processo de redimensionamento, você poderá corrigir os espaços, movendo as imagens em suas respectivas layers. Para facilitar, agrupe ou link as linhas.
Com tudo arrumadinho, elimine a layer Background e vá em Image > Trim..., marque Transparent Pixels e todos os quatro box abaixo em Trim Away.

É uma forma de fazer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo