marcelo.muzzi
Usuário
Saudações queridos companheiros,
Venho perguntar por meio dessa simples mensagem sobre, como está escrito no título deste tópico, alguns sufixos em Quenya que eu pude deduzir ou ler sobre em algumas fontes canônicas.
O primeiro sufixo ocorre no famoso lamento de Niënor Níniel:
Já o segundo sufixo ocorre em The Etymologies do The Lost Road and Other Writings sob a entrada de TĀ-,a de onde vem a palavra em Quenya tár ou taur, onde há a seguinte frase, usada com propósito de exemplo:
Tomei muito espaço para justificar meus pensamentos mas as dúvidas são essas e nada muito complexo para vocês, creio.
Obrigado,
marcelo.muzzi
Venho perguntar por meio dessa simples mensagem sobre, como está escrito no título deste tópico, alguns sufixos em Quenya que eu pude deduzir ou ler sobre em algumas fontes canônicas.
O primeiro sufixo ocorre no famoso lamento de Niënor Níniel:
Me encontro em dúvida quanto a formação da palavra ambartanen que eu pude isolar em ambar- e -tanen. Consegui achar a raiz da palavra ambar que como está escrito em The Lost Road and Other Writings:A Túrin Turambar turun ambartanen!
E parece que isto está de acordo com a tradução presente n'O Silmarillion. Assim me questiono sobre o misterioso -tanen que parece ter algo a ver com by do inglês ou por/pelo do português. Mas não achei nada sobre ele nos livros que possuo - desculpem-me mas não procurei na Internet, pois geralmente não entendo os jargões linguísticos.MBARAT- Q[uenya] umbar (umbarten) fate, doom; N[oldorin] ammarth. Q[uenya] marta fey, fated; maranwe destiny; martya- destine. N[oldorin] barad doomed; bartho to doom. Cf. Turamarth, Q[uenya] Turambar
Já o segundo sufixo ocorre em The Etymologies do The Lost Road and Other Writings sob a entrada de TĀ-,a de onde vem a palavra em Quenya tár ou taur, onde há a seguinte frase, usada com propósito de exemplo:
A questão é na palavra egledhriur que, com a raiz sugerida logo após a frase, é composta de egledh- e -riur. Egledh- vem de egledhi ou eglehio que derivam da raiz LED-, mas de onde vem -riur?[...] Fingolfin taur egledhriur 'King of the Exiles' [...]
Tomei muito espaço para justificar meus pensamentos mas as dúvidas são essas e nada muito complexo para vocês, creio.
Obrigado,
marcelo.muzzi