• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

DOS diehards

Vela- o Rousoku

Sirius Black
Pessoal, acabei de criar a comunidade DOS diehards no orkut.

Que vem a ser?

DOS DIEHARDs são aqueles que não querem deixar o DOS morrer. Uma comunidade para aqueles que não vivem sem o DOS, que adoram digitar comandos, ao invés de clicar. Para aqueles que se juntam ao lema dos grandes ancestrais programadores: DOS ATÉ O INFERNO CONGELAR!!!

Até o Windows 95/98/ME, "Windows" era um gerenciador de janelas que rodava em DOS. Ou seja, se você tem Windows 98, o seu sistema operacional *É DOS*. Windows é só um programa bonitinho que roda no seu DOS quando você liga o pc. Com o Windows XP, pela primeira vez o Windows é realmente o sistema operacional, e o DOS foi extinto, arrasado, cruelmente assassinado. Abandonou o computador para entrar na história... NÃO!! EU NÃO ABRO MÃO DO MEU DOS!!

Se você já usou DOS de verdade mesmo... quando vc ligava o seu PC, aparecia:
MS-DOS 6.22
C:\>

então essa comunidade é o seu lugar. Programas para Windows são como lojas de shoppings: elas não podem fazer o que quiserem em seu espaço; só o que o shopping deixar. No DOS, os programas são o que quiserem.

À parte do yogurt, o tópico fica para os DOS diehards do forum. Quase um tópico para o clube da nostalgia, mas aqui é o lugar certo, porque os DOS diehards usam o DOS hoje em dia. Tipo eu assim.
 
se uma pessoa trabalha com pesquisa, não consegue deixar por completo o DOS... a não ser que algum louco consiga contratar uns dez mil estagiários para converter toda a biblioteca de FORTRAN que existe no mundo.
 
Bom, o DOS é um sistema monotarefa. Isso é o suficiente pra crucificá-lo de vez.
 
Varatar disse:
Bom, o DOS é um sistema monotarefa. Isso é o suficiente pra crucificá-lo de vez.

E o shell dele (command.com) é tão ruim que dá nojo.

Nada contra a linha de comando, pelo contrário - mesmo usando a interface gráfica no Linux, eu sempre tenho no mínimo dois terminais abertos. É mais rápido para muitas coisas, sem falar de coisas que não podem ser feitas graficamente.
 
Vou aproveitar que todos os presentes são peritos no DOS e pedir uma ajuda. Eu tenho que reformatar o meu windows e me disseram que se eu fizer pelo DOS, não tenho que apagar nada. Basta usar um disco de inicialização. Até aqui tudo bem, o problema é que eu não consigo apagar o windows. Já tentei "delltree", "extract" e já desisti. Se alguém puder me dar uma forcinha, eu agradeço mesmo.XD
 
Reformatar vc quis dizer "reinstalar" né? Pq reformatar seria "format c:" o que seria uma tragédia.

Se vc não quer manter nenhuma configuração ("Menu Iniciar" zerado, instalar tudo denovo), vá em:

C:\>cd\windows

C:\WINDOWS>del.
>> Todos os arquivos vão pro beleléu. Tem certeza?
s
>> Todos os arquivos foram pras cucuia.

C:\WINDOWS>ren DESKTOP DESKBKP

C:\WINDOWS>cd System

C:\WINDOWS\SYSTEM>del.
>> Todos os arquivos vão pro beleléu. Tem certeza?
s
>> Todos os arquivos foram pras cucuia.

Aí reinstale o windows. Com a pasta raiz e a system vazias, ele vai achar que você nunca teve windows e vai zerar tudo. Ele não aceita que você já tenha uma pasta Desktop, então ela foi renomeada para Deskbkp, para você recuperar depois. Não é necessário apagar o resto. Mas já aviso que o del. na system vai levar umas duas horas dependendo do seu pc.

Se vc quer apagar a pasta windows inteira e não salvar nem a area de trabalho nem nada, então é:

C:\>deltree Windows
>> Caraca mano, tu tem certeza???
s
>> Windows foi pro brejo.
________

Na verdade, bash da meio que na mesma que o DOS, é a idéia de digitar comandos, etc. So que o Linux permite que os programas acessem recursos de baixo nível, e o windows não. Então o DOS tem sobre o windows uma vantagem muito maior que o bash pros KDE da vida.
 
Pô cara valeu! Vô tentar a última aí e ver se funciona. O meu problema é o seguinte:
Meu primo levou um DVD piratão lá pra casa e quis ver no meu PC. Acontece que eu não tenho leitor de DVD e o animal tentou ler o DVD no drive normal. Acontece que, além de não ter funcionado, o meu drive agora não lê nem CD de música. Minha professora falou que eu tenho que reinstalar o windows pra reconfigurar meu drive, só que eu só sei reinstalar do modo normal, tu põe o CD de instalação e segue as paradas. Mas, como vou fazer isso se não lê CD nenhum? Aí um cara me disse que pelo DOS tinha como fazer. Eu tentei mas não consegui, vou ver se agora eu consigo. Se alguém conhece outra maneira de reinstalar o Windows sem depender do Cd, plx me ensina!
 
Vela disse:
Na verdade, bash da meio que na mesma que o DOS, é a idéia de digitar comandos, etc. So que o Linux permite que os programas acessem recursos de baixo nível, e o windows não. Então o DOS tem sobre o windows uma vantagem muito maior que o bash pros KDE da vida.

comparar DOS com o BASH é a mesma coisa que colocar um fusca 68 num racha com um formula-1.

sem contar que o bash é muito mais versatil, sem contar os shell scripts que podem ser feitos para linux, bsd...
 
Morion disse:
Pô cara valeu! Vô tentar a última aí e ver se funciona. O meu problema é o seguinte:
Meu primo levou um DVD piratão lá pra casa e quis ver no meu PC. Acontece que eu não tenho leitor de DVD e o animal tentou ler o DVD no drive normal. Acontece que, além de não ter funcionado, o meu drive agora não lê nem CD de música. Minha professora falou que eu tenho que reinstalar o windows pra reconfigurar meu drive, só que eu só sei reinstalar do modo normal, tu põe o CD de instalação e segue as paradas. Mas, como vou fazer isso se não lê CD nenhum? Aí um cara me disse que pelo DOS tinha como fazer. Eu tentei mas não consegui, vou ver se agora eu consigo. Se alguém conhece outra maneira de reinstalar o Windows sem depender do Cd, plx me ensina!
Teu primo é burro bagarai, hein...

EDIT:
Omykron disse:
comparar DOS com o BASH é a mesma coisa que colocar um fusca 68 num racha com um formula-1.
Depende, se for contra o burrinho magricello vai faltar gasolina, quebrar uma peça ridícula...:roll:
 
Última edição:
Morion disse:
Pô cara valeu! Vô tentar a última aí e ver se funciona. O meu problema é o seguinte:
Meu primo levou um DVD piratão lá pra casa e quis ver no meu PC. Acontece que eu não tenho leitor de DVD e o animal tentou ler o DVD no drive normal. Acontece que, além de não ter funcionado, o meu drive agora não lê nem CD de música. Minha professora falou que eu tenho que reinstalar o windows pra reconfigurar meu drive, só que eu só sei reinstalar do modo normal, tu põe o CD de instalação e segue as paradas. Mas, como vou fazer isso se não lê CD nenhum? Aí um cara me disse que pelo DOS tinha como fazer. Eu tentei mas não consegui, vou ver se agora eu consigo. Se alguém conhece outra maneira de reinstalar o Windows sem depender do Cd, plx me ensina!
Da próxima vez, particione seu disco :)
Uma partição pra sistema e programas e uma partição pra dados.

Rapaz, vou falar. Acho que não vai adiantar nada instalar o sistema de novo. Acho que tua leitora de CD foi pro espaço!
 
Varatar disse:
Da próxima vez, particione seu disco :)
Uma partição pra sistema e programas e uma partição pra dados.

Pena que, ainda que você possa separar os documentos numa outra partição, o Windows insista em sempre salvar as configurações do usuário na mesma partição que o diretório do Windows.
 
Vela disse:
Abandonou o computador para entrar na história... NÃO!! EU NÃO ABRO MÃO DO MEU DOS!!

http://www.freedos.org

O MS-DOS pode ter morrido, mas esses malucos o reimplementaram com unas cositas mas (como TCP-IP, etc) e ainda mantendo a compatibilidade reversa com programas já existentes. Isso até que pode ter alguma utilidade real para sistemas embutidos muito limitados (limitados mesmo, considerando que roteadores, celulares, players de DVD, e coisas assim já tem recursos o bastante para rodar algum mini-Linux).
 
Cildraemoth disse:
Pena que, ainda que você possa separar os documentos numa outra partição, o Windows insista em sempre salvar as configurações do usuário na mesma partição que o diretório do Windows.
É uma tristeza não ter symlinks no Windows. Aliás, hardlinks também fazem falta (eu já usei isso para evitar deleção de arquivos por usuários tapados :evil:).
 
dermeister disse:
É uma tristeza não ter symlinks no Windows. Aliás, hardlinks também fazem falta (eu já usei isso para evitar deleção de arquivos por usuários tapados :evil:).

DOS sux a lot. Teve seu tempo e passou. PT saudações.

Quanto aos links, o Windows Vista os terá :cerva:
 
Deriel disse:
Sim, dominação total :mrgreen:
[Voz de Borg com cara do BG]
You will be assimilated. Resistance is futile.
[/Voz de Borg com cara do BG]
Coitadinho do Tux. :ping:

A M$ percebeu o espaço que eles estão perdendo no mercado, com o Linux evoluindo cada vez mais, graças ao modelo Open Source.
 
Eö Calmcacil disse:
[Voz de Borg com cara do BG]
You will be assimilated. Resistance is futile.
[/Voz de Borg com cara do BG]
Coitadinho do Tux. :ping:

A M$ percebeu o espaço que eles estão perdendo no mercado, com o Linux evoluindo cada vez mais, graças ao modelo Open Source.

Aí que está. Eu andei lendo alguns artigos técnicos que apontavam uma estagnação do Linux no mercado corporativo e de servidores, com um avanço real dos Windows Server no mercado instalado. Os artigos apontavam pra uma estagnação dos percentuais do Linux, redução dos Unix e Solaris e incremento dos Windows :think: Mas isso é coisa pra ser reverificada. Essa discussão já virou religião, mesmo nos artigos técnicos :think:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo