Re: “Dungeons & Dragons 4ª Edição Não É RPG”, diz John Wick
Que mané afronta! D&D 4e virou WoW... e daí? É o que a nova geração clama. Orientado ao papel de combate (como WoW), personagens em esteriótipos tabelados (WoW), poderes tabelados em arvore (WoW) e regras simplórias e rápida. É isso que a nova geração pede. Não teve afronta nenhuma... a WoftC ATENDEU o mercado jovem!
O jogo é assim, acabou. Esse papo de "mimimimimi sistema não deve promover interpretação mimimimimim D&D dá pra fazer roleplay mimimimim parem de falar mal" é a mais pura gambiarra com o jogo.
Por favor, NAO tirem a essência do jogo. Se querem fazer roleplay como vc faria em outro sistema os jogadores iam ficar dois anos no nível 3.
Quando eu jogo D&D, por mais personalidades distintas e eventuais cenas de roleplay, o lance principal leva o nome do jogo mesmo: MASMORRAS & DRAGÕES!
Se você joga D&D como Dungeon Crawl, então realmente a 4E se tornou um MMORPG para você.
Personagens em estereótipos tabelados, você quer dizer o Role de cada um? Sinto dizer, isso sempre teve, só não estava definido nestes termos: é o grupo clássico com Magic-User, Thief, Fighter e Cleric. E mesmo em outros jogos costuma ter alguma diversificação em personagens, cada um tendo seu papel no grupo, pela simples razão que é melhor ter personagens mais especializados e é ruim ter um grupo completamente impotente contra algum desafio.
Poderes tabelados em árvore? Ao contrário de outros sistemas, você não tem poderes tabelados em árvores - o sistema é mais restritivo que isso, inclusive, mas mesmo assim você pode selecionar qualquer poder em qualquer nível.
Regras simples e rápidas é algo que me parece desejável para quase qualquer sistema, e um combate rápido e simples me parece ser melhor para não quebrar o ritmo da narrativa.
Existem elementos que aproximam o D&D4E de MMORPGs, sim - o fato de guerreiros usarem poderes, isso é um elemento clássico de RPGs eletrônicos. E o "cooldown" dos poderes, que demoram tempos distintos para recarregar? E os pulsos de cura? Agora, não vejo nenhum problema com esses elementos e não diria que isso atrapalha o roleplay em nenhum momento (afinal, como eu já disse, eu não jogo para chegar em níveis altos). E sem "mimimimi". Se há um elemento de MMORPGs que funciona bem, não há porque não aproveitá-lo só porque é desta fonte.
Storyteller, com as disciplinas/dons/esferas/etc tem uma "estrutura de poderes em árvore" real - você pode escolher entre vários ramos, e evoluir por pontos em uma estrutura de prerequisitos, muito mais parecida com as árvores de talentos do WoW. E veja, os personagens tem exatamente um estereótipo próprio de seu clã/tribo/tradição/etc, cada um com sua própria forma de ser e aptidões especiais. As regras são mais simplórias que as do D&D (rola ataque contra rolagem de defesa, a diferença é o dano). Por Asmodeus, Storyteller é WoW e foi criado para atender aos anseios da população jovem que jogava D&D!
O pior é esse papo: "mimimimi D&D é hack'n'slash", "mimimimi D&D4E é videogame/MMORPG/wargame", "mimimimi eu sou um Troll".