1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duvida com Tehta de E

Tópico em 'Tengwar & Outros Alfabetos Tolkienianos' iniciado por jukka1992, 13 Out 2006.

  1. jukka1992

    jukka1992 Usuário

    Bom, no curso de Tengwar, na versão 1 está escrito que em palavras como "Também" e "Obtém" não se deve usar o Tehta de "é(¨)", mas sim o de "e(´)"
    E na versão 2 não tem nada escrito, tiraram essa parte.

    Então fiquei na duvida, eu acho que deve se escrever com o de "e" por causa da fonetica, como consta na versão 1, mas na versão mais nova nao tem isso.

    Eu devo acreditar na fonética correta da 1, ou na versão mais nova?

    EDIT: Estou falando do MTP v2 pego aqui do site
    O 1 eu peguei no conselho branco
     
    Última edição: 13 Out 2006
  2. Acredito, como vc mesmo supôs, que o que deve ser feito, é manter o uso so tehta de /e/, como uma forma de indicar o som que vc pretende alcançar.
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    O pior de tudo é que a terminação -ém na verdade é um ditongo descrescente nasal :dente:
     
  4. O Contador de Histórias

    O Contador de Histórias I Nyarir Quentaron

    Na verdade, a terminação -em/-em é, na maior pare dos casos, um ditongo nasal "ãe" como em "mãe". O som "e nasal" é usado, por exemplo, em "entrada". :cerva:
     
  5. Deriel

    Deriel Administrador

    /-ej/ nasal
     

Compartilhar