• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dualidades: Aragorn X Passolargo & Gollum X Smeagol

Acho que daria para fazer uma certa comparação Aragorn X Passolargo sim.

Concordo que Passolargo tem uma aura muito mais misteriosa que Aragorn, isso pode ser visto claramente no começo da Sociedade do Anel (talvez seja porque não conhecíamos bem o personagem ainda, mas enfim...).

No começo da história temos um Passolargo mais quieto, na dele, talvez até com medo de aceitar seu destino como Aragorn. Aos poucos percebemos a evolução, como o Roger disse, do guardião Passolargo ao rei dos homens Aragons, que aceitou seu destino de ser rei e ajudou na derrota de Sauron, coisa que provavelmente Passolargo não faria.

No final da história o personagem já se mostra com uma maior nobreza mesmo, imponente, e não como se mostrava em Bri.

Enfim, seu caráter, postura e atitudes mudaram, mas não é que ele tenha uma dupla personalidade como Sméagol/Gollum. Porém, percebo meio que dois Aragorns no decorrer da história, o Guardião e o Rei.
 
O disturbio de dupla personalidade é uma fragmentação psíquica devido muitas vezes a um grande trauma, onde o eu (ego) da pessoa fica divido. Há probabilidade então de não apenas duas personalidades, mas de várias, dependendo claro de cada caso.
Uma personalidade não tem nenhum conhecimento da outra e o que a pessoa pode relatar é que há periodos de esquecimento, de desmaio, onde então sua outra personalidade assume o comando...

Eu formulo minha opinião baseada nisso.

Em nenhum dos casos, nem de Aragorn x Passolargo, nem Smégol x Gollun são duplas personalidades.

No caso de Aragorn e Passolargo creio que seja uma mudança de caráter.
Ele estava exilado de seu reino por opção. Resolveu ir em busca de outras coisas e passou a agir como um errante. Assim as pessoas o intitulavam de Passolargo, por ele agir como um guardião, um errante. Diferente de como ele agia quando admitia ser o herdeiro do trono de Gondor.
Ele não tinha dupla personalidade só mudou de caráter, mas sua identidade não mudou.

No caso de Smégol, ele foi tomado por esse nome depois que virou aquela criatura, pois seu nome era Sméagol, e isso não mudou. Apesar de ele ter essas confusões entre seus dois eus, acho que era o Anel se apossando dele e o outro era ele em sua consciência. Ele, também, mudou de caráter, mas não de identidade.

Acho que nos dois casos eles foram intitulados por terceiros por assumirem característcas diferentes durante um tempo.
Aragor voltou a ter idéia de que era rei de Gondor, e Sméagol sucumbiu definitivamente ao anel.
 
Última edição:
Eu formulo minha opinião baseada nisso.

Em nenhum dos casos, nem de Aragorn x Passolargo, nem Smégol x Gollun são duplas personalidades.

No caso de Aragorn e Passolargo creio que seja uma mudança de caráter.
Ele estava exilado de seu reino por opção. Resolveu ir em busca de outras coisas e passou a agir como um errante. Assim as pessoas o intitulavam de Passolargo, por ele agir como um guardião, um errante. Diferente de como ele agia quando admitia ser o herdeiro do trono de Gondor.
Ele não tinha dupla personalidade só mudou de caráter, mas sua identidade não mudou.

No caso de Smégol, ele foi tomado por esse nome depois que virou aquela criatura, pois seu nome era Sméagol, e isso não mudou. Apesar de ele ter essas confusões entre seus dois eus, acho que era o Anel se apossando dele e o outro era ele em sua consciência. Ele, também, mudou de caráter, mas não de identidade.

Acho que nos dois casos eles foram intitulados por terceiros por assumirem característcas diferentes durante um tempo.
Aragor voltou a ter idéia de que era rei de Gondor, e Sméagol sucumbiu definitivamente ao anel.

