• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dualidades: Aragorn X Passolargo & Gollum X Smeagol

Eldarion

Usuário
O que vcs acham da dupla personalidade desses dois personagens??? A pessoas que gostam mais do passolargo do que do aragorn. O quanto a "briga" gollum X Smeagol interferiu na historia? comentem essas e outras interessantes questoes sobre as duplas personalidades..

PS: Seria interessante que antes de responder, todos dessem uma olhada nos seguintes topicos:

- "O carisma de Aragorn e impressões finais e mais"
- "Nao Falem mal do Aragorn "

Essa discussao começou nestes dois topicos e la ja tem algums opnioes interessantes.

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
Bem,

A dualidade de gollum nada mais é ( na minha opiniao ) que uma atitude de sua cabeça insana mesmo, pra mim so loucura ( super engraçado ).
Mas já a de Elessar, eu diria q é um pouco mais complexo. Se vc fosse um cidadão sabendo de sua importancia ainda naum revelada para a sociedade e tivesse naquele momento uma missao de guiar alguns hobbits, nada mais. Vc se comportaria como um rei autoritario e bossal, ou chegaria mais carismatico afim de conquistar a amizade dos pobres Pequenos?
O q eu quis dizer é o seguinte, no caso de aragorn, num existe realmente uma dualidade de seu personagem assim como gollum, existe sim uma mudança de comportamento adequada à situacao em q ele se encontrava!
Pra mim a melhor passagem de SdA é ele saltando do barco perto dos muros de minas tirith no meio da guerra... quer cena mais emocionante q essa? ali sim... ele se comportou como um rei!


O Herdeiro de Isildir
 
Primeiramente gostaria de deixar registrado que o Gollum é o antagonista que eu mais gostei no livro.

Gollum x Smeagol : eu vejo a coisa de duas maneiras:

1) Bem pode ser que Gollum seja a personalidade que o um anel queria que Smeagol tivesse, e Smeagol foi a personalidade dominante por bastante tempo, até ele sucumbir completamente ao poder do anel. Nos livros nos temos passagens que mostram um Gollum (um pouco mais humano) e outras que mostram um Gollum um pouco mais perverso.

2) poderia ser um mecanismo de fuga, ou um mecanismo pra fugir da solidão a criação da segunda personalidade. Já que ele viveu por muito tempo sozinho embaixo da montanha.



A dualidade PassolargoxAragorn

Passolargo era visto como um caminhante sem nenhuma importancia. Era conhecido como um guardião apesar do povão não ter ideia do que seja um guardião ou de sua importancia para a segurança do mundo.

E Aragorn era a pessoa real que estava por trás desse apelido. Era uma pessoa integra, solitária, justa e bondosa.

Essa dualidade pode ser vista como um embate entre a "pessoa" e "como ela é vista"


------------------------
Leandro Taddeo
 
outra dualidade interessante na obra do Tolkien é o caso do Beren e Luthien e do Aragorn e Arwen......é quase igual...........

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Muito bem lembrado Sky, principalmente se levarmos em consideracao que a Arwen era confundida com a linda Tinuviel.

------------------------
Leandro Taddeo
 
Essa historia é mostrada no silmarillion, certo?? ainda naum li e naum posso falar. o silmarilion é bom? cmo vcs o comparariam com o sda? (desculpas por fugir do assunto, mas to curioso)

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx
 
O Silmarillion é uma coletânea dos contos de Tolkien sobre a criação do mundo e as primeiras eras de Arda (antes da guerra do anel)
Conta como surgiram os elfos, anões e homens, conta quem eram os Valar e os Maiar e conta sobre inúmeras guerras que ocorreram nos dias antigos. As minhas histórias preferiadas são a de Beren e Luthien e principalmente a história de Turin Turambar.



Glaurung, o urulóki
 
Como sou apaixonado por Númenor, a minha parte preferida do Silmarillion é o Akallabêth....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
A história de númenor com certeza é uma das melhores. Mas ainda assim a minha favorita continua sendo a história do amaldiçoado Turin Turambar....hehehehe

Glaurung, o urulóki
 
quote:
Essa historia é mostrada no silmarillion, certo?? ainda naum li e naum posso falar. o silmarilion é bom? cmo vcs o comparariam com o sda? (desculpas por fugir do assunto, mas to curioso)

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx


O Silmarillion é muito bom, pois amplia seus horizontes de conhecimento sobre o mundo, a mistica e sobre a origem dos personagens! Eu recomendo que apos ler Silmarillion, vc releia o hobbit e a saga de LOR.

Se vc quiser ver um local onde existe a citação que Arwen era confundia com Luthien, ou Tinuviel, Esta nos Apendices do 3 livro LOR. No capítulo entitulado: Sobre Aragorn e Arwen.

------------------------
Leandro Taddeo
 
(Off-Topic)
Por partes, como diria Jack:
Skywalker, no Contos Inacabados, tem muita informação sobre Númenor, inclusive um mapa da ilha.
Agora, não vejo relação nenhuma entre Beren/Luthien e Aragorn/Arwen.
Beren, pra mim, foi o cara mais fodão de todos. Aragorn precisaria comer muito feijão (ou lembas) para chegar aos pés de Beren.
 
quote:
(Off-Topic)
Por partes, como diria Jack:
Skywalker, no Contos Inacabados, tem muita informação sobre Númenor, inclusive um mapa da ilha.
Agora, não vejo relação nenhuma entre Beren/Luthien e Aragorn/Arwen.
Beren, pra mim, foi o cara mais fodão de todos. Aragorn precisaria comer muito feijão (ou lembas) para chegar aos pés de Beren.





Olha cara, pra mim existe uma relação muito grande entre eles... olha só:

O Aragorn e o Beren são humanos.
A Arwen e a Luthien são elfas.
Os pais da Arwen e da Luthien dizem que os seus pretendentes só serão merecedores de suas filhas se cumprirem uma grande demanda (no caso do Beren, trazer uma Silmaril, e a do Aragorn eu vou ficar devendo, pq estou sem o meu livro 3 aqui...)

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Mas isso é normal!!
Não dá nem pra comparar a sacanagem que o pai da Luthien (nâo me lembro o nome) fez com Beren com o tratamento dado ao Aragorn pelo Elrond...
O fato de serem humanos e casarem-se com elfos nada representa.
Alias, Tolkien escreveu a Balada de Beren e Luthien para ele e a esposa...não acho que queria repetir isso em uma outra historia.
 
quote:
Mas isso é normal!!
Não dá nem pra comparar a sacanagem que o pai da Luthien (nâo me lembro o nome) fez com Beren com o tratamento dado ao Aragorn pelo Elrond...
O fato de serem humanos e casarem-se com elfos nada representa.
Alias, Tolkien escreveu a Balada de Beren e Luthien para ele e a esposa...não acho que queria repetir isso em uma outra historia.


Poizé meu caro, mas as semelhanças não param por aí não. Acontece que Arwen e Luthien
foram as únicas elfas que se tornaram "humanas". Ou seja, abriram mão de sua "pseudo-vida-eterna-élfica" para poderem seguir seus "amores" no destino concedido somente aos humanos. Nenhum outro elfo pode fazer esta escolha.

Glaurung, o urulóki
 
quote:
Poizé meu caro, mas as semelhanças não param por aí não. Acontece que Arwen e Luthien
foram as únicas elfas que se tornaram "humanas". Ou seja, abriram mão de sua "pseudo-vida-eterna-élfica" para poderem seguir seus "amores" no destino concedido somente aos humanos. Nenhum outro elfo pode fazer esta escolha.

Glaurung, o urulóki




Bem se vc so levar em conta os elfos do sexo feminino, pois Elrond e seu irmão tb tiveram a aportunidade de escolher.

------------------------
Leandro Taddeo
 
Re: Dualidades: Aragorn X Passolargo & Gollum X Smeago

Não acho que haja dualidade entre Aragorn e Passolargo não, e sim foi apenas uma identidade que ele usou para ocultar a sua verdadeira de herdeiro do trono dos homens, e não que haja dupla personalidade ...
No caso Smeagol X Gollun, acho que era na verdade uma luta entre a consciência uma atormentada dele, onde uma parte se sentia culpada e ainda preservava o hobbit que ele era e a outra só pensava em obter o anel de volta e para isso era capaz de tudo.
 
Re: Dualidades: Aragorn X Passolargo & Gollum X Smeago

Não acho que haja dualidade entre Aragorn e Passolargo não, e sim foi apenas uma identidade que ele usou para ocultar a sua verdadeira de herdeiro do trono dos homens, e não que haja dupla personalidade ...
No caso Smeagol X Gollun, acho que era na verdade uma luta entre a consciência uma atormentada dele, onde uma parte se sentia culpada e ainda preservava o hobbit que ele era e a outra só pensava em obter o anel de volta e para isso era capaz de tudo.


Concordo plenamente, na minha opnião também acho que naum havia dualidade entre Aragorn e Passolargo.
E no Caso do Smeagol X Gollun, era sim verdade uma luta entre a consciencia atormentada dele!!!:yep:
 
como disseram acima, não há dualidade entre as personalidades de Aragorn, inclusive, dá pra acompanhar um "apredizado" se posso usar essa palavra, nele, com o passar do tempo foi se tornando mais proximo de rei, e menos guardião.
Já o smeagol, e um caso de dupla personalidade, uma dele mesmo, outro do smeagol dominado pelo anel.
 
Sobre Aragorn: No começo do SdA ,Passolargo parece ser um homem misterioso,sombrio:think:.Mas Aragorn ja parece ser um principe etc...


Sobre Smeagol: 1)Parece que um lado é corrompido pelo Anel,e outro lado é mais humano.

2)Concordo que pode ser uma artimanha para sofrer menos com a solidão.

3)Loucura e insanidade de sua mente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo