1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duas dúvidas sobre o mithril

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Stein, 7 Out 2003.

  1. Stein

    Stein Usuário

    1. Qual a razão entre o valor do mithril e o do ouro ( me disseram faz tempo que era 10/1, mas poderiam me informar se existem e onde estão as citações para eu checar)?

    2. Quanto pesava o corselete que Thorin deu a Bilbo em "O Hobbit" ( fui preguiçoso em procurar agora se esse dado era mencionado no SDA também... )?
     
  2. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Duas excelentes perguntas. :think:

    Em nenhum lugar que eu tenha lido tem uma razão de valor entre ouro e mithril. O assunto "dinheiro" em Tolkien já é por si só complicado, já que são citadas moedas, etc. mas não se aprofunda o assunto.

    É dito que o colete de mithril de Frodo valia mais que o Condado e tudo nele, mas acho que foi só uma metáfora usada pelo Gandalf, não algo literal.

    :think:

    Caraca, essa eu também não sei. Acho que também não é dado um peso absoluto, mas sim é dito que era leve suficiente para ele usar até enquanto dormia.
    Dormir de cota de malha é muito desconfortável. Não descansa nada.
    Então dá pra imaginar que era no máximo tão pesada quanto, sei lá, roupas de inverno pesadas. Não chegava a 20 quilos com certeza. :mrgreen:

    Desculpe por não poder responder com precisão :|
     
  3. Stein

    Stein Usuário

    É que eu estava querendo calcular quanto valia o mithril partindo do princípio que o Gandalf nessa citação não havia utilizado uma metáfora. Tenho alguns dados à meu favor:

    40 léguas = 192 km
    50 léguas = 240 km

    Superfície aproximada do Condado: ~46 mil km2

    Para isso precisaria para estimar o valor do Condado dados sobre quanto valeria por hectare a propriade rural inglesa do final do século XIX ao início do século XX ( já que aqui está a inspiração do Condado )

    Outra coisa que deve ser levada em consideração: o valor do corselete está muito mais ligado ao artesanato dos ferreiros anões de Moria do que ao valor do material em si; para ilustrar, um brinco de ouro simples vale em média 20% a mais do que o valor do metal.

    Imagine quanto valeria um corselete dos melhores artesãos :roll: ... 600% a mais do valor?

    Sobre o peso, à partir de material do Dungeons&Dragons estimei que ele pesaria ~2.8 kg. Mas ainda acho isso muito.
     
  4. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    8O

    Eu só faço esse tipo de coisa com meu cenário de campanha favorito... nem sou tão fã da Terra-média assim, depois de ver isso! :mrgreen:

    Desencana de se basear em RPG :mrgreen:
    2.8kg é o peso de uma jaqueta pesada. Aceitável para um colete de metal levíssimo, etc.

    Cara, uma cota de malha normal, só camisa de manga curta, pesa 20kg.

    E dá pra usar numa boa todo dia, desde que você tenha horas de sono sem ela.

    :)

    (eu já usei cota de malha :P
     
  5. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    eu tb usei uma...hehehe pesaaada...

    bom... como vc bem disse...uma cota de malha normal...lembremos que aquela era de Mithril, e do tamanho que um hobbit pudesse usar... eu diria que não mais de 8 kilos ...no mááááximo
     
  6. Fory

    Fory Usuário

    Há algumas citações quanto ao valor alto do mithril, mas nada preciso, mas é informado O PORQUE de ser tão caro, pois mitrhil é raro (só existe em Moria) e a muito tempo ninguém conseguia minerar o mithril (ou a prata pura), pois ninguém conseguia entrar em Moria.
    Mithril era um material extremamente leve, porém mais resistente que o aço, moldável como cobre, porém belo, pois não perdia seu brilho, não escurecia ou turvava.
    Por isso seria tão nobre e cara.

    Com certeza seria bem leve a cota de mithril, Bilbo pediu que frodo não tirasse nem quando estava dormindo.
    Porém por mais leve que seja (não importa o peso exato), seria meio desonfortável usar enquanto dormia.
    Quanto ao peso, quando Bilbo dá a Frodo, é mensionado algo como: "Bilbo pegou um pacote pequeno, porém pesado apesar do tamanho", ou algo assim, por isso seria pesado. Mas Bilbo diz que parece bem mais leve depois de vestir.

    Quanto ao tamanho, essa cota foi feita para Anões, ou seja, um pouco maior, o que aumentaria o desconforto de Frodo ao usá-la.

    Att

    Foryaránon, o Viajante
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  7. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    :stop: :nope:

    Também havia mithril em Númenor. Tanto que havia um rei que assumiu o nome de Tar-Telemmaitë (mãos de prata), que tinha uma imensa ganância por mithril.

    :wink:

    Ué, eu consigo dormir com sobretudos pesadões. Não dá desconforto.
    Quanto à citação do "pesado apesar do tamanho", imagine um pacote do tamanha de uma camiseta dobrada pesando 4 kg. É considerável.

    Acho que o fato de ser mais larga não aumenta o desconforto também. A menos que fosse uma cueca :lol:

    Como um ps, For, porque você não coloca essa assinatura no seu
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , pra evitar ter que digitá-la ou dar Ctrl+c ctr+v toda vez? :mrgreen:
     
  8. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Espera um pouco... que eu me lembre, não tinha Mithril em Númenor... Esse rei ficou conhecido por cobiçar o Mithril... mas... acho que ele mandava os homens que iam até a terra média trazer para ele... se tivesse Mithril em Númenor, não faria tanto sentido as navegações dos Númenorianos nesse período... ele com certeza iria investir muito mais na mineração da ilha do que na construção de navios...
     
  9. Fory

    Fory Usuário

    Já que mensionou (OFF-TOPIC), eu já coloquei a maledeta assinatura no perfil, cáspita!
    Porém ela não aparece em minhas mensagens de jeito algum....
    Agora mesmo, está marcado para inserir minha assinatura, mas ela não vai aparecer. (A não ser por um milagre de Eru!)

    Mas vou fuçar mais um pouco no perfil...

    PS.: Viu?
     
  10. Gildor

    Gildor Usuário

    O que a Enciclopedia de Arda diz sobre o Mithril:

    Also called 'truesilver', and many other names besides; the remarkable metal that the Dwarves discovered in the mines of Khazad-dûm. It was supple and easy to work, and could be polished to shimmer like silver that never tarnished, and it was as strong as steel. In Middle-earth, mithril was found nowhere but the Dwarf-mines of Khazad-dûm, though there are indications that it was also found in Númenor and in Aman.

    :wink:
     
  11. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Gildor... então, será que não faria sentido esse rei desviar os recursos investidos para a navegação (construção de barcos, portos, etc) para investir na mineração de Númenor?
     
  12. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    :think:

    Provavelmente é o tamanho do banner. Bota no padrão 468 x 60 e pede pros admins reabilitarem a sig que tá tudo ok, acho. :|
     
  13. Gildor

    Gildor Usuário

    Não estou lembrado exatamente que rei é esse, mas tenho certeza que a navegação numenoreana não se iniciou com ele. A intenção por trás da "marinha" deles não era somente financeira, nem a economia deles estava baseada apenas em Mithril.
     
  14. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Tar-Telemmaitë veio depois de Tar-Ciryatan e Tar-Atanamir, "os grandes reis do mar". Embora a marinha sempre tenha tido um grande destaque em Númenor depois de Tar-Aldarion, etc., eles não viviam só do mar, como bem disse o Gildor.

    :mrgreen:

    EDITADO: Olha o ue prova que tinha mithril em Númenor (extraído do Unfinished Tales, pg 284, nota 31)

    For that metal was found in Númenor. [Author's note.] – In "The Line of Elros" (p.232) Tar-Telemmaitë, the fifteenth Ruler of Númenor, is said to have been called so (i.e. "silver-handed") because of his love of silver, "and he bade his servants to seek ever for mithril." But Gandalf said that mithril was found in Moria "alone in the world" (The Fellowship of the Ring II 4).
     
  15. Stein

    Stein Usuário

    Minha intenção não era para utilizar para RPG, era só curiosidade própria :wink:

    Eu fiz as contas me baseando no chainshirt e reduzindo o peso levando em conta que foi projetado para um indivíduo pequeno ( bem... na realidade foi para um anão ) e que o material era leve.

    Outra possibilidade que tenho é utilizar recursos extra-livros, pegar meu DVD e ir na bendita cena em Rivendell para usar o olhômetro e ver se consigo estimar o peso.

    Ótimo! Localizarei tal citação imediatamente! Isso pode dar algumas pistas.
     
  16. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Eu acho q, com Númenor afundada, Aman fora do mundo e Moria ocupada por Orcs, o Mithril deveria custar qto fosse cobrado. Tornou-se algo sem preço.

    Já o peso, eu acho q o colete deveria ter o peso d uma jaqueta forrada (aquelas d neve), no maximo.
     
  17. Andiara

    Andiara Usuário

    concordo plenamnete oque me põe a pensar sobre o presente dos anões e Erebor p/ o rei Elessar (Portões de mithril 8O )
    quanto ao peso... considerando tudo oque Frodo faz com o tal colete... devia ser bem leve mesmo chegando perto dos 3 kilos eu suponho
    (Off topico) Gildor eu sei que é p/ dar melhor precisão nas respostas mas resposta só em inglês é bem complicada de se lidar e fica na curiosidade(/off topico)
     
  18. Doom

    Doom Usuário

    Agora que ja especularam sobre o preço, vamos falar da resistencia dele, no livro fala-se de frodo recebendo um golpe de lança forte de um orc e saido com ferimentos minimos, flechas ricocheteiam em seu colete, e Gimli comenta que todas as flechas seriam inuteis contra o colete, qual sera a reistencia dele?
     
  19. Fory

    Fory Usuário

    Em SdA o mithrill é descrito com uma resistência muito maior que o aço, porém maleável como o cobre, e podia ser polido como o vidro.
     
  20. Leir

    Leir Quem é vivo, né...

    Sempre imaginei o colete com o Peso de uma camisa...
    Ou um pouquinho mais pesado....nada que chegue a um kilo....
    Quanto a resistencia:

    Acho que ele não é tããããão resistente assim.N creio que nenhuma flecha o eprfure ou nenhukma lança o rache.É resistencia pra caramba,sim,mas nao e algo "inquebravel",hauhahuauhauhauha!
     

Compartilhar