Eu concordo e discordo, concordo que não havia dualidade entre Aragorn e Passolargo, mas discordo que não havia entre Gollum e Sméagol, acho que havia sim dualidade entre Gollum e Sméagol, tudo, é claro, por causa do Anel!!! :yep:
 
Bem, sobre Smeagol/Gollum, nem vou comentar, ele é no mínimo um dos personagens mais interessantes da Guerra do Anel.

QUanto a Aragorn/Passolargo, essa "dualidade" dele é comentada pelo próprio professor de uma forma muito bacana quando a comitiva passa pelos Argonath. Quem ta com os livros dá uma relida nesse momento, quando Passolargo entra em Gondor ele se torna Aragorn, muito interessante, bonito e bem escrito.

Quero colocar mais uma dualidade: Gandalf/Andarilho.

Estou relendo O SDA, ainda estou no primeiro capítulo "Uma festa muito esperada", uma coisa bacana é como os hobbits vêem Gandalf, como um andarilho, um mágico de truques baratos, que fabrica fogos de artifício e arruma e traz encrenca. É interessantíssimo, nem de longe os hobbits vêm Gandalf como ele de fato é ou mesmo de uma forma positiva. Só as crianças gostam do mago, todos os outros olham feio para ele. É muito bacana, eu comecei a pensar e notei que de fato, para os hobbits, tudo o que Gandalf poderia representar seria um andarilho mesmo, um mago de festa qualquer e sem importância. Mas para nós que conhecemos toda a história temos ais clara na mente a imagem de Gandalf, o branco, muito poderoso e sábio. Interessantíssimo essas dualidades não? Como um ser muito poderoso pode ser visto como um mendigo qualquer. Bem semelhante nesse ponto com a dualidade Aragorn/Passolargo.
 
Creio que em Aragorn não acontecia dualidade, Passolargo era apenas um dos seus outros nomes, conforme cada região que andava lhe chamava, em Bri lhe chamavam assim.

Sobre Sméagol, não há como negar a dualidade, devido tanto tempo que passou sozinho com o seu precioso; Gollum era sua compania, foi lhe dado este nome devido o barulho que faz (com se fosse uma tosse).
Sméagol era seu nome desde antes conhecer o Anel, Gollum é a criatura que se transformou devido a maldição do Um.

Agora, sobre a melhor história do Silmarillion, particularmente gosto das primeiras do livro, onde é narrado a criação de Eä.
 
Hmmmm, acho que são dois casos bem diferentes.... :think:

No caso de Aragorn X Passolargo, acho que é mais uma questão de alterego mesmo, uma personalidade diferente. Não é um caso de dupla personalidade, mas o modo como ele age é diferente, ele tem uma aura mais misteriosa (como já foi dito aqui.) Seria algo como Bruce Wayne e Batman.

Alter ego ou alterego (do latim alter = outro ego = eu) pode ser entendido literalmente como outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa. O termo é comumente utilizado em análises literárias para indicar uma identidade secreta de algum personagem ou para identificar um personagem como sendo a expressão da personalidade do próprio autor de forma geralmente não declarada. Para a psicologia, o alterego é um outro eu inconsciente.

Já no caso do Gollum X Smeagol, não acredito que seja uma questão de alterego, pois há uma comunicação entre as duas personalidades, há uma independência entre elas.... Acho que tem um pouco a ver com a idéia de Sombra de Jung (tá aqui em outro post).

A Sombra representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos. Em sonhos, a Sombra freqüentemente aparece como um animal, um anão, um vagabundo ou qualquer outra figura de categoria mais baixa.

A Sombra é mais perigosa quando não é reconhecida pelo seu portador. Neste caso, o indivíduo tende a projetar suas qualidades indesejáveis em outros ou a deixar-se dominar pela Sombra sem o perceber. (Dominação de Smeagol por Gollum, IMO) Quanto mais o material da Sombra tornar-se consciente, menos ele pode dominar. Entretanto, a Sombra é uma parte integral de nossa natureza e nunca pode ser simplesmente eliminada. Uma pessoa sem Sombra não é uma pessoa completa, mas uma caricatura bidimensional que rejeita a mescla do bom e do mal e a ambivalência presentes em todos nós.

Lidar com a Sombra é um processo que dura a vida inteira, quando acreditamos que conseguimos compreendê-la, ela aparece de uma nova forma.
 
Hmmmm, acho que são dois casos bem diferentes.... :think:

No caso de Aragorn X Passolargo, acho que é mais uma questão de alterego mesmo, uma personalidade diferente. Não é um caso de dupla personalidade, mas o modo como ele age é diferente, ele tem uma aura mais misteriosa (como já foi dito aqui.) Seria algo como Bruce Wayne e Batman.
Concordo, acredito que as diferenças entre Passolargo e Aragorn não eram tantas, mas perceptíveis. Pelo menos não em se tratando de caráter, mas sim no modo de agir.

Já no caso do Gollum X Smeagol, não acredito que seja uma questão de alterego, pois há uma comunicação entre as duas personalidades, há uma independência entre elas.... Acho que tem um pouco a ver com a idéia de Sombra de Jung (tá aqui em outro post).


Um pergunta: no caso de Gollum/Smeagol serem associados a teoria da Sombra de Jung a forma que ele atribui a Smeagol quer dizer ele se sente tão inferior a ponto de imaginar um ser com a sua forma e não com outra?
Não digo um hobbit, porque ele odiava hobbits, um em especial. Mas, Smeagol poderia ter outra forma. E depois de ler algumas coisas, acabei descartando a hipótese de dupla personalidade...
 
Quero colocar mais uma dualidade: Gandalf/Andarilho.

Estou relendo O SDA, ainda estou no primeiro capítulo "Uma festa muito esperada", uma coisa bacana é como os hobbits vêem Gandalf, como um andarilho, um mágico de truques baratos, que fabrica fogos de artifício e arruma e traz encrenca. É interessantíssimo, nem de longe os hobbits vêm Gandalf como ele de fato é ou mesmo de uma forma positiva. Só as crianças gostam do mago, todos os outros olham feio para ele. É muito bacana, eu comecei a pensar e notei que de fato, para os hobbits, tudo o que Gandalf poderia representar seria um andarilho mesmo, um mago de festa qualquer e sem importância. Mas para nós que conhecemos toda a história temos ais clara na mente a imagem de Gandalf, o branco, muito poderoso e sábio. Interessantíssimo essas dualidades não? Como um ser muito poderoso pode ser visto como um mendigo qualquer. Bem semelhante nesse ponto com a dualidade Aragorn/Passolargo.

Cara, achei muito bacana esse sua colocação sobre Gandalf, dele ser encarado como um andarilho de truques baratos! Mas Gandalf de fato se apresentava como um andarilho, um conselheiro, que vagava pelos reinos da Terra-média. É interessante que poucos sabem sobre seus verdadeiros poderes. É bem parecida mesmo com a dualidade Aragorn/Passolargo. Ambos, apesar de esconderem seu verdadeiro eu (digamos assim) seja lá por qual motivo for, acabam se revelando em prol da vitória sobre Sauron!
 
Concordo plenamente, na minha opnião também acho que naum havia dualidade entre Aragorn e Passolargo.
E no Caso do Smeagol X Gollun, era sim verdade uma luta entre a consciencia atormentada dele!!!:yep:

Eu também acho que não existia dualidade no Aragorn, mesmo tendo lido todos os posts continuo não vendo dualidades.
No caso Smeágol/Golum é como foi citado. Ele é mais voltado por uma luta de consiencia mesmo.
 
Essa questão, em minha opinião, está ligada a situação que os mesmos se encontram.
Passolargo é um ser misterioso, com um ar sombrio,sorrateiro, caminhante de florestar, que consegue passar despercebido e não deixa rastros. Aragorn é Passolargo quando está em alguma missão como guardião, o que se encanixa bem com os quesitos necessários citados acima. Um simples guardião.
Aragorn é Filho de Aratorn, Herdeiro do Trono de Gondor. Aragorn é aquele que empunha sua espada com a força e com a ira de seus antepassados, é aquele que luta abertamente.

No caso de Smeágol e Gollum, até o momento que ele não está sob o efeito do Um, pra mim, ele é Smeagol, do povo pequeno, parente distante dos Hobbits. Quando ele faz a primeira vítima, seu amigo de pescaria, ele se transforma no que conhecemos como Gollum mesmos com suas brigas internas entre os dois, sempre foi Gollum, o servo mais devoto do Um, que falava mais alto.
 
Um pergunta: no caso de Gollum/Smeagol serem associados a teoria da Sombra de Jung a forma que ele atribui a Smeagol quer dizer ele se sente tão inferior a ponto de imaginar um ser com a sua forma e não com outra?
Não digo um hobbit, porque ele odiava hobbits, um em especial. Mas, Smeagol poderia ter outra forma. E depois de ler algumas coisas, acabei descartando a hipótese de dupla personalidade...
Não sei se entendi mto bem a sua pergunta, mas vou tentar te responder, tá?

Para Jung, nossa personalidade é constituída por algumas estruturas: ego, persona, sombra, anima/animus, self.

A sombra não seria algo consciente, não escolhemos a nossa sombra, ou a forma que ela terá. A sombra é todo o potencial negativo existente em nós, seria o centro de tudo que foi reprimido da consciência pelos tabus da sociedade.

Os nossos traços da Sombra são todos aqueles incompatíveis com a parte conhecida da nossa personalidade, características, pensamentos e sentimentos que não seriam tão bem aceitos pela sociedade. Seria quase o nosso Lado Negro. Assim, quanto menos conhecimento temos da Sombra, mais poder ela tem sobre nós mesmos...

Jung acreditava que para nos desenvolvermos plenamente como sujeitos, devemos ter o máximo conhecimento de todas as estruturas da nossa personalidade, a Sombra inclusive, para termos maior controle sobre ela.

Por isso o link com Smeagol e Gollum. O Gollum seria a Sombra de Smeagol, tudo oq ele considerava escuro e mesquinho, todos os seus piores traços que, de alguma forma, foram bloqueados do consciente. Entretanto, como Smeagol não tinha conhecimento sobre si mesmo, sua Persona não era forte o suficiente para mantê-la sob controle e por isso Gollum aparece com tanta frequencia, tomando controle sobre a personalidade.

É claro que isso é uma interpretação livre minha, ok? Acho os dois um exemplo bastante plausível dessa teoria... Espero que tenha deixado um pouquinho mais claro p/ vc. :D
 
Eu também acho que não existia dualidade no Aragorn, mesmo tendo lido todos os posts continuo não vendo dualidades.

A dualidade Aragorn/Passolargo que eu vejo, não é da mesma natureza da de Sméagol/Gollum. Essa dualidade está mais na forma de se comportarem, seria como se Passolargo fosse um "alter ego" de Aragorn, tal como Guilherme Thorikan disse em seu post:

Essa questão, em minha opinião, está ligada a situação que os mesmos se encontram.
Passolargo é um ser misterioso, com um ar sombrio,sorrateiro, caminhante de florestar, que consegue passar despercebido e não deixa rastros. Aragorn é Passolargo quando está em alguma missão como guardião, o que se encanixa bem com os quesitos necessários citados acima. Um simples guardião.
Aragorn é Filho de Aratorn, Herdeiro do Trono de Gondor. Aragorn é aquele que empunha sua espada com a força e com a ira de seus antepassados, é aquele que luta abertamente.
 
Pois é... assim como muita gente aqui, sou da opinião que há a dualidade "Sméagol/Gollum", mas não a "Aragorn/Passolargo ".

Percebo em Passolargo um Aragorn que oculta muitas de suas facetas, mas com uma intenção consciente... Mas essas características não são contraditórias... Trabalham em conjunto com um objetivo claro.


Já não é o caso de "Sméagol x Gollum", onde o lado mal (trazido a tona pelo poder do anel) sobrepuja o lado bom. Talvez, sem o anel, eles ficassem equivalentes - e se anulassem (assim percebi Smeagol como era antes). Parece que há um conflito de sombra x consciência.

(Se bem que Smeagol, com sua fraqueza de caráter, parece mais ser a "sombra branca" de Gollum. Digo... parece que a parte consciente é má, e a inconsciente é a boa.) :D
 
Não sei se entendi mto bem a sua pergunta, mas vou tentar te responder, tá?

Para Jung, nossa personalidade é constituída por algumas estruturas: ego, persona, sombra, anima/animus, self.

A sombra não seria algo consciente, não escolhemos a nossa sombra, ou a forma que ela terá. A sombra é todo o potencial negativo existente em nós, seria o centro de tudo que foi reprimido da consciência pelos tabus da sociedade.

Os nossos traços da Sombra são todos aqueles incompatíveis com a parte conhecida da nossa personalidade, características, pensamentos e sentimentos que não seriam tão bem aceitos pela sociedade. Seria quase o nosso Lado Negro. Assim, quanto menos conhecimento temos da Sombra, mais poder ela tem sobre nós mesmos...

Jung acreditava que para nos desenvolvermos plenamente como sujeitos, devemos ter o máximo conhecimento de todas as estruturas da nossa personalidade, a Sombra inclusive, para termos maior controle sobre ela.

Por isso o link com Smeagol e Gollum. O Gollum seria a Sombra de Smeagol, tudo oq ele considerava escuro e mesquinho, todos os seus piores traços que, de alguma forma, foram bloqueados do consciente. Entretanto, como Smeagol não tinha conhecimento sobre si mesmo, sua Persona não era forte o suficiente para mantê-la sob controle e por isso Gollum aparece com tanta frequencia, tomando controle sobre a personalidade.

É claro que isso é uma interpretação livre minha, ok? Acho os dois um exemplo bastante plausível dessa teoria... Espero que tenha deixado um pouquinho mais claro p/ vc. :D

É depois de reler a pergunta eu vi que eu fiz uma confusão danada :lol:
Mas sim, acredito que vc tenha conseguido responder, agora eu pude entender melhor sobre a Sombra de Jung =D
E ainda tá valendo, acredito que seja uma teoria interessante.
 
Sméagol sucumbiu ao Um Anel, então é importante perceber que Gollum, na verdade, é Sméagol.

Contudo, não creio que haja essa dualidade dita. Vamos a definição.

Dualismo, ou dualidade foi uma doutrina estabelecida por René Descartes e Christian von Wolff quem primeiro utilizou o conceito em sua concepção moderna, segundo o qual "é o sistema filosófico ou doutrina que admite, como explicação primeira do mundo e da vida, a existência de dois princípios, de duas substâncias ou duas realidades irredutíveis entre si, inconciliáveis, incapazes de síntese final ou de recíproca subordinação."

Não creio que haja essa dualidade dita, afirmo, porque não haviam duas realidades distintas, irredutíveis, absolutas. Havia um ser, íntegro outrora, que foi corrompido por forças maiores.

Gollum seria o alterego de Sméagol, criado pelo Anel. "Alterego? Então ele seria o Super-Herói de Sméagol?" No meu ponto de vista SIM. Porque Sméagol idolatra Gollum, apesar de ter consciência de que isso poderá causar-lhe problemas. Não vai contra nenhuma vez, e mostra um respeito anormal.

E aqui, no texto, há uma dualidade. Sméagol não tinha duas personalidades, porém tinha dois alteregos. Então, fui contraditório! Porém, devo lembrar que não estou me referindo a alterego como outra personalidade, e sim a um espelho a ser seguido. No caso, esse espelho existia.

Agora no caso de Aragorn, sim, creio que há uma dualidade. Passolargo é de facto o alterego de Aragorn, que vê nele um herói andarilho promovendo a Justiça, que poderia ser Rei, mas no entanto renunciou a esse direito para continuar no anonimato, sem responsabilidades. Desse modo não poderia ser atribuída nenhuma culpa a Passolargo/Aragorn.

Gandalf, contudo, exige uma posição de Aragorn, que desiste de seu alterego para cumprir seu dever, e talvez seu destino. Vê que há coisas maiores que dependem dele, e não pode tomar mais aquela escolha egoísta, [e que acho um tanto quanto insegura] de manter-se anônimo.

O caráter de Aragorn e Passolargo é o mesmo, contudo, um carrega o fardo de ser Rei e o outro não: o outro TEME isso, por isso mantém-se anônimo enquanto isso somente importa à sua pessoa, e não a um bem maior.

Espero não ter lhes confundido!

Sére
 
Acho que Sméagol e Gollum são casos de dualidade sim. A parte consumida pelo Anel e pelas torturas em Mordor e a parte que ainda tem algum sentimento bom dentro de si. Com disse o próprio Gandalf em "A Sociedade do Anel"

Gandalf disse:
Havia um cantinho em sua mente que ainda lhe pertencia e a luz entrou por ele
Seria este "cantinho" o Smeagol?

Gandalf disse:
Mas é obvio que isso só iria fazer com que sua parte má ficasse mais furiosa no fim, a não ser que pudesse ser conquistada. A não ser que pudesse ser curada.
Essa parte má é Gollum?

Hehehe, estou com o livro em mãos...

Bem, até Gandalf vê Smeagol e Gollum como dois seres distintos dentro de uma mente perturbada...

Quanto a Passolargo e Aragorn, vejo mais como uma evolução na personalidade. Uma pessoa que se sente cada vez mais confiante e cada vez mais importante. No início, como Passolargo, talvez ele mesmo não se achasse merecedor do trono.
 
Creio que se for partir por sua interpretação, a dos cantinhos, Melkor era um cantinho mau de Eru, e o resto da mente era um cantinho bom?

Ao desejar então que aquele ser que sempre lhe enche morra, você também tem duas personalidades? Acredito que pode haver essa outra personalidade, sim. Mas creio que não é o caso de Gollum.
 
Dupla personalidade de ambos os personagens não existe!
Aragorn sempre foi Aragorn, conhecido por Passolargo porque quis viver no anonimato justamente porque o poder de seu nome o traria responsabilidades que ele jamais quis encarar ou pelo fato disso o afastar ainda mais de Arwen, seu grande amor.
Gollum e Sméagol, sim, são um mesmo e com dupla personalidade. Sméagol não virou Gollum por uma causa, mas porque foi corrompido e porque já havia em sua alma um potencial para a esquizofrenia. Bastava somente algo para que ela viesse à tona, como foi o caso do Um Anel: se para qualquer ser a força do Um era praticamente devastadora, imagine para um pobre ser com um desvio mental que foi Sméagol.
 
Ondon Rincewind...

Mas pelo que entendi, a conversa estava mais pra Psicologia Analítica do que pra Psicanálise. =P

E não entendi também como dupla personalidade o que estava em discussão (não li todos os posts, mas enfim), mas sim "dualidade" que é coisa diferente. E acho que se encaixa muito bem com Persona x Sombra (no caso de Smeagol x Gollum), e Persona e (outra) Persona (no caso de Passolargo e Aragorn).
 
bem... eu posso dizer q tambem "gosssto" maisss do Passolargo q do Aragorn. E a briga de Ssméagol x Gollum é muito legal. Ssméagol é um doss meuss perssonagenss preferidoss!
!
!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo