1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dos Elfos, Anões ,Orcs e Trolls

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Albeon, 24 Nov 2002.

  1. Albeon

    Albeon Usuário

    Dos Elfos, Anões ,Orcs e Trolls:

    Muitas pessoas supoem ( erroneamente ) que essas criaturas foram criadas pela imaginação brilhante de Tolkien. Na verdade esses seres não possuem um criador em especial, eles são frutos da imaginação coletiva, de lendas do norte da Europa. Vamos começar a falar um pouco de cada um separadamente:

    Dos Elfos : Eram seres associados aos elementos da natureza ( ar, agua, florestas etca ). Nos poemas inglêses da idade média eram descritos como seres alados, como os anjos, alem de bondosos. Ja para os povos do norte, os Elfos , não gozavam de boa reputação. Tinham a fama de se irritar facilmente com os homens e , com isso, lhes causar grandes males. Em geral constituiam reinos poderosos, e viviam realizando grandes festas com danças que se estendiam até o nascer do sol. No tamanho eram pequenos e bem magros, de orelhas pontudas e inteligência aguçada. Foram divididos , segundo a cultura popular, da seguinte forma: Elfos Aquáticos ( habitantes da águas, tais como fontes, rios , mares etc ), Elfos Negros ( Sehundo os povos germânicos, são habitantes da famosa Floresta Negra, e não gostam da luz solar ) , Elfos Cinzas ( são os mais nobres e inteligentes de todos da raça élfica, se escondem dos homens e só aparecem para combater o mal. Passam a maior parte do tempo adquirindo conhecimentos, são altos e vestem-se de barncos, certamente são os mais semelhantes aos que povoam a obra de Tolkien) e por fim os Elfos comuns ( podem ser encontrado em qualquer parte do mundo ).

    Dos Anões : Segundo as tradições populares, nasceram dos vermes que corroiam o corpo do gigante Ymir, outra versão diz que surgiram dos ossos de um outro gigante. Pertence a mesma classe dos Elfos, são muito inteligentes e peritos em qualquer tipo de trabalho manual, principalmente a forja e a mineração. As lendas diziam que muitos mineiros encontravam com esses seres nas profundezas da terras, e onde eles eram vistos, certamente existia metais preciosos. Os deuzes sempre recorriam aos seus trabalhos. Muitas armas poderosas usadas pelos Deuses vikings foram forjadas por essas criaturas, entre essas famosas armas estão : O martelo de Thor, a poderosa lança Gungnir de Odim,o anel Draupnir ( que tinha o poder de multiplicar as riquezas ), a fita mágica que aprisionou o lobo gigante Fenrir, e também muitas das jóias usadas pelas deusas.

    Dos Orcs e Trolls : Também são frutos dessa rica mitologia do norte da Europa. Os trolls são mais conhecidos na região da Escandinavia, saõ seres de garnde altura ( 4 metros ) e de força, descritos como maléficos e de inteligência fraca. Já os Orcs são mais espertos e demoníacos, comedores de gente e adoradores do mal. Ná internet é um pouco difícil encontrar sites com textos em portugês sobre essas criaturas, porém existem diversos sites em inglês que possuem farto material.

    Tolkien reescreveu todos esses seres populares, dando-lhes caracteristicas diversas e complexas, mas se ateve as bases da cultura que os originou.
     
  2. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Meu filho, todo mundo aqui tá muito ciente que Tolkien não criou esses termos.
    Porém, ele os criou como são na Terra-média, e usou apenas os mesmos nomes. Ainda assim, criou inúmeros outros nomes para suas criaturas. Como por exemplo, os elfos são na verdade os Quendi.
    A idéia de Tolkien foi criar os Quendi, e não Elfos, por exemplo. Tolkien não criou os elfos, os anões, os orcs. Ele criou os Quendi, os Khuzdul, os Yrch.
    Vc tá pensando erroneamente tb achando que Tolkien baseou quase tudo na mitologia nórdica. Essa mitologia é a qual se faz a ligação mais imediata, pelos aspectos serem parecidos. Mas ele usou muitas mais, em maior escala que a nórdica.
    Os nomes são iguais, sim, mas as criaturas são diferentes.
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Acho que vou dar Copy/Paste pela décima milésima vez neste texto, mas lá vai, de novo.

    (Aliás, o cenceito sobre os orcs está incorreto no começo do Post)

    [
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ]

    A Mitologia das Mitologias

    Praticamente todos os dias recebo algum tipo de e-mail com algum dos seguintes comentários: "Tolkien copiou os Elfos, Trolls e Anões da Mitologia Nórdica", "eu conheço uma mitologia X que tem o seguinte detalhe que é igualzinho a tal coisa da obra de Tolkien", "Númenor nada mais é do que uma cópia descarada de Atlântida", "que seres Tolkien copiou de outra mitologias e que seres ele inventou de verdade?" e assim por diante. Na verdade nenhuma dessas frases está completamente errada (!!!) mas sim mal colocadas ou mal formuladas.

    Para começarmos a entender o relacionamnto da "Mitologia Tolkieniana" com as demais mitologias é importante analisarmos quais eram as intenções de Tolkien. No início, até aproximadamente a década de 1930 ele tinha como ideal a criação de uma mitologia para a Inglaterra (é simples de perceber isso nos History of Middle-earth 1 e 2 - os dois Lost Tales). A partir de aproximadamente 1930 o foco mudou um pouco e a palavra Inglaterra acabou sendo trocada por "Planeta Terra" e o que Tolkien estava escrevendo (e deixou inacabado) era uma mitologia das mitologias, as histórias que deram origens às histórias das diversas mitologiais atuais ou melhor: as histórias reais que acabaram gerando as lendas mitológicas que chegaram até nós através de várias mitologias.

    Bom, vou explicar com mais calma pra passar a real genialidade da obra de TOlkien, que a faz única. Claramente seria muito fácil para Tolkien criar nomes diferentes para as raças que ele "utiliza'" dentro de suas obras. Se ao invés de "Elfos" e "Trolls" ele usasse "Churbis" e "Blirbs" as raças dicifilmente seriam reconhecidas como "retiradas da mitologia nórdica" mas continuariam tendo as mesmas características que conhecemos, apenas com fantásticos nomes diferentes. Mas não, Tolkien fez questão de manter os nomes encontrados em outras mitologias. Claro, com um objetivo (ou alguém acredita que ele usou "Elfos" achando inocentemente que ninguém ia pensar na possibilidade de serem os Elfos da mitologia nórdica?): que achássemos realmente os nomes "familiares".

    Vamos analisar algumas histórias tolkienianas sob essa nova visão. Comecemos com Númenor e a sua Queda. Dificilmente alguém que conheça a lenda de Atlântida vai deixar de fazer a conexão Númenor-Atalante-Atlântida. Inclusive muitos textos foram criados traçando paralelos entre Númenor e Atlântida. Textos completamente dispensáveis e desnecessários pois Númenor É Atlântida. A história de Númenor é a história REAL que, de boca em boca no decorrer dos séculos acabou se tornando a lenda de Atlântida e foi imortalizada por Platão. Agora as perguntas "onde ficava Atlântida?", "onde foi parar?", "pq caiu?" e "quem residia nela?" são facilmente respondidas por qualquer um que tenha lido o Silmarillion.

    Mais uma? O Kalevala finlandês. Muitas pessoas apontam as imensas semelhanças entre Kulervo e Túrin Turambar, afirmando que Tolkien simplesmente plagiou (como se ele fosse inocente ao ponto de achar que nunca ninguém perceberia as semelhanças) esquecendo de pensar que simplesmente Kulervo é Túrin, ou melhor, a história de Kulervo é uma versão secular, passada de boca em boca, modificada com o decorrer dos séculos acabando por se tornar o Kalevala ou parte dele.

    Outra: panteões divinos. Vários e vários textos conectam os Valar com o panteão greco-romano, panteão egípcio, panteão celta, panteão nórdico e vários e vários outros panteões. Estudos também desnecessários, pois cada um desses panteões nada mais são do que idéias distorcidas dos Valar e Maiar que, passadas através dos séculos por homens ingênuos tornaram-se o que conhecemos hoje como religiões politeístas. E, bem ao estilo católico monoteísta de Tolkien, todas originadas em erro (pois os Valar não são deuses) e portanto validando como "possíveis/válidas" apenas as religiões monoteístas.

    E assim por diante. Os Elfos da mitologia nórdica nada mais são do que tênues versões apagadas e alteradas pelo tempo dos fantásticos Elfos que residiram na Terra-média há mais de 7 mil anos atrás.

    [por Fabio Bettega]
     
  4. The Dark Elf

    The Dark Elf Usuário

    Alguém sabe a origem dos " OGROS"

    Ogros saum diferentes de trolls e orcs, porém com o mesmo espirito voltado à destuição, creio eu...
    mas ogros fazem parte da mitologia de Tolkien :?: EU axo q naum... mas de onde eles vem :?:
    e se eles naum saum de tolkien.. pq saum meio q mesclados com orcs e outros desses :?:

    Soh conheço ogros de warcraft... me contem mais....
     
  5. Albeon

    Albeon Usuário

    Acho que estou sendo mal interpretado. A minha intensão ao traçar um paralelo entre a mitologia de Tolkien e Nórdica, não é levantar a idéia de que o autor simplesmente se baseou um suas lendas. Peço desculpas a todos se de alguma forma dei a impressão de estar fazendo isso. Declaro que a minha intenção, única e verdadeira, é apenas´por em evidência a grande genialidade de Tolkien. O seu gênio criativo construiu um novo mito, deu uma forma mais complexa e viva a personagens simples. Além disso criou muitos outros com a sua imaginação prolífica. Tolkien é o maior ídolo que possuo.
    Portanto, peço desculpas, mais uma vez se causei impressões diversas daquela que realmente pretendi.
     
  6. Fafa

    Fafa Visitante

    esses trolls são como aqueles descritos no Hobbit, que viram pedra quando expostos ao sol, ou são como os trolls vegetais (que costumo ver em rpgs)? :aham:
     
  7. The Man T.

    The Man T. Usuário

    Esse texto do Deriel mostra pq o Tolkien é um genio. Ele pegou mitos conhecidos praticamente no mundo inteiro, e foi criando todo um universo com eles, e o trabalho pronto ficou tão bom q ninguem acusa ele de plagio(nesse caso nem seria bem plagio, apenas uma copia de historias populares...)
     
  8. Dårk_Fëanor

    Dårk_Fëanor Usuário

    Axo q n copia, e sim uma adaptacao c/ suas proprias ideias.
     
  9. Goba

    Goba luszt

    Indiscutivelmente Tolkien foi um gênio! Porém, sua mitologia não se faz apenas de baseamentos e suportes, ele têm vááááááárias criações originais, a mais aparente são os hobbits. Porém podemos citar os nazgûl, os diferentes tipos de elfos criados por ele mesmo, e também nomes, línguas, lugares e acima de tudo, suas histórias! :D

    Elen síla lúmenn' omntielvo! :beer:
     
  10. Alex deLarge

    Alex deLarge Usuário

    tem uma criatura de nome estranho que vi no começo do SDA, quando o Sam conversa com aquelas hobbits, que gostaria de perguntar.
    Depois pego o livro e pergunto
     
  11. Ocean Soul

    Ocean Soul Usuário

    Tolkien pegou varias coisas, as modificou e fez seu proprio mundo, com suas linguas, costumes e tradições.
    Mais ou menos isso eu acho, seria o um mundo mitologico com todas essas criaturas, conforme o imaginário de Tolkien.
     
  12. PHN_theOld

    PHN_theOld Usuário

    eh óbvio que todas as formas d vida(quase! tirando os hobbits e + alguns) de osda não foram criadas por tolkien!
    ele soh as detalhow + e as deu um mundo, lugares, história e tal!
    tolkien aperfeiçoou mto o mundo dessas coisas imaginarias! :wink: :roll:
     
  13. Eothain

    Eothain Usuário

    Agora fiquei curioso...alguem sabe mais
    sobre Ogros e Trolls???

    Pode cre...eu conheço os trolls do Warcraft, que sao semelhantes a uns Ents...
    Aquela coisa bizarra que aparece em Moria eh um troll neh???
    Naum o Balrog...o que atinge o Frodo...
     
  14. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    É sim, mas calma. Quem atinge o Frodo é um grande orc, isso no livro. No filme é diferente, é um troll sim. E os trolls de Moria são (ou deveriam ser) como os de Moria mesmo, ou seja, têm a fraqueza de virarem pedra quando expostos à luz do sol.

    Ogros estão fora da Mitologia de Tolkien, pelo menos da fase mais "acabada" que nós temos, e na forma que nós concebemos um Ogro.
     
  15. Eothain

    Eothain Usuário

    Ah eh verdade Maglor
    invenções de PJ no filme... em Moria eh um grande Orc ( o que seria, alguma espécie de Uruk-wai) que atacou a comitiva.

    Naum me lembro muito bem dessa parte...
     
  16. Giliath

    Giliath Usuário

    Já foi dito tudo.

    Tolkien usou o nome mas são diferentes tanto na aparencia quanto no costume.
    Ele não o criou, mas todos que pensar em Elfos, Orcs, Trolls, Arvores falantes, anões, dragões.... qual vai ser a descrição que irão dar????

    A DE TOLKIEN!!!!!! A QUE ELE ESCREVEU NO SDA :aham:
     

Compartilhar