• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragões são sempre inimigos?

bom, sendo o Tolkien cristão e seguindo a crença cristã de que o dragão é o mal, é compreensível essa visão...

putz, mas adoro dragões...
 
Dragões de certa forma são as criaturas mais meléficas de todas, pois possuem uma centelha de espírito de Morgoth nelas. Isso as torna completamente más.
 
Seria um desperdício usar a figura tão amedrontadora de um Dragão para servir ao bem... tem que ser 100% maldade e destruidor de cidades. :mrgreen:

Se não ia parecer com o dragão daquele filme "Coração de Dragão". :eek:
 
bom, mas os dragões são serem benéficos em algumas culturas do oriente...só dragão malvado é coisa da cultura cristã-ocidental

falar nisso, e que tal reino de fogo? acho que o filme poderia ter rendido bem mais...ficou aquém do que eu esperava...
 
FreeBird disse:
bom, mas os dragões são serem benéficos em algumas culturas do oriente...só dragão malvado é coisa da cultura cristã-ocidental

falar nisso, e que tal reino de fogo? acho que o filme poderia ter rendido bem mais...ficou aquém do que eu esperava...

Em culturas do extremo oriente, o dragão é um símbolo duplo, que pode ser bom ou mau (como muito símbolos no extremo oriente :? ).
No oriente próximo, região da babilônia, sempre o dragão era símbolo maligno (Tiamat vem daí) e isso influenciou as mitologias cristã e muçulmana, entre outras que surgiram na região e se espalharam pelo mundo.

O que importa pro tópico, é que de fato em Tolkien o dragão é indiscutivelmente maligno. É como o orc; não é maldade fruto do meio, como sei lá, os easterlings, que sempre foram coagidos e dominados pela Sombra. É parte do ser deles ser mau.

E quanto ao Reino do Fogo, sugiro Este Tópico. :mrgreen:
 
Nas obras de Tolkien eles sempre foram e sempre seram inimigos... assim como os Balrogs... e como já disseram ele tem uma parte do espírito de Morgoth... e com isso não poderiam ser bons... :mrgreen:
 
tolkien_onering disse:
Nas obras de Tolkien eles sempre foram e sempre seram inimigos... assim como os Balrogs... e como já disseram ele tem uma parte do espírito de Morgoth... e com isso não poderiam ser bons... :mrgreen:

Eu acho q o caso dos dragões é ainda mais grave q o dos balrogs, pq como os balrogs são maus por opção, eles podem se regenerar. Os dragões não, eles são criados com o mal.
 
NightRavenMETAL disse:
Já que Morgoth não pode criar, então daonde vem Balrogs, Trolls e Dragões?

Balrogs são espíritos maiar, seduzidos por Melkor e seu poder. Ele de fato não os criou.
Os trolls são textualmente citados como corrupções dos ents de Yavanna.
E imagina-se que os dragões sejam verdadeiras misturebas de todo tipo de animais (olvar) - incluindo as criaturas enormes da Era das Lâmpadas (que não saem da minha cabeça como sendo dinossauros :roll: )

Prime Nazgûl disse:
Eu acho q o caso dos dragões é ainda mais grave q o dos balrogs, pq como os balrogs são maus por opção, eles podem se regenerar. Os dragões não, eles são criados com o mal.

Os balrogs são maus por opção, mas na obra não costumamos ver os "maus por opção" se regenerarem... :twisted: "O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente". :twisted: :twisted: :twisted:
 
Tar-Palantir disse:
Em culturas do extremo oriente, o dragão é um símbolo duplo, que pode ser bom ou mau (como muito símbolos no extremo oriente :? ).
No oriente próximo, região da babilônia, sempre o dragão era símbolo maligno (Tiamat vem daí) e isso influenciou as mitologias cristã e muçulmana, entre outras que surgiram na região e se espalharam pelo mundo.

Pois é, em nenhuma cultura o Dragão é tido como uma criatura sempre boa. Os povos que se aproximam mais disso seriam justamente o leste asiatico (Japão, China, Coreias), mas mesmo assim ainda se mantem distantes de conceitos absolutamente bons para os mesmos.

Uma coisa que se pode observar é que se olharmos as lendas básicas dos Dragões, as chances dele ser boas são muito pequenas vistos que possuem grande poder, normalmente arrogancia e uma grande ambição.
 
Se o dragao tem o espirito de morgoth como ele eh tao facilmente corrompido
pelo bilbo ??
nao seria do instinto dele sair cuspindo fogo pra tudo quanto é lado ?
eu sei q na obra todos os dragoes sao malvados mas acho q há excessoes :eek:
 
Como assim corrompido pelo Bilbo 8O :o?:

Seria do instinto dele sair cuspindo fogo pra tudo quanto é lado quando ele estivesse fora de seu aconchegante covil, é claro. Mesmo os mais malvados ainda prezam o conforto do seu lar coberto de ouro e jóias, evitando espirrar sangue lá dentro. :twisted:
Quais seriam essas exceções? :eek:
 
Pippintfc disse:
Se o dragao tem o espirito de morgoth como ele eh tao facilmente corrompido pelo bilbo ??
nao seria do instinto dele sair cuspindo fogo pra tudo quanto é lado ?
eu sei q na obra todos os dragoes sao malvados mas acho q há excessoes :eek:

Pode até ser instinto, mas nem por isso ele vai sair fazendo isso. Dragões são seres inteligentes e não animais normais. :wink:

E também não entendi o negocio de corrompido pelo Bilbo. Em nenhum momento Bilbo chega a corromper ou até mesmo convencer o Dragão a fazer algo.

E se há excessões, eu nunca vi.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo