Toda a questão dos Magos Azuis começa quando Saruman acusa Gandalf de querer tomar "os cajados dos Cinco Magos". Três dos magos já conhecemos: Gandalf, Saruman e Redagast. Quem são os outros dois? Quais suas cores? Foi isto que Rhona Beare perguntou em uma carta enviada a Tolkien. Tolkien respondeu, em outubro de 1958:
Eu realmente não sei claramente de alguma coisa sobre os outro dois - uma vez que eles não dizem respeito à história do NO [da Terra-média]. Creio que foram como emissários para regiões distantes, Leste e Sul, distante do alcance Númenoreano: missionários em terras "ocupadas pelo inimigo", por assim dizer. Que sucesso tiveram eu não sei; mas receio que tenham falhado, como falhou Saruman, embora sem dúvida de diferentes maneiras; e suspeito que foram fundadores ou iniciadores de cultos secretos e tradições "mágicas" que sobreviveram à queda de Sauron.
A passagem é da carta 211, e acredito que seja a primeira menção explícita aos Magos Azuis.
A partir desse período, Tolkien começou a pensar com mais freqüência nos dois magos. Novamente, o Professor menciona-os num texto dos Contos Inacabados (não-datado, até onde sei, mas bastante tardio):
[...]pois foram ao leste com Curunír, mas jamais voltaram, e se permaneceram no leste, lá seguindo os propósitos para os quais haviam sido enviados; ou pereceram; ou ainda, como afirmam alguns, foram apanhados por Sauron e se tornaram seus servos , não se sabe agora.
A tendência até agora foi que os Magos Azuis tenham
falhado em sua missão; ou passanto abertamente para o lado de Sauron, ou não ajudando os Povos Livres como deviam (esse último caso foi o caso de Radagast).
Mas em um dos textos mais tardios de Tolkien sobre a Terra-média, e creio que o último sobre os Magos Azuis, é dito o seguinte:
Os 'outros dois' vieram muito mais cedo, provavelmente na mesma época que Glorfindel, quando os assuntos se tornaram muito perigosos na Segunda Era. Glorfindel foi enviado para ajudar Elrond e foi (embora ainda não tenha sido dito) proeminente na guerra em Eriador. Mas os outros dois Istari foram enviados com um propósito diferente. Morinehtar e Rómestámo. Destruidor das Trevas e Ajudante do Leste. Sua tarefa era 'envolver' Sauron: trazer ajuda às poucas tribos de Homens que se haviam rebelado contra a adoração de Melkor, para fomentar a rebelião... e depois de sua primeira queda [de Sauron] localizar o seu esconderijo (no que eles falharam) e causar [? dissensão e desorganização] em meio ao escuro Oriente... Eles devem ter tido uma influência muito grande na história da Segunda Era e da Terceira Era ao enfraquecer e desorganizar as forças do Oriente... que de outra forma teriam, tanto na Segunda Era quanto na Terceira,... sobrepujado o Ocidente.
Esse texto se encontra no HMe XII,
The Peoples of Middle-earth (desconheço o tradutor). O texto data provavelmente de 1972, um ano antes apenas da morte do Professor.
Como se pode ver, o que temos de mais certo são seus nomes: ALatar e Palando. As outras informações são esparsas e contraditórias.