• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dragões - Criatura das Sombras

Ótimo artigo!!
Eu não teria lido se o Guilherme não tivesse feito ressurgir das profundezas esse tópico xD
Eu nem me lembrava de Scatha... Tô com a memória péssima mesmo, preciso voltar a reler as coisas xD
 
Ótimo artigo!!
Eu não teria lido se o Guilherme não tivesse feito ressurgir das profundezas esse tópico xD
Eu nem me lembrava de Scatha... Tô com a memória péssima mesmo, preciso voltar a reler as coisas xD
Na verdade eu trouxe uma outra discussão de um outro tópico (também sobre dragões) para o lado Tolkien do assunto.
Mas tá valendo:hanhan:
Também achei isso aqui:
No livro diz:

"Por fim, Dáin I, juntamente com Frór, seu segundo filho, foi morto às portas de seu palácio por um grande DRAGÃO-FRIO."
Retorno do Rei- Apendice A pág. 474

Não há nada no artigo sobre este dragão!
 
Última edição:
Mas o fim de Glaurung não significava o fim dos dragões, pois Melkor, na época de Guerra da Ira, soltou de Angband os dragões alados, até então desconhecidos dos homens, elfos e anões.

Sempre imaginei que todos os dragões fossem alados, mas por esse trecho eu entendi que Glaurung não era. É verdade isso mesmo?

Aliás, ótimo artigo, descobri coisas (como essa aí dos alados) que não sabia sobre os dragões. Parabéns!!:clap:
 
Sempre imaginei que todos os dragões fossem alados, mas por esse trecho eu entendi que Glaurung não era. É verdade isso mesmo?

Aliás, ótimo artigo, descobri coisas (como essa aí dos alados) que não sabia sobre os dragões. Parabéns!!:clap:


Sim é verdade, Glaurung era um dragão que não voava e se locomovia através de poderossas patas...
 
Bem legal esse artigo, acho q dragões são a paixão de mta gente, e ver como Tolkien desenvolveu toda essa história é bem interessante!
 
Muito bom o artigo! sempre gostei de Dragões e revelar um pouco desta criaturas segundo Tolkien para os que nao sabem é uma ótima proposta

(Ahh vontade de ler O Hobbit com seu clássico e orgulhoso Smaug... :lol: )
 
Pow, artigo muito interessante ^^
Realmente Goblin, da ate vontade de ler o hobbit denovo =x
 
Ótimo artigo, cabem duas observações, mas ainda assim, excelente!

Obs¹: Glaurung não matou Túrin. Túrin suicidou-se após ter emboscado Glaurung e descoberto que Niniel era Nienor, sua irmã!

Obs²: Como é citado no próprio artigo, haviam tanto os Dragões que não possuiam asas e cuspiam fogo, do tipo de Glaurung; haviam os Dragões com asas e sem fogo como Ancalagon( este, não me recordo se também cuspia fogo, não me lembro disso...) e haviam os com asas e que também cuspiam fogo, como no caso de Smaug!
 
Ótimo artigo, cabem duas observações, mas ainda assim, excelente!

Obs¹: Glaurung não matou Túrin. Túrin suicidou-se após ter emboscado Glaurung e descoberto que Niniel era Nienor, sua irmã!

Obs²: Como é citado no próprio artigo, haviam tanto os Dragões que não possuiam asas e cuspiam fogo, do tipo de Glaurung; haviam os Dragões com asas e sem fogo como Ancalagon( este, não me recordo se também cuspia fogo, não me lembro disso...) e haviam os com asas e que também cuspiam fogo, como no caso de Smaug!


Também reparei que o artigo cita os dois primeiros casos (com asas, mas sem fogo e com fogo, mas sem asas) e não cita os dois casos (com asas e com fogo)...mas, estou sem as minhas "referências".


---------------------------------------------

Um ótimo artigo! Uma história muito bem resumida dos dragões que aterrorizavam Arda!
 
Onde aparece algum dragão "bom" nas obras do Tolkien?
ja li todas as principais e nunca vi, e pode me dizer onde eles se encontravam? Fico grato :D

amigo, vou ver se lembro de alguns exemplos.

Glaurung, o pai dos dragoes, era extremamente fiel a Melkor. assim, como foram todos os outros dragoes de sua epoca, inclusive Ancalagon.
só porque eles eram "do mal", isso nao quer dizer que nao eram leais a seu mestre.
 
E tinham mesmo de ser, afinal, o fëa de Morgoth habitava neles, além de seu poder... Eles apesar de Bestas, não eram bestas de não ser leais:chibata::mwaha:
 
E tinham mesmo de ser, afinal, o fëa de Morgoth habitava neles, além de seu poder... Eles apesar de Bestas, não eram bestas de não ser leais:chibata::mwaha:
Eu lembro apenas de existirem dragões malignos, porém não é citado nas obras de Tolkien sobre a existencia de algum dragão bondoso.
Fico na intriga com este caso.
Pois em outras mitologias existiam dragões bondosos, e porque será que Tolkien não se inspirou em fazer um dragão parecido? Pois se inspirou em mitologias anteriores que existiam dragões bondosos.
 
É... Tolkien deixou a desejar nesse quesito, poderia ter citado mais criaturas ao invés de ter descrito tantas plantas. Nada contra as plantas, mas poderiam existir mais animais "mitológicos"!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo