• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duelo de Autores

Qual o vencedor?

  • Nelson Rodigues - "Elas gostam de apanhar" (Breno C.)

    Votos: 0 0,0%
  • Machado de Assis - "Dom Casmurro" (Barbie)

    Votos: 0 0,0%
  • Fernando Sabino - "O encontro marcado" (G. N. Tauil)

    Votos: 0 0,0%
  • Chico Buarque - "Budapeste" (Anica)

    Votos: 0 0,0%
  • Claudia Tajes - "A Vida Sexual da Mulher Feia" (Anelise Espíndola)

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    0
  • Votação encerrada .
Vou pegar a última vaga e indicar um representante da Poesia pra disputa:

Autor: João Cabral de Melo Neto
attachment.php


Obra: Morte e Vida Severina(1956)
attachment.php



_____________
Pips,apenas uma sugestão:não seria melhor o número de indicados serem 12,pois teríamos inicialmente 6 disputas com 6 classificados.
Depois na segunda fase mais três combates.Os três vencedores poderiam fazer uma final tripla à la BBB.
 
Inscrições encerradas para esse combate!

Como funcionará o esquema de combate:

1º indicado X 10º indicado (enquete de uma semana)

Depois

2º indicado X 9º indicado (enquete de uma semana)

A segunda fase eu explico depois.

Anica disse:
nuss, eu tinha certeza que o pips ia de guimarães rosa o_O

:calado:

Editado:

Pips,apenas uma sugestão:não seria melhor o número de indicados serem 12,pois teríamos inicialmente 6 disputas com 6 classificados.
Depois na segunda fase mais três combates.Os três vencedores poderiam fazer uma final tripla à la BBB.

Na verdade quero fazer uma votação ao contrário. Primeiro mata-mata, depois pontos corridos (entre os cinco que passarem de fase) e depois uma final entre os dois mais vencedores.
 
Pips disse:
Como funcionará o esquema de combate:

1º indicado X 10º indicado (enquete de uma semana)

Depois

2º indicado X 9º indicado (enquete de uma semana)

A segunda fase eu explico depois.
(...)

Então eu vou ficar disputando com o Chico Buarque...
Paulo Coelho X Chico Buarque...

Sendo que o Chico vai ser defendido pela Anica...

:tchitum:

Então tá então... ¬¬
 
[align=center]Nelson Rodrigues - "Elas gostam de apanhar" (Breno C.)
X
João Cabral de Melo Neto - "Morte e Vida Severina" (Phantom Lord)
[/align]
 
Começo minha defesa do João Cabral de Melo Neto com este necrológio,escrito pelo Arnaldo Jabor,na semana da morte do poeta,em Outubro de 1999.


[size=medium]João Cabral mostrou o que a poesia poderia ser [/size]

A morte de João Cabral não me espantou tanto quanto a de Tom Jobim. Tom caiu como a derrubada de uma floresta, me deu a sensação de que uma coisa vegetal, florescente, tinha secado, como um crime ecológico. João Cabral ali, morto diante de mim, me evocava o chão, a coisa mineral que ele tinha sido em vida e que, agora, recuperava sua imobilidade natural. E não estou fazendo apenas uma metaforazinha que explique sua poesia; é que João foi um dos poucos artistas que passaram além da arte e entraram numa terra-de-ninguém que poucos poetas do mundo visitaram, uma ‘waste land’, um latifúndio improdutivo pré-linguagem, um lugar de onde se descobre uma “vida mais intensa, com nitidez de agulha” e onde “toda frouxa matéria ganha nervos e arestas”.
Uma das frases mais profundas que conheço sobre a serventia do artista é de Cezanne: “ Eu sou a consciência da paisagem que se pensa em mim”. Essa ligação com a natureza perdida, esse ‘link’ com o passado animal, esse apagamento entre sujeito e objeto, unindo os dois num só bloco, essa humílima renúncia ao sonho individual de uma iluminação inspirada, essa recusa a ser ‘sujeito autônomo’, esse desejo de ser coisa-do-mundo, geológico, essa recusa humilde a uma luz na alma, a ter um ‘centro’, um foco, um ego, tudo isso me lembra João Cabral que poderia dizer também que ele foi “a consciência da linguagem se falando nele”.

Por isso me decepcionei com as matérias na imprensa sobre ele, todas mencionando seu desejo de ‘não perfumar a flor, nem poetizar o poema’, todas falando do seu estilo seco, como se ele fosse apenas um faxineiro dos parnasianos e dos palavrosos.
João foi muito mais. Ninguém disse que ele era um dos maiores poeta do mundo. Ninguém falou que, com ele, a língua portuguesa, esta esquecida flor, foi mais fundo em direção ao misterioso “Real” que quase nenhuma outra terra já avistada por alguns como John Donne, mais tarde por Francis Ponge, Marianne Moore, gente que não brincava de beleza, mas de epistemologia. João Cabral, para mim, fez uma teoria da percepção.

A primeira coisa que João Cabral me disse, quando o entrevistei em 1992 foi: “Eu sinto uma angústia danada; é terrível, porque a gente não sabe de onde vem essa dor”. Senti que ali estava a pista de sua poesia, o preço que ele pagava por sua insana procura de “uma realidade prima e tão violenta, que ao tentar apreendê-la, toda imagem rebenta”. Antes de morrer, ele disse a alguém: Escrevo não para me expressar, mas para preencher um vazio”. Quem tem coragem de entrar nesse vazio?
João teve. Que poema foi mais profundo que “Uma faca só lamina”, descrevendo em minúcias figurativas formas inexistentes, balas, facas e relógios invisíveis enterrados em nossas vidas?
João teve a obsessão de atingir algo além do tempo e do espaço, uma espécie de sonho kantiano, a vontade louca de ir além do ‘fenômeno’. Às vezes, João parece ter conseguido.

João passou a vida com dor de cabeça; não era para menos. Que cabeça agüenta esse esforço permanente de ter dois microscópios nos olhos, de flagrar o decorrer do tempo no alpendre, no canavial, o tempo corroendo as coisas como um vento invisível? (Van Gogh pintou-o e se matou). Como Proust, Cabral também queria ‘geometrizar’ os sentimentos, esquadrinhando-os como objetos concretos, de todos os lados, sem aspiração a espiritualidades e transcendências, sempre comparando matéria com matéria, mostrando que a mulher é igual à fruta, que a praia é o lençol, a bailarina é a ‘égua e o cavaleiro’, que o rio tem dentes podres, o cão não tem plumas, a alma do miserável é feita de pano sujo de aniagem e que “nós somos da mesma matéria de que são feitos os sonhos”, como disse outro gênio.

Meu primeiro contato com a poesia de João fez-me ver que tudo que eu tinha lido de poesia era aguado, errando o alvo com adjetivos molengas. João me virilizou, acabou com a sensação de que arte era ‘coisa de veado’, como diziam meus amigos e meu pai, engenheiro, filho de poeta árabe. Tive um grande alívio quando João Cabral me disse, na entrevista: “O mal que Fernando Pessoa fez a literatura é imenso. Aquela coisa derramada, caudalosa, criou uma multidão de poetastros que acreditam na inspiração metafísica. Até Drummond ficou assim no fim da vida”. Eu, que segredava covardemente pelos cantos que não gostava de Pessoa, finalmente respirei. E João Cabral continuou: “Saio do poema suando, com picareta. Minha obra é motivo de angústia. O sujeito tem de viver no extremo de si mesmo. Eu vejo isso na tourada. O bom toureiro é o que dá a impressão ao público de que vai morrer”. João nem parece um artista; parece cientista, matemático, o que fortalece seu fundo sopro lírico, domado, reprimido, mas circulando como sangue dentro da pedra.

João Cabral fez a poesia mais profunda sobre o Brasil, a mais “política” também, sem gritos conteudistas, sem apelos contra a injustiça, apenas com uma discretíssima compaixão. Sua legitimação epica e crítica vem das palavras, da forma, com em Maiakovski.

João rimava com o país porque, como ele, o Brasil também padece desta angústia, deste vazio que permanece inalterado, cercado de palavras falsas por todos os lados. O Brasil nunca foi visto por João como uma barroca oferta de riquezas, nem de ouros, nem de luxos, nem de tragédias. O Brasil de João é mais profundo - ele não nos mostra a pobreza; ele mostra a riqueza que nos falta. Em sua poesia pelo avesso, João nos mostrou tudo o que ‘não’ tínhamos. João mostrou-nos o que poderia ser nossa língua e o que o país está perdendo. João mudou a minha vida e, creio, de muitos artista brasileiros. Caetano, Gil, João Gilberto, Gullar, Waly, Arnaldo Antunes, Nuno Ramos, tantos, não seriam possíveis sem ele; nem eu, pobre de mim; existiria sem tê-lo lido.
Por isso, este necrológio tardio, para agradecer-lhe.
 
Pensando sobre minha defesa a Nelson Rodrigues, acabei comentando com a minha chefe (que as vezes lê o meia) sobre o duelo, ao passo que ela diz:
Mas ele é indefensável!
Foi nesse momento que eu percebi que não adiantaria fazer uma senhora defesa, porque, (sim, ela estava certa) Nelson Rodrigues não pode ser defendido.

Como posso defender um machista confesso, que parece ver o mundo como olhos de orgia? Já que não poderia defender Nelson Rodrigues, então achei melhor defender uma atitude dele. Escolhi a sinceridade, pois não vejo autor mais sincero do que ele.
Escrever o que se pensa é fácil, quando a sua imaginação é “fraca” ou limitada. O verdadeiro desafio está em colocar no papel letras que causam asco em algumas pessoas. Existem autores que procuram agradar, e como um pretendente nada original, presenteiam suas noivas com flores, na vã tentativa de agradar.
Agradar, com certeza, nunca foi uma das intenções do Anjo pornográfico. E a cada mulher morta, promiscua, traidora, homens canalhas, corruptos ou qualquer um desses estereótipos rodriguianos que eram postos no papel ou encenados no palco, o publico conhecia um pouco de seus próprios demônios. Ele era um confrontador e jogava as verdades mais intima da mente humana na cara de uma sociedade que estava no auge do seu limite de expressão.

Se um dia eu for ser sincero, serei como Nelson Rodrigues e mostrarei a mundo as histórias mais escuras que tenho para contar, porque de flores bonitas o mundo já está cheio.

Sobre “Elas gostam de apanhar” só posso dizer que é o melhor compilado de crônicas do autor.

Quem quiser conhecer mais sobre o Nelson em apenas 69 mim, pode ouvir o Nerdcast 110 - Nelson Rodrigues - A vida como ela é…
 
É mesmo, estou em dúvida, e entrei no tópico com a certeza de que iria votar no João...
Agora vou pensar. :pipoca:

Editando:

Mas a disputa ficou muito boa porque os dois têm coisas em comum não?

De um lado Nelson Rodrigue que: (...) a cada mulher morta, promiscua, traidora, homens canalhas, corruptos ou qualquer um desses estereótipos rodriguianos que eram postos no papel ou encenados no palco, o publico conhecia um pouco de seus próprios demônios. Ele era um confrontador e jogava as verdades mais intima da mente humana na cara de uma sociedade que estava no auge do seu limite de expressão.

Se um dia eu for ser sincero, serei como Nelson Rodrigues e mostrarei a mundo as histórias mais escuras que tenho para contar, porque de flores bonitas o mundo já está cheio.



Por outro lado, João Cabral também não era chegado em mostrar "flores bonitas", ele:
(...) não nos mostra a pobreza; ele mostra a riqueza que nos falta. Em sua poesia pelo avesso, João nos mostrou tudo o que ‘não’ tínhamos.
 
Pips disse:
Cadê as curiosidades? Cadê as obscuridades? Queremos sagacidade!

Tem certeza que você quer o lado escuro do Nelson?
Enfim... achei que íamos nos ater a uma pequena defesa do autor e uma maior do livro, então vou falar sobre os contos que estão em "Elas gostam de apanhar".
 
O Artista Inconfessável

Documentário produzido pela editora Alfaguara para comemorar o relançamento da obra do poeta João Cabral de Melo Neto, com depoimentos de Luis Fernando Verissimo, Chico Buarque, Lázaro Ramos, Ferreira Gullar, Adriana Calcanhotto, Carlos Heitor Cony, Adélia Prado e outros.

[size=medium]Parte 1[/size]
[size=medium]Parte 2[/size]
 
Última edição por um moderador:
Assim não vale... Phantom acaba de colocar todo um time de profissas para ajudar ele...
ótimos vídeos cara
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo