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O problema é que a 4E não tirou o poder só do mestre. Ele tirou o poder do grupo de jogo inteiro. Tu não pode mais "pensar fora da casinha" na 4E. Tu não pode inventar coisas bizarras e diferentes. Tanto os jogadores quanto o mestre têm sua liberdade criativa consideravelmente restrita, já que, de um lado, o DM age mais como um narrador e estabelece as DCs para as jogadas e, do outro lado, os jogadores estão presos aos powers dos seus personagens.
A 4E matou a criatividade do grupo.
O problema é que a 4E é muito dependente de material suplementar pras classes. Enquanto na 3.x, só com o livro do jogador, tu poderia criar uns 4 ou 5 guerreiros diferentes, na 4E, usando o mesmo livro, tu cria 2 tipos. Magos, clérigos e ladrões então, nem se fala.
O problema é que a 4E é muito dependente de material suplementar pras classes. Enquanto na 3.x, só com o livro do jogador, tu poderia criar uns 4 ou 5 guerreiros diferentes, na 4E, usando o mesmo livro, tu cria 2 tipos. Magos, clérigos e ladrões então, nem se fala.
Nisso eu discordo totalmente.
Eu gosto muito de jogar de rogue na 3e, e posso dizer quanto sofro pra criar um personagem interessante. Do 1º ao 20º nível, você tem exatamente 7 opções (os feats) sendo que alguns são quase obrigatórios, como Weapon Finesse e Iron Will.
E o pior eram aqueles níveis em que o ladino ganha Trap Sanse... A habilidade mais inútil de todas (pelo menos nas minhas campanhas). E não poder trocar é o pior.
Na 4e, a melhor coisa é que todo nível você tem uma escolha pra fazer na criação de personagem.
De jeito nenhum!
Opções de rogue na 3E, usando só o livro do jogador:
- Explorador e desarmador de armadilhas (focado nas skills search, spot, disable device, move silently e hide).
- Espião (focado nas skills move silently, hide, disguise, diplomacy, bluff)
- Swashbucker (focado nas skills acrobatics, tumble e move sliently, além do direcionamento combativo)
- Assassino (focado nas skills hide e move silently, além do direcionamento combativo)
Opções de rogue na 4E, usando só o livro do jogador:
- Brigão
- Trapaceiro
Isso sem falar no mago e no clérigo. Aí é baixaria.
Sim, mas as tuas possibilidades de customização são consideravelmente mais limitadas, já que o livro só te apresenta dois builds.
O livro da 3e não apresenava NENHUMA build!
Mas beleza, o rogue tem um monte de skills pra customizar. E o bárbaro? Que escolha ele faz? Ele tem só algumas feats pra escolher, o resto já tá todo escolhido por ele.
Na 4e, você ainda tem opções pra bárbaros bons em carisma, escolhe que tipo de fúria vai escolher etc. Além da facilidade maior de fazer multi-classe na 4e.
Galera, sinto muito, mas esse tipo de coisa D&D nunca teve, seja qual for a edição.
Aliás, qualquer jogo por "Classes" é intrinsicamente restritor da liberdade criativa que se pode implementar ao personagem a nível mecânico. Você vai poder fazer o fluff que for mas, na hora de pegar skills, stats, poderes, etc. que refletem as capacidades de fato do personagem, estará limitado ao (pouco) que a estrutura por classes lhe oferece.
mas o guerreiro de arco era ruim (principalmente se comparado a um ranger), o de duas armas idem
E, como já foi ressaltado em outro tópico, em combate o número de opções é muito maior. Antes, mesmo que você usasse suplementos para ter 20 opções de guerreiros, praticamente todo turno você usava a ação "rolar o dado" (ataque básico). Agora, seu guerreiro de nível 1 tem a princípio apenas duas builds básicas, mas cada uma delas te dá diversas opções em combate.
Opções de rogue na 3E, usando só o livro do jogador:
- Explorador e desarmador de armadilhas (focado nas skills search, spot, disable device, move silently e hide).
- Espião (focado nas skills move silently, hide, disguise, diplomacy, bluff)
- Swashbucker (focado nas skills acrobatics, tumble e move sliently, além do direcionamento combativo)
- Assassino (focado nas skills hide e move silently, além do direcionamento combativo)
Opções de rogue na 4E, usando só o livro do jogador:
- Brigão
- Trapaceiro