1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dungeons & Dragons versão 3.5: o que tem de novo?

Tópico em 'RPG' iniciado por Skywalker, 17 Abr 2003.

  1. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Bom, eu vou usar esse tópico pra falar do que vai ter de novo na versão 3.5 do D&D. Eu vou atualizando conforme atualizam no site da Wizards... aí vai o que tem até agora:

    Sobre as classes: algumas vão ser reformuladas, como o Ranger, que não vai receber coisa boa só no 1o lvl. Além disso, o jogador vai ter uma gama maior de possibilidades dentro da classe, pra customizar melhor o PC.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sobre as regras: Não vão mais existir partial actions, attacks of oportunity e outras ações especiais vão ser melhor explicadas.

    Prestige Classes: Aumentaram de 6 para 16. As novas são: Archane Trickster: combina magia com "coisas que rogues fazem"; Archmage: igual ao do Forgotten; Dragon Disciple: Sorceres que aprendem a usar a linhagem dracônica que possuem a toda potência; Duelist: guerreiro treinado pra fazer ataques precisos com armas leves, como a rapier; Eldritch Knight: a Prestige Class mais irada do mundo! É um guerreiro que sabe lançar magias arcanas e não precisa ser boiola como os paladinos!!!; Hierophant: Igual ao do Forgotten; Horizon Walker: é um Ranger que possui um grande poder de adaptação aos terrenos que conhece; Mystic Theurge: É um conjurador que lança magias arcanas e divinas; Red Wizard: igual ao do Forgotten; Thaumaturgist: são conjuradores que alcançam outros planos de existência, convocando criaturas para obedecê-lo.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Feats: Não tem as descrições, só os nomes:Acrobatic, agile, animal affinity, athletic, augment summoning, improved feint, deceitful, deft hands, dilligent, die hard, eschew materials, improved counterspell, improved turning, improved grapple, snatch arrows, investigator, magical affinity, natural spell, negotiator, nimble fingers, persuasive, manyshot, improved overrun, rapid reload, self-sufficient, improved shield bash, tower shield proficiency, greater spell focus, greater spell penetration, stealthy, two weapon defense, greater two weapon fighting, greater weapon focus, greater weapon specialization, widen spell.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Barbárvore.

    Barbárvore. Beatlemaniac

    uhuuuuuu blz :D

    mas essas prestige classes e feats jah tao nos livros suplementares, ae nem rula.. apesar de ter uma seleção das melhores hehehehr
     
  3. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    OPA! Eu jah fiz uma habilidade especial da classe de prestigio Arqueiro Elfico que trata desse manyshot! Vou ateh colocar aqui pra vcs dizerem que eu nao copiei quando agente lançar(aproveitem a palhinha, isso pode ser 'corvertido' em talento, caso o mestre permita, vamos lançar a versao final logo, aguardem...):

    Tiro Duplo: a partir do 3º nível o Arqueiro Élfico ganha esta habilidade. Você pode atirar duas flechas ao mesmo tempo. Isso conta como apenas um ataque mas tem algumas restrições: os alvos devem estar a um máximo de 3m de distancia entre si e a um mínimo de 6m de distancia de você. Para realizar o ataque você divide pela metade(arredondando para baixo) o seu bônus no ataque que deseja realizar o Tiro Duplo, feito isso aplique uma penalidade de -6 para sobre o resultado que sobrou, esse será o modificador de cada flecha. Ex: você tem um bônus de ataque +10/+5 e deseja realizar Tiro Duplo em seu primeiro ataque. Primeiro divida por 2, ficaria 5. Agora aplique uma penalidade de -6, resultaria em -1. Seu ataque duplo seria realizado com -1 para cada uma das duas flechas(role os ataques separadamente, como se fossem ataques distintos) e você ainda teria mais um ataque com +5 de modificador.(ficou -1/-1/+5). Você pode dividir quantos ataques quiser(se tiver mais de um) em Tiros Duplos mas para usar essa habilidade(uma ou mais vezes) é necessário fazer uma rodada de ataque total. Não é possível usar nenhuma outra habilidade especial dessa classe em uma mesma rodada que se use Tiro Duplo. Olhos de Falcão não pode ser usado para fornecer bônus a um Tiro Duplo ou Tiro Triplo(veja adiante).

    Tiro Triplo: no 7º nível o Arqueiro Élfico é tão habilidoso que consegue disparar até 3 flechas de uma só vez. A mecânica é semelhante a apresentado no Tiro Duplo. Só que aqui você divide o modificador do ataque em questão por 3(arredondando para baixo) e depois aplica a penalidade de -6. Para o exemplo anterior(+10/+5) ficaria 10/3(arredondando para baixo)= 3, 3 – 6= -3. Cada uma das 3 flechas teria um modificador de -3(ficaria -3/-3/-3/+5). Além disso os 3 alvos devem estar todos dentro de um raio de 9m e você deve estar a no mínimo 9m dos 3.
     
  4. Kenobi

    Kenobi Usuário

    As regras do Manyshot são bem diferentes e bem mais simples.
    No caso da habilidade escrita pelo KADU, existe vários pontos problemáticos...
    Dividindo o bonus de ataque, algo que não tem muito a ver com D20 system, faz com que na prática a penalidade seja maior com o aumento do bonus de ataque, algo meio redundante.
    Sem falar que simplesmente usar o rapid shot é muito mais vantajoso pro atacante. A vantagem de poder fazer um ataque extra com apenas uma Standard Action com uma penalidade absurda não vale a pena...
     
  5. Kenobi

    Kenobi Usuário

  6. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Acho que se diminuisse a penalidade final para -5 ou mesmo -4 melhoraria. Mas existe uma diferença basica para o Tiro Rapido: nessa habilidade que eu mostrei vc pode dividir quantos ataques vc tiver em duas e ate mesmo em 3 flechas simultaneas. No Tiro Rapido vc soh ganha um ataque adicional. Nesse caso o 'meu' tiro duplo é melhor pra ocasioes onde o numero de inimigos eh muito grande e vc precisa feri-los ou mata-los o mais rapidamente possivel(com tantas felchas atiradas dew uma vez a precisao cai bastante), o Tiro Rapido é melhor em situacoes onde vc tem menos adversarios. Vou checar isso.
     
  7. Barbárvore.

    Barbárvore. Beatlemaniac

    qd vai ser lançado?
     
  8. Kenobi

    Kenobi Usuário

    Depende da situação. Se o personagem precisa se movimentar, é vantagioso usar o manyshot, se o personagem pode atacar parado, eh mais vantagioso usar rapid shot.

    Em comparação com esse feat q tu inventou:
    Se o pc for se movimentar, e puder fazer apenas um ataque, é melhor usar o manyshot a penalidade eh menor e com o tempo o numero de flechas aumentam.

    Se o personagem ficar parado, vale mais a pena fazer um full attack e ganhar um ataque extra com rapid shot.

    Sem falar q os mecanismos desse tiro duplo e triplo são terriveis.
    Imagine um personagem com bonus de ataque +27/+22/+17/+12
    agora quero dar 3 ataques com todos esse ataques... vou ficar horas calculando os bonus, ai no proximo round kero tiro duplo em metade e triplo em outros... hehehe vou ter q pegar um calculadora, parece gurps.
     
  9. Beren

    Beren Wannabe Rider

    e qdo vai ser lançado? e o nome vai ser realmente D&D3.5E ?
     
  10. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Em agosto, na terra do George Bush.
     
  11. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Para Kenobi:

    Nao vejo muito problemas nas contas mas o fato de dividir o valor dos ataques nas ações nao ficou legal mesmo, vamos pensar:

    Quando um cara coloca 2 ou mais flechas em um arco ele(o arco) vai ter que empurrar agora o dobro do peso e a propria curvatura da corda vai ficar menos aguda, isso implica que o alcanse das flechas sera menor e seu impacto no alvo também um pouco mais brando(ou seja, o alcanse do disparo sera reduzido e o dano também).
    Segundo e também bem obvio é que a dificuldade do ataque será maior visto que acertar dois alvos diferentes com um mesmo disparo(2 ou mais flechas) é algo meio cinematografico. Agora é só definir os valores das penalidades no ataque, dano e alcanse, acho que essa mecanica fica melhor.
     
  12. Kenobi

    Kenobi Usuário

    Pra isso já existe o Manyshot. São duas flechas que atingem o mesmo alvo e só uma jogada de ataque é feita.
    Com um bonus de ataque 6 são flechas, 11 tres flechas, 16 quatro flechas.
    a penalidade é -4 no ataque pra duas flechas, -6 pra tres e -8 pra quatro.
    Simples, direto e útil.
     
  13. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Eu ainda nao vi esse manyshot, por isso resolvi fazer, mas pelo que vc falou as flechas sao disparadas contra um mesmo oponente, nao eh isso?
    Eu preciso de um mecanismo que permita acertar oponentes diferentes, pode ser assim: vc deve estar a 9 metros no minimo dos alvos , o alcanse maximo do diparo duplo eh reduzido em 25% e do triplo em 50%. O dano de cada uma das flechas eh reduzido em 1 em ambos os ataques e existe a penalidade de -6 no ataque duplo e -8 no triplo. Voce pode escolher atirar dessa forma em qualquer ataque seu e em varios deles na mesma rodada mas sempre que usar essa habilidade deve se fazer de uma rodada de acao completa.
     
  14. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Sem querer me aprofundar muito nas regras, vocês naum acham q é meio cedo pra uma nova edição????

    quer dizer, faz uns 3 anos q saiu o livro (foi no final de 2001, certo?), e já tão lançando um novo.... pelo menos ele tão dando q impressão q vai ser só essa vez.....

    eu acho meio inutil.... tudo q tem de novo são feats, magias e classes de prestígio q ele podiam muito bem ter lançado em outros livros..... as mudanças são só regras que ninfuém usava mesmo (ou vai falar q alguém aqui usava ações parciais??? eu só usava qdo tinha zumbis na estória......)
     
  15. Kenobi

    Kenobi Usuário

    Não é uma nova edição, eu uma revisão da terceira edição.
    As mudanças são muito importantes para manter o equilibrio do jogo e tbm para tornar o jogo melhor e mais divertido, e a grande parte das mudançar foi baseada em pedidos e discussões dos próprios jogadores.
    Não são apenas novos feats, magias e prestige classes... informe-se melhor, vale a pena.
     
  16. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    Eu sei o q é.... eu tô falando pq eu paguei uma pequena fortuna nos livros (e olha q eu comprei na época q eles tavam baratos)...... eles podiam lançar os novos mas disponibilizar as principais mudanças de graça ou até mesmo mais barato, num livreto, pra quem já tem os livros.....

    eu naum tô falando q algo muito ruim.... pelo menos eles esperaram 2 anos pra lançar os novos, muito melhor do que o q eles fizeram c/ o star wars, q eles lançaram uma edição nova alguns meses depois da original....

    eu vi as mudanças q eles colocaram no site oficial, aquela classe Mystic Theurge, q é extremamente apelã (lançar magia divina e arcana de nível alto é poder demais) e a nova haste, q ficou um pouco pior, mas nada demais........ e eu me informo sim......
     
  17. Kenobi

    Kenobi Usuário

    Eles vão colocar todas a novas mudanças na pagina do System Reference Document. Parece até q vão lançar um PDF com as regras novas.

    Pra quem quer se informar melhor sobre a versão 3.5 vai na página
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , lá tem uma sessão com todas as mudanças já conhecidas... vale a pena.
     
  18. Stein

    Stein Usuário

    Eu vi a Prestige Class, e a considero exageradamente forte também. Andy Collins e Sean Reynolds estão discutindo em seu fórum sobre a classe. Sean a considera muito desbalanceada e Andy não...

    Comece a evoluir a classe em um personagem nato de advogados de regras, e contemple o estrago que causa...
     
  19. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    vcs viram o novo druida para da 3,5ª edição??? ficou bem melhor pq agora ele pode transformar em qualquer animal, naum só alguns como era antes...... bem melhor......

    e agora eles tbm podem lançar convocar aliado natural (ou seja lá como traduziram essa magia) do mesmo jeito q o clérigo pode lançar lança magias de cura, no lugar de outras.....

    e agora o companheiro animal vai ficando mais poderoso de acordo com o nível, mas se o druida pega um animal naturalmente mais poderoso, ele ganha poderes como se o druida fosse de nível mais alto (p ex, um druida de 6º nível poderia ter um lobo como companheiro q ganha poderes devido aos 6 níveis, mas ele poderia ter um tigre q ganha poderes como se o druida fosse de 3º nível). fica bem melhor q aquela coisa meio cruel e sem explicação de um druida simplismente abandonar o seu companheiro simplesmente pq ele naum é mais forte o suficiente....

    pra ver o link é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  20. Stein

    Stein Usuário

    Bomba!

    -Rangers agora usam d8 como HD
    -Rangers recebem 6+Int pontos de skill por nível
    -A classe favorecida dos Gnomos agora é Bardo :eek:
    -Grandes mudanças no weapon size/dano causado por armas de tamanhos diferentes ( não entendi muito bem o quê! )

    :x

    Tudo de um browse rápido na página da WotC
     

Compartilhar