1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dos pecados

Tópico em 'Clube dos Bardos' iniciado por Calib, 10 Fev 2012.

1. Calib

Calib Visitante

Quisera tanto tê-la, por invídia,
    ao ponto de odiar-lhe o amante e, em fúria,
    com zelo, arquitetar tão torpe insídia
    porque esse afeto se tornasse incúria.

Roubei-lha; agora ostento-a ao mundo, à mídia.
    E o quanto quero a plebe ouvir, murmúrea,
    curiosa pelo dia em que eu maride-a!
    Sem pressa, a provo; aplico-me à luxúria…

É minha! Não carece matrimônio.
    Beijo-lhe a boca tenra, as carnes mordo;
    sorvo, ávido, o suor — de amor transbordo…

E hão de acusar-me de integral demônio,
    pois, isso feito, deito e durmo. Errado?
    O amor fez tudo, o original pecado!

08 MAIO 2008
    (Da série Desenterrando Poemas Velhos por Incompetência de Escrever Novos)

2. ricardo campos

ricardo campos Debochado!

Pecado maior seria deixar de amar...
    Em tempo: Se quiser deixar o poema novíssimo é só não datar :hahano: .Ninguém vai ficar sabendo (quando publicar) se você escreveu em 2008 ou 2012.
    XD É o tal "engana que eu gosto".Enfim, o que vale mesmo é tirar o soneto da gaveta ou do HD.

3. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Lembrou-me Otelo... Talvez pelo "E hão de acusar-me de integral demônio,". De toda forma, gostei pacas =D
    As rimas eu achei que ficaram bem interessantes também: percebo por vezes que rimas de paroxítonas acentuadas dão uma tonalidade mais forte e mais intensa à expressão...

4. Calib

Calib Visitante

Bem, uma das vantagens de pôr a data é que posso justificar possíveis erros à imaturidade da época, etc. Assim também não iludo ninguém a pensar que ando produzindo qualquer coisa atualmente: não escrevo um verso só há anos (tirando aqueles de brincadeira no fórum).
    A outra vantagem é que posso afirmar que não tinha lido "Otelo" até 2008, então qualquer semelhança é mera coincidência. :hihihi:

Lembrou-lhe que trecho da peça, Mavericco? A mim não me lembra nada, mas minha leitura tem já um tempo, e foi feita sem grandes cuidados. Você eu sei que andou se encarnando no Shake ultimamente.

5. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Tem muitos trechos, e todos os personagens principais (Otelo, Desdêmona e Iago) são caracterizados como demônios:

O Otelo pelo Iago no I Ato, 1ª cena: "Or else the devil will make a grandrise of you"; no II Ato, 2ª cena: "And what delight will she have to look on the devil?". A Emília, no final da peça, V ato, 2ª cena, o chama de "the blacker devil!", e "Thou dost belie her, and thou art a devil", na mesma cena.

A Desdêmona pelo Otelo em III, 3ª cena, é chamada de "fair devil", e, em III Ato, 4ª cena, "young and sweating devil". No IV Ato, 1ª cena, ele a chama diretamente de "Devil!", e, posteriormente, "O devil, devil! / If that the earth could teem with woman's tears / Each drop she falls would prove a crocodile".

Já o Iago é chamado pelo Otelo, no V Ato, 2ª cena, de "If that thou be'st a devil, I cannot kill thee". O Iago se refere a um demônio em um de seus solilóquios: "When devils will the blackest sins put on". A referência, porém, mais interessante, é quando o Otelo chama Iago de "demi-devil", no V Ato, 2ª cena.

6. Tayana

Tayana Usuário

Concordo com Tadu, pecado seria deixar de amar. Mas o que é o amor, se não mais um estado em que o cérebro está em transe...Brinquei (ou não). >.<
    Legal Calib.

7. Calib

Calib Visitante

XD valeu.

8. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

Seja do baú ou não, o fato é que amar nos descama/descasca de qualquer maneira. Intenso? Opa! Nosso eu-interior que nos diga. Muito bom Calib!

Compartilhar