• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dualidades: Aragorn X Passolargo & Gollum X Smeagol

Gollum x Smeagol

Creio que entre Gollum x Smeagol há uma dupla personalidade sim e uma clara influência do anel nessa questão. Uma guerra que todos que possuíram a jóia acabaram tendo essa guerra interna - veja Bilbo como exemplo claro, houve também nele uma dupla personalidade quando o assunto foi o poder exercido do Um.

Aragorn x Strider

Creio que nesse caso não chega a ser uma dualidade, e sim uma espécie de postura sábia... não tem como um futuro rei não proclamado, com apenas alguns poucos sabendo de sua existência naqueles tempos obscuros andar com autoridade por entre vilas... Nota-se que ele apenas mostrava-se com uma 'postura de rei' em ocasiões especiais, não o tempo todo. Batalhas, na hora de tomar decisões em reuniões aí sim quem olhasse para Aragorn viria sua transformação de andarilho para um líder. No mais ele continha essa forma real mas ficava submersa numa linha de andarilho, que aos olhos desatentos não seria notada.
 
Acho que é bem como a Senhora de Lothlórien falou.

Gollum X Sméagol

Acredito que Sméagol, conforme o tempo foi passando, perdeu a noção da unidade do eu, aí sim virou duas pessoas distintas num corpo só. Ele se viciou no anel, e este provocou no Sméagol uma cisão entre as partes misturadas que amavam e odiavam o Um, até que esses sentimentos conflitantes se separassem definitivamente com características próprias e alternância no domínio do corpo em questão.

Vendo Sméagol como uma folha de papel, o Um meio que colocou o pró-Anel de um lado, o contra-Anel do outro e cortou a folha ao meio, acreditando na fraqueza da "parte boa" daquele ser. Sméagol e Gollum eram realmente pessoas diferentes, ao contrário de...

Aragorn X Passolargo

Eu vejo esta diferença mais como uma questão de postura do que qualquer outra coisa, e me cito como exemplo. Falar com a Pati, a Pim, informalmente, é uma coisa, agora quando estou no hospital e "sou" a Drª Patricia tenho que ter (muito) mais cuidado com o que eu digo ou faço, porque lá sou referência de conhecimento, opinião e atenção. O mesmo acontece com Aragorn... Enquanto ainda é só mais um ranger da região, ele tem toda autonomia pra fazer o que quiser, como quiser e se quiser. Depois de se revelar o Herdeiro do trono de Gondor ele virou referência, e tem o apelo moral em fazer jus ao título.
 
DUPLA PERSONALIDADE DE ARAGORN/PASSOLARGO??? :eek:

como assim?? isso é apenas modode chmar o cara em diferentes lugares e povoados... NÃO HÁ DUPLA PERSONALIDADE EM ARAGORN/PASSOLARGO!!!! :no:

já Gollum/Sméagol é uma dualidade muito interessante.... ambas lutando dentro dele mesmo para ter o controle do corpo e da mente... o lado Sméagol: bonssinho, carente, amigo, prestativo, etc...
e o lado Gollum: asqueroso, carrasco, traidor, vil, etc...

sua dupla personalidade influenciou muito na história, quando Frodo soltou a corda élfica do pescoço de Smégol... quando Gollum incriminou Sam, fazendo com que Frodo o culpasse também, o que fez crescer a chama da vingança de Sam e o desejo de se redimir com seu mestre, mesmo ele não tendo culpa, mas foi atrás e salvou o viadinho do Frodo das garras de Shelob com o frasco de Galadriel...
enfim, Gollum/Sméagol são peças importantíssimas no desenrolar da história...:yep:
 
DUPLA PERSONALIDADE DE ARAGORN/PASSOLARGO??? :eek:

como assim?? isso é apenas modode chmar o cara em diferentes lugares e povoados... NÃO HÁ DUPLA PERSONALIDADE EM ARAGORN/PASSOLARGO!!!! :no:


Ao se falar em dupla personalidade, pensamos logo em Smeágol x Gollun; ali vejo sim um caso de contradições na personalidade.

Não acho que a expressão 'dupla personalidade' seja a certa para se aplicar a Aragorn. Onde era chamado de Passolargo, as pessoas não conheciam seu verdadeiro nome, e/ou linhagem; na verdade, não conheciam nada. Os que chamavam o chamavam de Aragorn, sabiam que sua linhagem era nobre, de reis.
 
Aragorn pra mim é muito mais um caso de "dupla identidade" do que de "dupla personalidade".

E não chega nem mesmo a ser um caso de "dupla identidade". É só falta de conhecimento sobre Aragorn de, por exemplo, os habitantes de Bri.
 
exatamente... podemos concluir que Aragorn, nem de longe, tem dupla personalidade... e sim é multi conhecido por diferentes nomes em diferentes lugares....
 
Sobre Aragorn vs Passolargo: Não é dupla personalidade. É quase como um "antes" e "depois", ele é um guardião esperando pela hora certa de assumir a posição que lhe é de direito. A diferença entre o Passolargo guardião e o Aragorn Rei é ocasional.
 
A não ser pela experiência, Aragorn, quando é coroado, é exatamente o mesmo dos tempos de guardião no Norte; ele não renuncia o nome que recebeu durante as suas andanças, tanto que ele nomeia a sua Casa de Telcontar, que é o equivalente em quenya para Passolargo.
 
Última edição:
Mas querendo ou não Aragorn tinha certa limitações sendo Passolargo, não podia ser a mesma pessoa sendo Passolargo ou Aragorn. Aí é como se ele tivesse duas identidades, a personalidade não muda, apenas a maneira de se posicionar perante os outros. Mas que confusão hein! :think:
 
mas dupla personalidade é bem diferente de dupla identidade... e Aragorn não é outra pessoa quando Passolargo, nem mesmo em caráter, ou melhor muito menos em caráter... ele sempre teve a mesma postura de Rei, austero e capaz... mas exercia funções diferentes como Guardião do Norte e depois como Rei... mas isso não muda seu jeito, habilidades, características, pensamentos, modo de agir, etc... apenas afetava seu "status" dentre os poderosos da TM, que passaram a lhe respeitar e ver com outros olhos depois que ele assumiu a coroa e talz...
 
Concordo com o zorba. Ele não tinha duas identidades, não agia como Passolargo uma hora e em Aragorn como outra. Agia do mesmo modo em Bri como agia em outros lugares do Norte. A diferença básica entre suas ações no Norte e depois como Rei de Gondor é que no Norte ele precisou esconder sua linhagem.

O que muda mais é a nossa visão sobre ele. Quando o encontramos pela primeira vez, em Bri, o vemos pela ótica dos habitantes de Bri: um simples andarilho, bem maltrapilho, por sinal, e muito misterioso. Quando chegamos a Valfenda, passamos a vê-lo como os moradores de Imladris: uma pessoa com grande majestade e sabedoria, mas cuja realeza foi tirada. Mas o que ele pensa, seu modo de agir, não mudou.
 
Eu odeio floodar...mas olhem um fato curioso: estamos em um dos tópicos mais antigos da história da Valinor!...hahahaha

Caramba...esse tópico é de, pasmem, 2001!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tem quase 10 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!! PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Aragorn naum tem dupla personalidade...ele eh o mesmo sempre. Acontece q ele naum fica dizendo quem ele realmente eh, pq pode atrapalhar nas suas missões...naum tem nada parecido com o Gollum..
Tem ateh uma parte no livro em q o Aragorn diz q ele sempre eh: Passolargo, Aragorn e ELessar...ele eh o rei e o guardião, o servo e o senhor.
 
No caso de Aragorn, não ha uma dupla personalidade. O que existe é apenas uma diferença quanto a postura tomada por ele. Mas seja ele conhecido como Passolargo, Argorn, Elessar ou qualquer outro nome, seu caráter, sua essência, seu 'eu' é sempre o mesmo, não muda em momento algum.
Já Sméagol, tem um grave crise de dupla personalidade. Gllum era seu lado controlado pelo poder do Anel e que faria de tudo para consegui-lo, até matar. Ele se tornava Sméagol quando conseguia se controlar, se libertar por um momento da influencia do Um e se dar conta do que estava fazendo ou do que tinha feito...
 
A respeito da dualidade de Aragorn e Passolargo, considero que, como muitos aqui disseram, não chega a ser completamente uma real dualidade, e sim uma diferenciação de postura perante o Guardião e o Rei. Não há uma profunda diferenciação de caráter ou personalidade entre os dois, e sim um padrão de comportamento que se modifica conforme o desenrolar da história e as decisões tomadas pelo personagem.
Por um lado, temos traços que permanecem iguais,como a bravura, honestidade e, pode-se dizer, o altruísmo. Por outro, a postura de ordenar e uma maior impressão de autoridade, que ele só mostra em alguns momentos da história antes de tomar sua decisão final de ir resgatar seu título.
Considero, pessoalmente, que o 'divisor de águas' do personagem é o momento em que ele olha pela Pedra de Orthanc, porque então ele toma a decisão final de se revelar ao Inimigo e assumir definitivamente seu posto. É a partir daí que ele estabelece sua posição para certo comando da Guerra, com o caminho das Sendas dos Mortos e todo o processo de mostrar que possui o direito ao trono de Gondor.
 
Na verdade eu acho que não existe dualidade no caso de Aragorn X Passolargo, pois Passolargo seria apenas um "apelido" que as pessoas deram a ele, já Aragorn é seu verdadeiro nome. Diferente do caso Gollum X Smeagol no qual realmente existe dualidade, dualidade na qual eu acredito que existe devido ao tempo que Smeagol ficou com o anel, gerando assim disturbios em sua mente, embora o desejo sobre o Um sempre acabe prevalecendo.
 
acho que se parar pra pensar, todos temos isso, vc se comporta de maneiras diferentes dependendo da influencia exterior que esta recebendo, podendo se tornar uma pessoa mais calma ou mais nervosa dependendo da situação, mas em alguns como no caso do smeagol/gollum é tão distinta uma da outra que se torna mais nítido, e quando ele sofria a influencia do anel sua personalidade mudava drasticamente

"Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas como custam caro!"
Groucho Marx

gostei dessa frase
 
Última edição:
Existem alguns pontos a se dividir nessa questão, primeiro existe a relação tempo/visão que seria uma definição destes personagens através do tempo e sob um ponto de vista especifico, como Laurelin disse:
Acho que nos dois casos eles foram intitulados por terceiros por assumirem característcas diferentes durante um tempo.
Para nós houve uma mudança com relação ao tempo, no começo existia Smeagol que após sofrer com a influência do Anel se tornou Gollum, e Passolargo que com o desenrolar da história foi assumindo cada vez mais o seu papel como rei Aragorn, o que para alguns pode causar certa confusão ao se pensar em dualidade, porém para eles próprios, ou seja, do ponto de vista deles não existe nenhuma dualidade, eles mudaram sim, mas não deixaram de ser quem são.
Como exemplo é bom ressaltar o que Gerbur falou:
Quero colocar mais uma dualidade: Gandalf/Andarilho.
Não há dualidade, o que existe é uma definição dada por terceiros e a pessoa que Gandalf realmente é. Agora, entre Gandalf o Cinzento e Gandalf o Branco há dualidade? Também não, as duas definições são a mesma pessoa, só que em tempos diferentes, com certas características novas agregadas, o mesmo ocorre com Passolargo/Aragorn e Smeagol/Gollum.

Mas é analisando Smeagol que o assunto fica interessante de verdade, sua condição mental é fascinante!
Antes de prosseguir eu preciso fazer uma separação que pra mim é importante, Smeagol e Gollum não são as duas partes dele, são apenas duas definições para a mesma pessoa, só que em tempos diferentes, o outro lado de Gollum é chamado de Precioso, e a personalidade do Precioso chama Gollum de Smeagol, deixando claro que Gollum é uma mera definição de terceiros...

Achei interessante a explicação da Lakshmi:
A sombra não seria algo consciente, não escolhemos a nossa sombra, ou a forma que ela terá. A sombra é todo o potencial negativo existente em nós, seria o centro de tudo que foi reprimido da consciência pelos tabus da sociedade.
A concepção de Jung da sombra para o caso de Smeagol parece bater, só que na minha visão Smeagol seria a sombra, como Dona Kell já havia dito:
(Se bem que Smeagol, com sua fraqueza de caráter, parece mais ser a "sombra branca" de Gollum. Digo... parece que a parte consciente é má, e a inconsciente é a boa.)

Desde quando Smeagol encontrou o Anel sua personalidade começou a se alterar por influência deste, com o passar dos anos em reclusão, seja por falta de sanidade ou por conflitos de seu ego com a sociedade, uma outra personalidade surge: o Precioso; ele é o próprio Anel conversando com Smeagol, é uma identidade que o protege e faz companhia, é de certa forma sua alma gêmea, é parte de sua vida.
Gollum nada mais é do que Smeagol em união com o Anel, é um ser com dupla personalidade: Smeagol e Precioso.
Talvez tecnicamente o termo "dupla personalidade" não se encaixe, Gollum tem noção que ele é dois ao mesmo tempo, é Smeagol e o Anel formando um, se bem que em "Eu, eu mesmo e Irene" a outra personalidade do personagem de Jim Carrey tem pleno conhecimento do que sua primeira persona faz, não sei se também é válido para a forma que Gollum existe, mas em conceitos leigos é fato que a dualidade se aplica ao Gollum.

Para a história é interessante notar que o Precioso (que seria o próprio Anel) foi quem causou sua própria destruição, em meio a tanta cobiça foi a sua influência maligna que, em vez de servir ao retorno de Sauron, serviu para seu fim.
 
Última edição:
Acho que é bem como a Senhora de Lothlórien falou.

Gollum X Sméagol

Acredito que Sméagol, conforme o tempo foi passando, perdeu a noção da unidade do eu, aí sim virou duas pessoas distintas num corpo só. Ele se viciou no anel, e este provocou no Sméagol uma cisão entre as partes misturadas que amavam e odiavam o Um, até que esses sentimentos conflitantes se separassem definitivamente com características próprias e alternância no domínio do corpo em questão.

Vendo Sméagol como uma folha de papel, o Um meio que colocou o pró-Anel de um lado, o contra-Anel do outro e cortou a folha ao meio, acreditando na fraqueza da "parte boa" daquele ser. Sméagol e Gollum eram realmente pessoas diferentes

Passolargo que com o desenrolar da história foi assumindo cada vez mais o seu papel como rei Aragorn, o que para alguns pode causar certa confusão ao se pensar em dualidade, porém para eles próprios, ou seja, do ponto de vista deles não existe nenhuma dualidade, eles mudaram sim, mas não deixaram de ser quem são.

Particularmente o caso que me chama mais a atenção por ser uma coisa psicologica e ter tambem a influência do anel. A situação dele é toda muito ampla enquanto a de Aragorn ou Passolargo (como quiserem) acho que como o Siker disse, foi um papel que ele foi assumindo com o passar do tempo, assim como o Nerd do ensino médio que vai se transformando quando entra na faculdade ou algo assim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo