• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvida - Configuração de Notebook

Valacirca

Youth Gone Wild
Enfim eu consegui! Depois de tanto tempo de negociações aqui em casa vou ganhar o meu tão esperado notebook.
As reais intenções para eu ter pedido tal presente é o meu futuro. Tenho em mente que vou trabalhar com Design/Publicidade ou algo que esteja englobado nisso. E para desempenhar tal função, é necessário saber manipular certas ferramentas.

Tenho uma noção bem básica de configurações de computadores. Mais nesse caso eu ando meio perdido e gostaria de pedir uma ajudinha pra galera aqui do fórum. Quero um equipamento que me dê condições de trabalhar com o crucial: internet e office (para pesquisas/trabalhos escolares), armazenamento de imagens/músicas e, como principal, manipular de forma amadora (porém com aspirações profissionais) programas de edição de imagem, tal como Photoshop e Corel Draw.

Qual a configuração mais adequada para isso ? :think:

E aí entram algumas questões: qual a "parte" que eu devo dar mais importância ? HD ? Ram ? Processador ? Placa de Vídeo ?
Certa vez um professor meu disse que o processador Celeron não é tão bom assim. Isso é verdade ? Por que eu tenho observado que muitos notebooks vêm com configurações boas, mas com processador Celeron. Será que essa é uma combinação boa ?

Lembrando que não é algo tão profissional assim, tal como os equipamentos mais adequados para esse tipo de trabalho (Vaio e Macbook *-*).

Bem, é isso aí, se alguém puder me ajudar, ficaria muito agradecido :yep:
 

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
Vai depender muito do limite que você tem para gastar no notebook. Aí fica mais fácil decidir.

E Celeron não é muito bom realmente. Bom negócio mesmo é o Core 2 Duo, ou, com mais grana, um Quad Core.
 

Sir Mordrain

(Sããr Mórrdæïn)
Se não for comprar o QuadCore, prefira um AMD.

Já que vc pretende trabalhar com Photoshop e coisas assim, quanto mais memória e processador melhor.
Eu colocaria nessa ordem de importância: Memória > Processador > HD

Placa de vídeo não precisa ser nada absurdo, a menos que vc tb esteja pretendendo jogar coisas 3D absurdas ou editar vídeo.

Ah, se for comprar Intel, note bem que existe uma GRANDE diferença entre o DuoCore e o Cor2Duo. O Cor2Duo é muito melhor.

Bom, falando de configurção.
Se dinheiro não for o problema, monte um AMD Phenon 4X com 3 Gigas de memória e o máximo de HD de tiver por aí, com placa de vídeo ATI (o modelo agora não saberia indicar, sorry)

Mas se vc quer algo mais padrão...
Um AMD Turion, com 2 GB de RAM e o quanto vc puder pagar de HD.
Dependendo talvez seja melhor economizar em HD e melhorar o processador, afinal sempre se pode comprar um HD externo depois, mas é mais difícil alterar o processador.

Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.
 

Valacirca

Youth Gone Wild
Se não for comprar o QuadCore, prefira um AMD.

Placa de vídeo não precisa ser nada absurdo, a menos que vc tb esteja pretendendo jogar coisas 3D absurdas ou editar vídeo.

Ah, se for comprar Intel, note bem que existe uma GRANDE diferença entre o DuoCore e o Cor2Duo. O Cor2Duo é muito melhor.

1º - Quais as qualidades que me deveriam fazer optar por um AMD ?
2º - Não cultivo o hábito de ficar horas em frente o pc jogando :lol:
3º - Vi bastante máquinas com o DuoCore. Ele não é tão bom assim ? Não é adequado para esse tipo de trabalho ?
 

Arathar

Usuário
Se não for comprar o QuadCore, prefira um AMD.

Já que vc pretende trabalhar com Photoshop e coisas assim, quanto mais memória e processador melhor.
Eu colocaria nessa ordem de importância: Memória > Processador > HD

Placa de vídeo não precisa ser nada absurdo, a menos que vc tb esteja pretendendo jogar coisas 3D absurdas ou editar vídeo.

Ah, se for comprar Intel, note bem que existe uma GRANDE diferença entre o DuoCore e o Cor2Duo. O Cor2Duo é muito melhor.

Bom, falando de configurção.
Se dinheiro não for o problema, monte um AMD Phenon 4X com 3 Gigas de memória e o máximo de HD de tiver por aí, com placa de vídeo ATI (o modelo agora não saberia indicar, sorry)

Mas se vc quer algo mais padrão...
Um AMD Turion, com 2 GB de RAM e o quanto vc puder pagar de HD.
Dependendo talvez seja melhor economizar em HD e melhorar o processador, afinal sempre se pode comprar um HD externo depois, mas é mais difícil alterar o processador.

Bom, acho que é isso. Qualquer dúvida, não hesite em perguntar.

Na maioria dos Casos , um processador Core2Duo é melhor que um DuoCore.

1º - Quais as qualidades que me deveriam fazer optar por um AMD ?
2º - Não cultivo o hábito de ficar horas em frente o pc jogando :lol:
3º - Vi bastante máquinas com o DuoCore. Ele não é tão bom assim ? Não é adequado para esse tipo de trabalho ?

No seu caso, você tem que se preocupar mais com o processador. O processador é mais importante que uma Memória RAM. Achei a configuração de um computador muito bom p/ você: processador CoreExtreme, HD de 320GB, memória RAM de 4GB, placa de vídeo de 512MB, só que ta muito caro(14.000 reais!). Mas você pode ter um notebook com processador CentrinoDuo, ele economiza mais energia e tem desempenho de um Core2Duo. O HD pode ser de 100GB, e a placa de vídeo, dependendo da marca, pode ser uma de 256MB. Invista em um processador muito bom.
 

Sir Mordrain

(Sããr Mórrdæïn)
1º - Quais as qualidades que me deveriam fazer optar por um AMD ?
Preço. MUITO mais baratos que os equivalentes Intel, e em 99% dos casos são melhores também. O único caso em que a Intel ganha certamente é na comparação do QuadCore com o equivalente AMD, o Phenom X4. Mas também não é tããão melhor assim não. O custo/benefício ainda favorece a AMD.

A Intel também ganha ,até onde eu sei, com o Xeon ou Core2Extreme. Até onde eu sei, a AMD não tem similares...
2º - Não cultivo o hábito de ficar horas em frente o pc jogando :lol:
Então, não se preocupe com placas de vídeo absurdas. 512 pra imagens estáticas são mais que suficientes.
3º - Vi bastante máquinas com o DuoCore. Ele não é tão bom assim ? Não é adequado para esse tipo de trabalho ?
Não é que ele seja ruim. Mas não é tão com quanto o Core2Duo ou o Turion.

Se quiser saber porquê....
Resumindo, é o seguinte:

A Intel achou que seria legal ter dois processadores em um único encapsulamento. Daí fez o DualCore, que eram dois processadores compartilhando todo o resto, inclusive memória cache.
Isso funcionou, mas ficou muito aquém do que os caras esperavam.

O fato de compartilharem tudo indiscriminadamente fazia com que os dois núcleos disputassem o acesso aos fluxos de dados, o que é vulgarmente conhecido como CONFLITO.

Independentemente do projeto da Intel não ser tão bom, a AMD copiou e lançou o X2.

Então a Intel pensou, pensou e resolveu tentar diferente:
Agora os dois núcleos teriam sua própria memória cache e o acesso à memória RAM foi mais bem organizado. Esse é o Core2Duo.

A AMD fez então o Turion.

Tanto o Turion quanto o Core2Duo são MUITO melhores que seus antecessores.

Depois do primeiro passo é moleza, e já estamos com os maravilhosos QuadCore (4 núcleos da Intel) e o Phenom X4 (4 núcleos da AMD) a preços acessíveis (ok, não tããão acessíveis assim).

Isto falo a nível de computadores normais, desktops e notebooks.
Mas há também coisas mais absurdas, como o de 8, 16, 32, 64, 80.... núcleos, para servidores e megaprojetos.

Na maioria dos Casos , um processador Core2Duo é melhor que um DuoCore.
Francamente, ainda não encontrei um que não fosse :lol:

No seu caso, você tem que se preocupar mais com o processador. O processador é mais importante que uma Memória RAM. Achei a configuração de um computador muito bom p/ você: processador CoreExtreme, HD de 320GB, memória RAM de 4GB, placa de vídeo de 512MB, só que ta muito caro(14.000 reais!). Mas você pode ter um notebook com processador CentrinoDuo, ele economiza mais energia e tem desempenho de um Core2Duo. O HD pode ser de 100GB, e a placa de vídeo, dependendo da marca, pode ser uma de 256MB. Invista em um processador muito bom.
Po, Core2Extreme é meio cavalar demais, né não?
Tipo, concordo que é o melhor disponivel no mercado hj, mas olha o preço!
Não sei se compensa, se a idéia é Photoshop...:think:
Mas, se dinheiro não é o problema, não hesite em comprar! Vais ter computador de sobra por um bom tempo!
A menos que vc queira algo realmente cavalar... Aí pense em usar placas mãe com suporte a multiprocessadores, e coloque uns 4 Xenon....



E um adendo:

Se vc não PRECISA de um note, prefira dar um upgrade radical no seu desktop.
Primeiro que tem mais opções.
Segundo pq tudo pra desk é mais barato.
 
Última edição:

Deriel

Administrador
Eu se fosse você esperava. Você não tem uso pra um notebook agora, não importa que você ache :P E não precisa de um notebook agora pra ser um profissa mais tarde. Pegue a grana, compre um belo desktop e guarde o resto pra daqui uns 5 ou 6 anos, quando estiver de verdade no mercado de trabalho.
 
  • Curtir
Reactions: DW

Primula

Moda, mediana, média...
Eu se fosse você esperava. Você não tem uso pra um notebook agora, não importa que você ache :P E não precisa de um notebook agora pra ser um profissa mais tarde. Pegue a grana, compre um belo desktop e guarde o resto pra daqui uns 5 ou 6 anos, quando estiver de verdade no mercado de trabalho.

Concordo com o Deriel. Um desktop leve (os que tem Celeron) e baratinho vai te dar uma dica de que as coisas não vão funcionar bem quando for instalar aqueles monstros de programas de imagens...

Quando estiver estudando e usando as ferramentas, vais começar a gritar com os computadores da faculdade/instituição por serem lerdos com esses programas, e vai pesquisar que componentes devem ser mais incrementados no seu pessoal para melhorar a eficiência.

Em tempo: mesmo não jogando, jogos são bom teste para avaliar se seu computador aguentará os Corel da vida no futuro. Não que deva instala-los, mas verificar o desempenho dos componentes vai ajudar a escolher um bom computador (note ou desk) no futuro.
 

Kurt

El Doctor
Na empresa que eu trabalhava antigamente era obrigado a ficar preso em uma mesa para fazer meus trabalhos e sei como é difícil cumprir metas nessas condições(Não deixavam utilizar nenhum meio externo de trabalho). Pelo que eu vi no seu post, não é esse seu caso.

Concordo com o Deriel no fato de que é melhor adquirir um desk agora e guardar uma grana pra quando for realmente necessário.

De qualquer forma como foi falado anteriormente a qualidade do Celeron é duvidável e o Core2duo é bem superior ao Coreduo.

Pra trabalhar bem com esse tipo de programas que você citou(Photoshop, Corel Draw, etc) se você for trabalhar com imagens muito grandes, sugiro um Mac. Caso não queira um, coloque memória RAM de 3 à 4GB.
 

Arathar

Usuário
Se você quiser muita memória RAM, tenha no máximo uma de 3GB. Na maioria dos Desktops e Notebooks atualmente, são instalados sistemas operacionais de 32bits. Isso significa que o sistema de 32 bits reconhecerá no máximo em torno de 3,5GB se você tiver 4GB de memória RAM ou mais no seu Note ou Desktop. OS sistemas operacionais de 64 bits são mais caros, tem menos drives para componentes disponiveis, e são menos famosos que os de 32.
 

Deriel

Administrador
Concordo, uma máquina de 64 bits é bem melhor.

É nada, é até mais lenta - mas consegue mapear mais memória. Se tem mais de 4 Gb de memória, vai ter que ter um sistema 64bits, senão, qq um serve.

Não é "melhor" nem "pior".
 

TT1

Dilbert
O máximo de memória mapeada no 32 bits é 3,25 Gb

To com esse "problema" aqui no meu pc.
 

Deriel

Administrador
exato - se vc tem 3 GB, use 32 bits, se tem 4, use 64 bits

se vc tem 3,5 GB favor torcar seus pentes pq tá despareado :g:
 

TT1

Dilbert
E se usar 64 bits se prepare para vários joguinhos e aplicativos funcionarem meia-boca. :P
 

Raphael S

Desperto
Primeiro... É natal, provavelmente tudo vai estar mais caro agora... eu esperaria para o início do ano, quando as vendas caem.

Segundo, 4 gigas de ram? Precisa de tudo isso mesmo? Vai dominar o mundo com o Photoshop? Eu acho que investir na placa de vídeo sim, é muito bom, mas acho um exagero de Ram. O sistema vai usar tudo isso mesmo? A memória limpa quando é resetada, o que você vai carregar de tão pesado que vai ocupar 4 gigas?????

Posso estar desatualizado, sei lá. Mas pra mim é exagero.

Comentem.

By Raphael S
 

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
Segundo, 4 gigas de ram? Precisa de tudo isso mesmo? Vai dominar o mundo com o Photoshop? Eu acho que investir na placa de vídeo sim, é muito bom, mas acho um exagero de Ram. O sistema vai usar tudo isso mesmo? A memória limpa quando é resetada, o que você vai carregar de tão pesado que vai ocupar 4 gigas?????

Posso estar desatualizado, sei lá. Mas pra mim é exagero.

Comentem.

Concordo que é exagero. Eu tenho 768 de RAM no meu Athlon 2.4 aqui, e uso o Photoshop com toda a tranquilidade do mundo. Não trava, não fica lerdo, nenhum problema.

Contudo, é preciso observar as diferenças de preços dos notebooks de 2Gb para os de 3, 4Gb. Muitas vezes o custo x benefício vale a pena.
 

JPHanke

Usuário
Bom, vou aproveitar o tópico que já está criado.
Qual processador vocês me recomendam: Core2Duo ou Turion 2x??
Estou pra comprar um notebook com configurações iguai, exceto pelo processador.
Não sei muito bem a diferença entre ambos, o que vocês me aconselham??
 

Valinor 2021

Total arrecadado
R$200,00
Meta
R$4.800,00
Termina em:
Topo