• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dorwinion=Easterlings/Bladorthin=anões?

Elrond

"OFF" it will last two months
Pessoal!

Há um tempo atrás o caro TorUgo criou um tópico discutindo este assunto, mas na minha visão, não foi totalmente respondido. Essas curiosidades fazem parte de mim também e não tenho respostas exatas ainda, talvez pela minha escassez de material Tolkien, por não ter o Atlas da Terra media e todos os HoME.

O tópico é este aqui:

Dorwinion e o Rei Bladorthin

Foram indicados algumas fontes de pesquisa pelos colegas que postaram, mas eu acho que talvez alguma coisa a mais precisa ser respondido; se for possível claro, sem especulações.

Mas a dúvida seria:

A região de Dorwinion está na região noroeste do Mar interno de Rhûn. Sabemos que toda aquela região pertence, ou seria "dominada" pelos Easterlings ou os Orientais.

Podemos entender que Dorwinion seria uma região pertencente aos Easterlings ou não? É que esta região está bem de cara para os domínios orientais, homens que eram aliados de Sauron e muito me impressiona se esta cidade/região fosse totalmente independente e que mantinhas excelentes relações comerciais com o povo de Rhovanion.

Quando ocorreu a Batalha de Dale na Guerra do Anel, os Easterlings vieram por lá, pelas bandas de Dorwinion.

Outra questão é: O rei Bladorthin era anão ou homem?

Valeu!
 
A região de Dorwinion está na região noroeste do Mar interno de Rhûn. Sabemos que toda aquela região pertence, ou seria "dominada" pelos Easterlings ou os Orientais.
Sim, seria. Pra confirmar isso, temos o mapa que Pauline Baynes fez da Terra-média. Tolkien mandou alguns nomes de regiões para serem incluídos no mapa, inclusive Dorwinion, e Baynes a situa bem no noroeste. Tolkien fez amplos comentários a respeito desse mapa, e como não criticou a localização de Dorwinioi, podemos supor que se aproxima bem do imaginado por Tolkien. O mapa pode ser visto aqui.

Podemos entender que Dorwinion seria uma região pertencente aos Easterlings ou não? É que esta região está bem de cara para os domínios orientais, homens que eram aliados de Sauron e muito me impressiona se esta cidade/região fosse totalmente independente e que mantinhas excelentes relações comerciais com o povo de Rhovanion.
Improvável. Afinal, Thranduil comprava vinhos de lá. Mas por outro lado, é difícil saber como um território aparentemente tão pequeno e fraco resistiria ao poderio militar dos Orientais.

Douglas Anderson comenta sobre Dorwinion no seu The Annotated Hobbit:

O nome Dorwinion é claramente de origem Élfica, e aparece nos escritos mais antigos de Tolkien. Na "Balada dos Filhos de Húrin", um longo poema aliterativo escrito na primeira metade da década de 20, o vinho especialmente potente de Dor-Winion [sic] é descrito como vindo do Sul ardente, o que implica que Dor-Winion está localizada em Beleriand [...].
Dorwinion também aparece em um texto datado provavelmente do meio dos anos 30, logo antes de Tolkien começar a escrever O Senhor dos Anéis, em dezembro de 1937. Esse texto é a conclusão do Quenta Silmarillion [...], e as "flores imortais das campinas de Dorwinion" são mencionadas no parágrafo final, implicando que Dorwinion está além mar, em Tol Eressëa [...].
Finalmente, no "Mapa da Terra-média" de Pauline Baynes, que foi compilado com a assistência de Tolkien, Dorwinion está localizada na costa noroeste do mar de Rhûn, bem abaixo dos bancos do Rio Corrente no Leste. A localização de Dorwinion ali certamente concorda com as menções de Dorwinion no Hobbit, mas não com as aparições do nome dos textos antigos.


Outra questão é: O rei Bladorthin era anão ou homem?
Certamente não era anão. Os nomes dos anões nas obras de Tolkien são retirados das mitologias nórdicas, e tem aparência nórdica, enquanto Bladorthin é claramente de origem élfica.

Curiosamente, Bladorthin era o nome de Gandalf nos primeiros rascunhos do Hobbit, só sendo trocado para Gandalf bem depois. John D. Rateliff tenta traduzir o nome no seu livro Mr Baggins, e chega a conclusão que significaria "o País Cinza", talvez "Fada das Planícies Cinzas" ou até mesmo "Mestre Cinza das Planícies". Se interpretarmos os elementos do nome menos literalmente, Bladothin pode significar até "o Viajante Cinzento".

De resto, não temos mais nenhuma menção ao "Rei Bladorthin" em mais nenhum lugar do legendarium, além da única menção no Hobbit.
 
Além dessa referência ao mago Gandalf, esse nome Bladorthin, poderia ser um rei élfico devido o nome ser de origem élfica? :think:

Agora, acabei por imaginar até mesmo como alguém da distante Dorwinion, um reino élfico há muito esquecido.
 
Além dessa referência ao mago Gandalf, esse nome Bladorthin, poderia ser um rei élfico devido o nome ser de origem élfica? :think:
Sim, poderia. É o mais provável, dado que o único reino humano que adotava o Sindarin na Terceira Era eram Arnor e Gondor, se não me engano.
 
Olhe o que encontrei sobre questão foi o seguinte:

O rei Bladorthin tinha sido um rei que mandou aos anões de Erebor fazer valiosas lanças para os seus exércitos. Ele nunca chegou a ter tal trabalho, porque ele morreu prematuramente antes de adquiri-los. O reino de Erebor foi fundado em 1999 da T.E, e durou até 2210 e novamente fundado em 2590-1770 da T.E. Ou seja estes dois períodos equivalem a mais ou menos 200 anos, especialmente o segundo período.
Através de especulações sabemos que este rei viveu entre estes dois períodos. Não se sabe se ele era elfo, ou homem, sobre o seu reino é provável que ele fosse perto de Erebor, já que tinha fortes comunicações através dos anões do reino de Erebor.
 
Nuno, estas informações parecem ser derivadas de uma fanfic. Não conheço nenhum texto que dê informações a respeito de Bladorthin.
 
Olhe o que encontrei sobre questão foi o seguinte:

O rei Bladorthin tinha sido um rei que mandou aos anões de Erebor fazer valiosas lanças para os seus exércitos. Ele nunca chegou a ter tal trabalho, porque ele morreu prematuramente antes de adquiri-los. O reino de Erebor foi fundado em 1999 da T.E, e durou até 2210 e novamente fundado em 2590-1770 da T.E. Ou seja estes dois períodos equivalem a mais ou menos 200 anos, especialmente o segundo período.
Através de especulações sabemos que este rei viveu entre estes dois períodos. Não se sabe se ele era elfo, ou homem, sobre o seu reino é provável que ele fosse perto de Erebor, já que tinha fortes comunicações através dos anões do reino de Erebor.

Nuno, nos diga qual é a fonte. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo