• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragões X Balrogs

Quem ganharia, Dragões ou Balrogs?

  • Dragões

    Votos: 58 36,9%
  • Balrogs

    Votos: 99 63,1%

  • Total de votantes
    157
Dragoes, pois eles voam, porém ninguém sabe se Balrog tem asas ^^ se voa, creio que não pois ele caiu em Khâzad-Dum e não voou !
Os dragões venceriam eu acho
 
O negócio dessa força toda era justamente o upgrade que Melkor deu às suas crias, no caso, os Dragões. Os Maiar não tinham esse acrescimo de poder, acredito que nem mesmo Sauron teve.
 
os dragões são simplesmente incriveis!!!!!!!!
destemidos, cruéis, ameaçadores!!!!!

mas não podem contra um Balrog!!!!!!!
 
Nesse tópico estou mais "escutando" e aprendendo, mas vim dar uma pequena colaboração:

No Conselho de Elrond, se não me engano o Elrond (mas pode ter sido o Gandalf) fala que o fogo de Ancalagon teria destruído o Um. Seria um fogo tão forte quanto o de Orodruin.

Mas parece que por ali também se diz que o fogo dos dragões consumiu alguns dos aneis dos Anões.

Na verdade é o contrário:
"- (...) Alguém disse que o fogo dos dragões poderia derreter e consumir os Anéis de Poder, mas hoje em dia não sobrou nenhum dragão na terra cujo velho fogo seja quente o suficiente; nem nunca houve qualquer dragão, nem mesmo Ancalagon, o Negro, que pudesse danificar o Um Anel, o Anel Governante, pois ele foi feito pelo próprio Sauron."
A fala é de Gandalf, n'O Conselho de Elrond. Não encontrei nenhuma menção a dragões terem destruído outros Anéis de Poder...
 
Última edição:
O negócio dessa força toda era justamente o upgrade que Melkor deu às suas crias, no caso, os Dragões. Os Maiar não tinham esse acrescimo de poder, acredito que nem mesmo Sauron teve.
Só não esqueça que os Maiar eram da mesma "raça" de Melkor.

Um lagartão pode não ser nada sem esse "acréscimo de poder" dado por Melkor. Mas os Ainur não precisam disso para serem poderosos. Eles já são em sua essência. Seu poder vem direto de Eru, e o que acontece na relação Maia e Vala é uma troca de conhecimento e experiências, um aprendizado, mas não um aumento do poder essencial.
 
Os Balrogs são seres muito mais fortes, foi feita uma comparação entre dragõese balrogs onde aparentemente o dragão sairia melhor;

Claro que Dragões! Pense em Smaug e no Balrog de Moria!

Faço a mesma comparação, mas desta vez, analisemos;

Os dragões são ambiciosos, cheios de orgulho e acreditam ser invencíveis. Smaug O Grande, morreu por sua petulância por uma simples flecha desferida pelas mãos de um humano.
Já a Chama de Udûn, Balrog de Moria, emanava poder tanto que quase matou Gandalf ao desfazer o feitiço que ele havia colocado para trancar as portas da câmara (onde Balin estava enterrado se não me engano...). Para matar um dragão, alias, O dragao, Smaug O Temível, foi necessária uma flecha desferida por um humano. Para matar um "simples" balrog, um Maia teve que "sacrificar" sua vida (hroa).
Digo "simples" pois me recordo (com algumas falhas na memória) de Glaurung, o primeiro da raça, morto pela astúcia de um humano e de Gothmog, chefe dos balrogs, terrível em sua furia e vencedor de muitas batalhas contra reis e exércitos elficos.

Não há como dizer que os dragões são súperiores se são tão vúlneraveis e tolos em seu orgulho. Se ao invés de um Balrog de Moria a comitiva tivesse enfrentado um "Dragão de Moria", a precisão de Legolas ou a pericia de Aragorn teriam cravado uma poderosa flecha ou até mesmo um forte golpe de espada em sua barriga, ponto que de conhecimento de todos, é extremamente vulneravel.

Balrogs X Dragões = Balrog Wins!
 
Os Balrogs são seres muito mais fortes, foi feita uma comparação entre dragõese balrogs onde aparentemente o dragão sairia melhor;



Faço a mesma comparação, mas desta vez, analisemos;

Os dragões são ambiciosos, cheios de orgulho e acreditam ser invencíveis. Smaug O Grande, morreu por sua petulância por uma simples flecha desferida pelas mãos de um humano.
Já a Chama de Udûn, Balrog de Moria, emanava poder tanto que quase matou Gandalf ao desfazer o feitiço que ele havia colocado para trancar as portas da câmara (onde Balin estava enterrado se não me engano...). Para matar um dragão, alias, O dragao, Smaug O Temível, foi necessária uma flecha desferida por um humano. Para matar um "simples" balrog, um Maia teve que "sacrificar" sua vida (hroa).
Digo "simples" pois me recordo (com algumas falhas na memória) de Glaurung, o primeiro da raça, morto pela astúcia de um humano e de Gothmog, chefe dos balrogs, terrível em sua furia e vencedor de muitas batalhas contra reis e exércitos elficos.

Não há como dizer que os dragões são súperiores se são tão vúlneraveis e tolos em seu orgulho. Se ao invés de um Balrog de Moria a comitiva tivesse enfrentado um "Dragão de Moria", a precisão de Legolas ou a pericia de Aragorn teriam cravado uma poderosa flecha ou até mesmo um forte golpe de espada em sua barriga, ponto que de conhecimento de todos, é extremamente vulneravel.

Balrogs X Dragões = Balrog Wins!

Smaug só podia ser atingido em um lugar, e se não fosse Bilbo e um Tordo de boca grande, Bard nunca teria conseguido matá-lo, e além de destruir Valle e o Reino sob a Montanha inteiro S O Z I N H O, teria também acabado com Esgaroth.

Se Balrogs são tão fortes, porque foi Glaurung quem liderou o ataque a Nargothrond, e não Gothmog? Porque Glaurung era muito mais poderoso, e só foi morto por Turin pois esse tinha a vantagem da surpresa e sabia quando e onde agir.

Gothmog foi morto por Ecthelion, um "simples elfo". Tanto que so foi citado por sua batalha contra Gothmog, nunca mais.
Ah!, e me diz o nome de quatro balrogs. Vc provavelmente so pode me dizer o de Gothmog, enquanto dragoes posso te dizer os nomes de Glaurung, Ancalagon, Scatha e Smaug. Porque sera? Porque os dragoes ficaram mais famosos, por serem mais fortes e, mesmo agindo sozinhos, conseguiram fazer muitas coisas alem da capacidade dos outros servos de morgoth.
Alem do mais, que Balrog destruiria as Thangorodrim so de cair em cima delas?

Dragões X Balrogs = Dragões Wins!

EDIT: E eu ainda me esqueci, você diz que o Balrog de Moria matou Gandalf. E você pensa que Smaug não tinha poder pra fazê-lo? Nesse caso o próprio Gandalf teria ido lá e assassinado o dragão de uma vez!
 
Última edição:
TAmbém acho que os Dragões são mais poderosos, mas há explicações para isso e uma bem razoável é a de que eles tinham/recebiam um acréscimo de poder de Morgoth. Os Balrogs, não. Eram Maiar de fogo e assim, tinham sua limitação de poder.
Não é dito em nenhum lugar que Morgoth os nutria com seu poder, enquanto que aos Dragões há referência disso em "O Silmarillion".
Uma dessas referências está na história de Túrin, quando fala-se do espírito e malícia de Morgoth na risada, voz e olhar do Dragão.

No entanto, talvez o Professor tenha trabalhado mais com os Dragões por eles já terem uma estória definida como ladrões de tesouros na Mitologia Nórdica, enquanto que os Balrogs eram um elemento novo e mais difícil de associá-los a tais coisas.
 
Gothmog foi morto por Ecthelion, um "simples elfo". Tanto que so foi citado por sua batalha contra Gothmog, nunca mais.

Ecthelion era o mais importante dos capitães de Gondolin, a capital do Alto Reinado dos Noldor. Senhor élfico, mestre em armas, capitão dos exércitos de Gondolin, guardião da Sétima Porta e chefe da Casa da Fonte, a mais forte das 12 casas depois da de Turgon.
Um dos elfos mais poderosos da época de seu duelo com Gothmog. Pouquíssimos (se é que existia alguém) se equiparavam a ele. A chance de qualquer outro conseguir o seu feito era ínfima.
Ele não era um "simples elfo". Assim como Túrin também não pode ser chamado de um "humano qualquer".
 
Ecthelion era o mais importante dos capitães de Gondolin, a capital do Alto Reinado dos Noldor. Senhor élfico, mestre em armas, capitão dos exércitos de Gondolin, guardião da Sétima Porta e chefe da Casa da Fonte, a mais forte das 12 casas depois da de Turgon.
Um dos elfos mais poderosos da época de seu duelo com Gothmog. Pouquíssimos (se é que existia alguém) se equiparavam a ele. A chance de qualquer outro conseguir o seu feito era ínfima.
Ele não era um "simples elfo". Assim como Túrin também não pode ser chamado de um "humano qualquer".

Eu coloquei simples elfo só pra comparar com o que ele disse de Túrin ser um humano qualquer. Reconheço que ele era importante!:joinha:
 
Não tenho opinião formada, não tenho argumentos a favor de um ou de outro... Lendo o post de meu Nolyon Erunamo Tinuviel, fiquei pendendo para os Balrogs... Mas lendo a opinião de Sauron e de Húrin, acho que finalmente me decidi pelos dragões.

Não acho que dê para compará-los analisando quem venceu quem. Temos que pensar nos feitos de cada raça. E os feitos dos dragões são mais valorosos que os feitos dos Balrogs.

Mas, como disse o Húrin, talvez "ambientar" os Balrogs e dar a eles uma consistência dentro da obra fosse mais complicado do que fazer o mesmo pelos dragões. Daí, talvez, os grandes feitos dos dragões...
 
Se for comparar os feitos. Os Balrogs afugentaram Ungoliant, coisa que nem Tulkas conseguiu. E isso não significa que eram mais poderosos que o Vala.
 
Smaug só podia ser atingido em um lugar, e se não fosse Bilbo e um Tordo de boca grande, Bard nunca teria conseguido matá-lo, e além de destruir Valle e o Reino sob a Montanha inteiro S O Z I N H O, teria também acabado com Esgaroth.

Se Balrogs são tão fortes, porque foi Glaurung quem liderou o ataque a Nargothrond, e não Gothmog? Porque Glaurung era muito mais poderoso, e só foi morto por Turin pois esse tinha a vantagem da surpresa e sabia quando e onde agir.

Gothmog foi morto por Ecthelion, um "simples elfo". Tanto que so foi citado por sua batalha contra Gothmog, nunca mais.
Ah!, e me diz o nome de quatro balrogs. Vc provavelmente so pode me dizer o de Gothmog, enquanto dragoes posso te dizer os nomes de Glaurung, Ancalagon, Scatha e Smaug. Porque sera? Porque os dragoes ficaram mais famosos, por serem mais fortes e, mesmo agindo sozinhos, conseguiram fazer muitas coisas alem da capacidade dos outros servos de morgoth.
Alem do mais, que Balrog destruiria as Thangorodrim so de cair em cima delas?

Dragões X Balrogs = Dragões Wins!

EDIT: E eu ainda me esqueci, você diz que o Balrog de Moria matou Gandalf. E você pensa que Smaug não tinha poder pra fazê-lo? Nesse caso o próprio Gandalf teria ido lá e assassinado o dragão de uma vez!

Um Balrog não morre tão facilmente, alem de ser astuto e inteligente igual ou mais que um dragão. Acredito que Glaurung liderou o aaque a Nargothrond pelo fato de já comandar os ataques a região e porque dessa forma Morgoth poderia supervisionar melhor tal assalto à importante cidadela olhando pelos olhos do dragão. Somente nisso respeito a superioridade dos dragões e apenas esse título dou a Glaurung.

TAmbém acho que os Dragões são mais poderosos, mas há explicações para isso e uma bem razoável é a de que eles tinham/recebiam um acréscimo de poder de Morgoth. Os Balrogs, não. Eram Maiar de fogo e assim, tinham sua limitação de poder.
Não é dito em nenhum lugar que Morgoth os nutria com seu poder, enquanto que aos Dragões há referência disso em "O Silmarillion".
Uma dessas referências está na história de Túrin, quando fala-se do espírito e malícia de Morgoth na risada, voz e olhar do Dragão.

No entanto, talvez o Professor tenha trabalhado mais com os Dragões por eles já terem uma estória definida como ladrões de tesouros na Mitologia Nórdica, enquanto que os Balrogs eram um elemento novo e mais difícil de associá-los a tais coisas.


Realmente, os dragões tem muito mais forma e poder na mente do leitor pelo fato de já existir na mitologia nórdica. Os Balrogs são meros esboços comparados a milênios de historias dos dragões, devido a isso, não tenho como te falar nome de 4 Balrogs e por isso são amis famosos e mais citados, 60 anos de historias contra 2000 ou mais...

Nas historias , os dragões são seres magnificos e as mais poderosas criaturas. Nas historias de Tolkien, são apenas "magnificos". Não é bom confindir historias, o poder de um Maia não pode ser subestimado facilmente. Um Balrog não precisa de seu corpo para sobreviver e se ainda tiver poder, pode fazer outro hroa ou interferir para o mal de outra forma. Dragões mortos servem para apodrecer e ir para o nada.

Que Balrog levaria as Thangorodrin a baixo com o impacto de sua queda? Acredito que nenhum, mas nesse caso tamanho tem a ver com poder? A velocidade relativa do impacto foi que fez ceder as montanhas e não o poder do dragão.

Gandalf não estaria expulsando um tal necromante de algum lugar? Ou realmente acha que Gandalf mandou alguns anões e um hobbit a essa aventura por medo do confronto... Gandalf tinha Narya e sem dúvida digo que sairia vencedor, mas havia urgencia em outro lugar.

Pra mim, tambem pelo prazer do debate e esperando não desrespeitar a opinião d ninguem, os Balrogs são S U P E R I O R E S.
 
Estou imensamente atrasado nesse post, mas em todo caso, se o fogo de Ancalagon o Negro não poderia derreter o Um Anel por eler ser apenas "grande parte" do poder de Sauron, (O poder que havia nascido junto com ele nas palavras de Gandalf), pode-se considerar que o Um sairia incólume contra o mais poderoso dos Dragões e, apesar de ter realmente grande poder, o Um anél só continha parte do poder de Sauron, é justo acreditar que os Balrogs, sendo da raça dos Maiar, fossem no mínimo tão fortes quanto a força que Sauron empregou para criar o um Anel, então meu voto fica atrasado mas definitivamente a favor dos Balrogs. E só para mencionar um fato dito anteriormente, Gandalf não foi matar Smaug simplesmente porque Manwë Súlimo ordenou que eles não enfrentassem o Poder Escuro com seu próprio poder...Caso fosse contrário, Gandalf o Braco com absoluta certeza teria derrotado Sauron de Mordor, uma vez que o Gandalf estaria de posse de seus plenos poderes e o Sauron não teria o Um Anel e grande parte de seu poder original. Pensem nisso antes de julgar a força ou fraqueza de Olórin
 
Caso fosse contrário, Gandalf o Braco com absoluta certeza teria derrotado Sauron de Mordor,

Pra usar as palavras de Gandalf, ele temia tal encontro.

Na questao de poder, Gothmog foi morto por Echetelion. Gandalf matou o Balrog de moria, sendo ainda o cinzento. Glorfindel se nao em engano tambem matou um. E todos, por mais poderosos que fossem, morreram no processo.
Dos dragões, excuindo Ancalagon, que morreu pra uma silmarill, todos foram mortos a traição. Uma flecha num lugar secreto, uma espada na barriga, etc.
Meu voto foi pro ganho de poder dos dragões, mas talvez pelo gosto e afinidade que tenho pelos mesmos, pois como muito bem colocou o Hurin, sao muito conhecidos.
Mas numa luta entre ambos, o q pesaria mais seria quem contra quem. tipo. gothmog pisaria em schata, do mesmo jeito que smaug acabaria com o balrog de moria ( tendo ele asas ou nao )
Entao, considerando assim, a escolha seria algo do tipo gothmog VS ancalagon. e nesse eu acredito na vitoria do dragao.
 
Gandalf temia tal encontro, é uma verdade, e exatamente por isso ele foi escolhido por Manwë...Logo, o fato de temer Sauron não invalida o que eu disse ^^
 
Os balogs ao contrario dos dragõs são maias, mas conrropidos por Melkor no inicio dos tempos. Os dragões ou serpentes como também são mencionados são apenas criaturas rastejantes que nem utilizam chicote ou maxado como os balrogs, e só têm como arma o fogo que sai das suas bocas. Ou seja os balrogs podem deter 3 tipos de armas: o chicote o machado ou maço e o fogo e os dragões é só o fogo.
 
Glaurung acabou com Nargothrond, com uma facilidade impressionante. Gothmog conseguiu prender Húrin com muita dificuldade. Tá q prender e destruir são tarefas diferentes, mas mesmo assim, acredito muito mais na força dos balrogs.
E The White Wizard German, Sauron era o mais poderoso dos servos de Morgoth. Se Gandalf morreu contra um balrog, nem o mais importante dos balrogs, mesmo sendo o branco, não acho q ele ganharia de Sauron numa batalha nem fudeno.
 
Os balogs ao contrario dos dragõs são maias, mas conrropidos por Melkor no inicio dos tempos. Os dragões ou serpentes como também são mencionados são apenas criaturas rastejantes que nem utilizam chicote ou maxado como os balrogs, e só têm como arma o fogo que sai das suas bocas. Ou seja os balrogs podem deter 3 tipos de armas: o chicote o machado ou maço e o fogo e os dragões é só o fogo.
O fogo não era o único poder dos dragões. Tinha a força física, e eles podiam enganar e encantar as pessoas, por exemplo (como Glaurung fez com Nienor).

E The White Wizard German, Sauron era o mais poderoso dos servos de Morgoth. Se Gandalf morreu contra um balrog, nem o mais importante dos balrogs, mesmo sendo o branco, não acho q ele ganharia de Sauron numa batalha nem fudeno.
Tolkien comenta isso em uma carta: diz que se Gandalf estivesse com o Anel e Sauron sem, ocorreria um "equilíbirio delicado de poderes". Daí dá pra ter uma ideia. Mas é só eleição de favoritos. Numa luta real pode haver uma grande zebra (vide Sam e Laracna).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo