Eu estou tento experiências divertidas narrando pra minha namorada.
Aliás, tenho visto que jogos solos assim, quando há química e confiança entre jogador e narrador, gera uma resultados muito bons.
Tudo começou com um jogo medieval. Era a terceira vez que minha namorada jogava (segunda se considerar que uma aventura parou na segunda sessão) e a primeira que ela fazia o próprio personagem.
Eu resolvi colocá-la no cenário do livro que estou escrevendo e aproveitei que ela o lê e discute comigo idéias, e apresentei a personagem principal do mesmo.
Enfim, acabou que rolou uma química que nós não esperávamos e ambos personagens passaram a ter igual importância e peso na história. Com o surgimento de outros NPCs, foi se consolidando um certo grupo de personagens bem sólidos.
E então, veio os "E SE...".
Começou com apenas uma brincadeira. "Ah, e se usássemos os mesmos personagens em um jogo na época atual?"
Entretanto, a idéia foi crescendo e ficando tentadora. Até que, certa vez, começamos a testar alguns jogos assim.
Houve pseudo-jogos, que não duraram muitas sessões, mas surgiram dois que realmente engataram:
Um, se passando em uma ambientação Cyberpunk e com temática Yaoi (pedido de minha namorada). Outro, em época atual (mais precisamente em Rio/Niterói), onde os mesmos personagens são, até o presente momento, os únicos Supers no mundo, que, aliás, vivem como pessoas "comuns", na medida do possível.
Esses jogos acabaram ajudando e bastante para aprofundarmos nos personagens já criados e aumentar ainda mais a química entre eles. O negócio estava funcionando tão bem que até minha namorada, então novata no RPG, sentiu-se livre pra narrar.
E o que isso tem haver com o tópico?
Bem, na prática, eu vejo que, no nosso caso, independente de quem narre, ambos são jogadores. Devido a excelente química surgida, tanto os NPCs quanto a PC da minha namorada tem o mesmo peso. E não foi algo forçado, foi algo que veio naturalmente.
Eu entendo e até concordo que em muitas mesas que tais tipos de jogos podem ser frustantes, tanto para jogadores quanto narrador, mas, no nosso caso, conseguimos uma experiência muito agradável e prazerosa.
Agora, nosso próximo passo, é experimentar uma narração alternada. Ou seja, compartilharmos um mesmo cenário onde certo dia eu narro, outro dia ela que narra.
Que experiências isso trará?
Não sei, mas se continuar como está, vai ser fantástico.