• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dos Magos Azuis.

Hasgath

Usuário
Ola, sei que muito ja deve ter sido debatido sobre o assunto mas em minha busca pelos posts antigos não encontrei nada que responde-se ou que contradiga minhas "escabrosas e loucas teorias", assim sendo, vamos la. Tempos atraz, quando comecei a ler Tolkien, formulei uma teoria de que um dos magos azuis, tivesse se tornado um dos reis dos Homens que recebera então um dos aneis de poder tornando-se assim um Espectro do anel, seria ele o Proprio Rei Feiticeiro de Angmar. Mas depois revendo minhas leituras, notei que as datas não bateriam, jogando minha teoria por terra, mas agora penso em outra possibilidade, sabendo-se que eles foram para leste, não seria possível que tenham sido corrompidos por Sauron, e assim acabando por se tornar generais deste nas terras do Leste? O que vocês acham? Abraços.
 
Última edição:
Olha, há poucos relatos e manuscritos sobre os Magos Azuis, de modo, que podemos supor que sua teoria tenha fundamento, mas, justamente por isso, acho que vai ficar só na teoria mesmo (sem querer desanimar).
Mas, é fato que numa das versões os Istari Azuis forma para o Leste, mas como se diz, que de lá não voltaram, não podemos nunca confirmar se aliaram-se á Sauron, certo?

Bem, pelo menos é o que penso...
 
Como o Allënheisch já disse, não existem muitos relatos.


Pouco mais se diz além do fato que eles falharam, provavelmente por começarem algum culto mágico.

Mas não acredito que tenha sido alguma ligação direta com Sauron, já que Saruman só conseguiu alcançá-lo com o Palantír.

Mas em uma das cartas Tolkien diz que Alatar foi à TM à pedido de Mandos, então acho que o Oráculo dos Valar tinha algo em mente. (Wiki que me contou)


Não sei como isso te ajuda na sua teoria, mas não acho que houve traição grande assim pelos Azuis, apenas falhas.
 
Bom, os istari foram enviados à TM para combater Sauron certo?

Então provavelmente eles falharam na missão se desviando (assim como Radagast), ou simplesmente agiam de modo indireto, como conselheiros aos povos do oriente por exemplo, para garantir que nem todos se unissem ao Senhor dos Anéis.
 
Bom, os istari foram enviados à TM para combater Sauron certo?

Então provavelmente eles falharam na missão se desviando (assim como Radagast), ou simplesmente agiam de modo indireto, como conselheiros aos povos do oriente por exemplo, para garantir que nem todos se unissem ao Senhor dos Anéis.
Há controvérsias, Anwel. Afinal, Saruman se desviou totalmente do propósito inicial e se virou pro lado do mal.

A teoria colocada no primeiro post faz sentido. E não é a primeira vez que ela aparece aqui. Já li várias opiniões aqui no forum que dizem a mesma coisa.

Porém, como já disseram aí pra cima, fica só na teoria. Tolkien nunca explicou qual foi o destino dos Magos Azuis. Sabemos apenas que eles foram pro Leste e que falharam, de um modo geral.
 
De fato o paradeiro deles é desconhecido, mas Tolkien propõe algumas opções. Eles podem sim ter desenvolvido a sua missão, mas de uma forma bem mais indireta que Gandalf ou Saruman; podem ter morrido; ou se tornaram escravos de Sauron. Mas no Contos Inacabados tem uma nota bem interessante sobre isso:

"Em uma carta escrita em 1958, meu pai disse que nada sabia de claro acerca dos "outros dois", visto que não estavam envolvidos na história do noroeste da Terra Média. 'Creio', escreveu, 'que foram como emissários a regiões distantes, a leste e ao sul, muito além do âmbito numenoriano: missionários em terras 'ocupadas pelo inimigo', por assim dizer. Não sei que sucesso tiveram; mas, temo que tenham falhado, assim como Saruman falhou, porém sem dúvidas de maneiras diferentes; e suspeito que tenham sido fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições 'mágicas' que sobreviveram à queda de Sauron"

TOLKIEN, J.R.R. Contos Inacabados. Editora Martins Fontes, São Paulo; 2002. p. 512.

Então baseado, principalmente na parte grifada, acho que, apesar da possibilidade deles terem se tornado servos de Sauron, segundo o próprio Tolkien não foi isso o que aconteceu. Afinal Saruman falhou por se aliar ao inimigo, trabalhar por ele e querer ser até mais poderoso que o próprio Sauron, mas, como o texto diz, se eles falharam certamente não foi da mesma maneira (nem pelos mesmos motivos e meios) que Saruman.
 
Última edição:
Toda a questão dos Magos Azuis começa quando Saruman acusa Gandalf de querer tomar "os cajados dos Cinco Magos". Três dos magos já conhecemos: Gandalf, Saruman e Redagast. Quem são os outros dois? Quais suas cores? Foi isto que Rhona Beare perguntou em uma carta enviada a Tolkien. Tolkien respondeu, em outubro de 1958:
Eu realmente não sei claramente de alguma coisa sobre os outro dois - uma vez que eles não dizem respeito à história do NO [da Terra-média]. Creio que foram como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, distante do alcance Númenoreano: missionários em terras "ocupadas pelo inimigo", por assim dizer. Que sucesso tiveram eu não sei; mas receio que tenham falhado, como falhou Saruman, embora sem dúvida de diferentes maneiras; e suspeito que foram fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições "mágicas" que sobreviveram à queda de Sauron.

A passagem é da carta 211, e acredito que seja a primeira menção explícita aos Magos Azuis.

A partir desse período, Tolkien começou a pensar com mais freqüência nos dois magos. Novamente, o Professor menciona-os num texto dos Contos Inacabados (não-datado, até onde sei, mas bastante tardio):
[...]pois foram ao leste com Curunír, mas jamais voltaram, e se permaneceram no leste, lá seguindo os propósitos para os quais haviam sido enviados; ou pereceram; ou ainda, como afirmam alguns, foram apanhados por Sauron e se tornaram seus servos , não se sabe agora.

A tendência até agora foi que os Magos Azuis tenham falhado em sua missão; ou passanto abertamente para o lado de Sauron, ou não ajudando os Povos Livres como deviam (esse último caso foi o caso de Radagast).

Mas em um dos textos mais tardios de Tolkien sobre a Terra-média, e creio que o último sobre os Magos Azuis, é dito o seguinte:
Os 'outros dois' vieram muito mais cedo, provavelmente na mesma época que Glorfindel, quando os assuntos se tornaram muito perigosos na Segunda Era. Glorfindel foi enviado para ajudar Elrond e foi (embora ainda não tenha sido dito) proeminente na guerra em Eriador. Mas os outros dois Istari foram enviados com um propósito diferente. Morinehtar e Rómestámo. Destruidor das Trevas e Ajudante do Leste. Sua tarefa era 'envolver' Sauron: trazer ajuda às poucas tribos de Homens que se haviam rebelado contra a adoração de Melkor, para fomentar a rebelião... e depois de sua primeira queda [de Sauron] localizar o seu esconderijo (no que eles falharam) e causar [? dissensão e desorganização] em meio ao escuro Oriente... Eles devem ter tido uma influência muito grande na história da Segunda Era e da Terceira Era ao enfraquecer e desorganizar as forças do Oriente... que de outra forma teriam, tanto na Segunda Era quanto na Terceira,... sobrepujado o Ocidente.

Esse texto se encontra no HMe XII, The Peoples of Middle-earth (desconheço o tradutor). O texto data provavelmente de 1972, um ano antes apenas da morte do Professor.

Como se pode ver, o que temos de mais certo são seus nomes: ALatar e Palando. As outras informações são esparsas e contraditórias.
 
Mas será que Gandalf, ao receber o anél élfico, não poderia ser comparado a Saruman em poder também? :think:
O Anel que Gandalf ganhou de Círdan tinha o poder de acender o coração dos homens, dar coragem e esperança.

É por isso que Gandalf sempre conseguia despertar os guerreiros por onde quer que passesse.

No mais, o anel não lhe proporcionava grandes poderes. Tanto é que, enquanto ainda usava o hröa, Gandalf foi derrotado e aprisionado por Saruman.
 
Não sei se este é o post certo, se não for, desculpem-me. Estou montando um projeto de Iniciação Científica em Literatura Inglesa e meu objeto de estudo são os Isatari, mais específicamente a jornada feita por Gandalf e Saruman. Porém, não descarto uma eventual pesquisa sobre os outros três Istari. Já li o ensaio sobre os Istari em Os Contos e também já li A Caçada ao Anel em O Silmarillion. Estou relendo O Senhor dos Anéis para marcar as passagens mais importantes e significativas dos dois magos, mas gostaria de saber se há algum outro livro em que possa obter mais informações sobre os Istari além do HoME. Já tenho alguns volumes do HoME (1,2,5,7,8 e 12). Estes são os volumes com mais informações sobre os Istari ou tem algum outro volume que vocês me recomendam?

Grata!
 
Bem, a unica coisa que sabemos de certeza é de que eles falharam em sua missão, mas não acredito que seja um caso parecido com o de Saruman, acho que eles realmente tentaram derrota-lo, mas não conseguiram.
Da onde vem esses magos azuis afinal?
 
Bem, a unica coisa que sabemos de certeza é de que eles falharam em sua missão, mas não acredito que seja um caso parecido com o de Saruman, acho que eles realmente tentaram derrota-lo, mas não conseguiram.
Na verdade, nem isso sabemos com certeza Existem um texto que diz que eles cumpriram suua missão muito bem, sendo fundamentais na derrota de Sauron.

Da onde vem esses magos azuis afinal?
De Valinor, como todos os outros.
 
Por falar nesse magos que Manwe enviou a terra média...lembro-me de Gandalf, que é Mithrandir, Saruman, nao lembro o nome exato, mas acho que é Curunir e Radagast...Estou certa?
 
Por falar nesse magos que Manwe enviou a terra média...lembro-me de Gandalf, que é Mithrandir, Saruman, nao lembro o nome exato, mas acho que é Curunir e Radagast...Estou certa?
Nomeados, temos os Azuis, Alatar e Pallando. Agora, em alguns textos é dito que o número na realidade foi bem maior do que os cinco nomeados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo