• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dont Rest Your Head

Armitage

Usuário
Rpg de horror muito interessante, que está fazendo sucesso lá fora: (resenha da Spellbrasil)



Há alguns dias, adquiri esse sistema, distribuído em PDF por uma empresa de rpg's "indies".

O site é: http://www.evilhat.com/home/?page_id=101

Uma "resenha" em video: http://www.youtube.com/watch?v=SU03BdBcCps

Basicamente, o seu personagem é alguém que, por uma razão ou outra, parou de dormir tornando-se um "Awakened" (que eu traduzi "devirianamente" como Insone, pois não queria alusões mesmo que inconscientes para Mago: A Ascensão). A partir daí, ele se torna capaz de adentrar em uma cidade maluca cheia de sonhos e pesadelos, ao estilo "noir", com policiais à corda rodando as ruas, um oficial com cara de relógio de bolso, garotos feitos de origami, colegiais assassinas que estudam numa escola mantida pela própria Morte (ou, pelo menos, todo mundo acha que é ela mesma), e mais uma porção de esquisitices. Além disso, ele ganha um poder sobrenatural, desenvolvido em conjunto com o Mestre.

O Lune sugeriu que lembra Neverwhere, do Neil Gaiman, e essa é realmente uma fonte de inspiração citada nos créditos (além de Midnight Nation do Straczynski, Doom Patrol do Grant Morrison, Keys to the Kingdom do Garth Nix, entre outros). Já eu, como não sei muito sobre gibis, senti uma aproximação com o filme Guardiões da Noite (Night Watch ou Nochnoy Dozor, no original russo), pela estranheza do cenário e dos poderes dos personagens.

O sistema é simplemente provocativo DEMAIS para não ser testado. Resumindo, o personagem não tem uma ficha, apenas cinco perguntas que ele responde para começar o jogo, e algumas estatísticas que vão mudando conforme o jogo prossegue. Parece ter sido desenhado para "solo campaigns" (um mestre e um jogador), mas funciona bem em grupo.

As perguntas são:

Meu nome é?
E eu sou ..................

1) O que tem mantido você acordado? (o motivo pelo qual você não dorme mais)

2) O que acabou de acontecer com você? (um prelúdio descritivo da cena onde o personagem se encontra, antes do jogo começar)

3) O que há no seu exterior? (aparência, comportamento, etc.)

4) O que há no seu interior? (motivações, emoções e desejos mais profundos)

5) Qual é o seu objetivo? (o que você quer da vida e como está agindo para chegar lá)

A mêcanica exige MUITOS dados (d6) multicoloridos, e resume-se em:

1) Disciplina: todo personagem começa com 3 dados brancos;

2) Loucura Permanente: começa zerada, é representada por dados vermelhos, que podem ir substituindo os dados brancos conforme você enlouquece (hehehe). Se substituir todos os dados brancos, você se torna um Pesadelo (NPC) para sempre;

3) Exaustão: começa zerada, usa-se dados pretos, e se aumentar demais você "Crash" (cai no sono e um Pesadelo da Cidade da Loucura vem, come a sua alma, se apossa do seu corpo e você morre. Fim.);

4) Reações: você divide 3 pontos entre Lutar e Fugir. É muito parecido (praticamente igual) ao frenesi e Rotschrek de Vampiro: A Máscara. Você pode "Snap" (surtar) três vezes, marcando cada um dos pontos que escolheu. Quando surta pela 4.ª vez é que um dado branco de Disciplina se torna um dado vermelho de Loucura Permanente;

5) Talento de Exaustão: uma habilidade na qual você é excelente, no limite do possível para um ser humano. Você pode inventar qualquer coisa, com a supervisão do Mestre;

6) Talento de Loucura: uma habilidade sobrenatural. Você também pode inventar qualquer coisa, com a supervisão do Mestre.

Existem 4 paradas de dados: Disciplina, Exaustão, Loucura e Dor (essa última exlcusiva do Mestre).

DRYH é um RPG de narração e interpretação, exigindo testes apenas quando é inevitavelmente necessário. Os testes funcionam da seguinte forma:

1) O Mestre define quantos dados de Dor vai usar (1 a 15), determinando o potencial da ameaça;

2) O jogador rola seus 3 dados de Disciplina. Se quiser, pode adicionar 1 dado de Exaustão (esse dado, a partir de então, vai fazer parte de TODAS as paradas de dados do personagem, até ele conseguir livrar-se dele), e pode adicionar à vontade 1 a 6 dados de Loucura.

3) Quem tiver mais sucessos (1, 2 ou 3 no dado), vence a disputa.

4) Das 4 parada de dados, a que tiver mais dados com os maiores resultados (6, 5 e 4) é chamada Dominante.

(OBS.: Para usar o seu Talento de Exaustão, você sempre precisa usar pelo menos 1 dado de Exaustão. Para usar o Talento de Loucura, você tem que usar um número mínimo de dados de Loucura, conforme determinado pelo Mestre a partir da "potência" do efeito que você quer causar.)

E é aí que está o curioso do sistema: quanto mais dados o jogador joga, mais chances ele tem de ser bem-sucedido, mas maior é a chance de você "afundar" o seu personagem (lembra um pouco Call of Cthulhu).

Os resultados Dominantes possíveis são:

1) Disciplina: nada acontece. O personagem pode apagar 1 marcador de Exaustão ou Reação;

2) Exaustão: o personagem ganha +1 dado de Exaustão, e tem que representar o cansaço do personagem;

3) Loucura: o personagem "Snap" (surta), marcando uma Reação e agindo de acordo (Fugindo ou Lutando);

4) Dor: aí, entram as Moedas (sim, MOEDAS, você vai precisar de umas 20 moedas de 1 centavo, ou fichinhas, feijões, etc., além de dois potes: um escuro e um claro). Caso Dor domine, mesmo tendo sucesso, algo ruim acontece ao personagem, e o Mestre ganha 1 Moeda de Desespero no pote escuro (o livro sugere uma chícara preta e outra branca, acho que pra ficar "no clima" insone do jogo, hehehe). Mais tarde, o Mestre deve usar essa Moeda para SACANEAR o personagem literalmente, adicionando ou retirando um 6 de qualquer parada, da maneira que for mais prejudicial ao personagem.

Quando o Mestre usa uma Moeda de Desespero do seu pote escuro de Desespero, ela vai para o pote claro de Esperança. Os jogadores então podem usar essas Moedas de Esperança para modificar paradas de dados, reduzir Exaustão ou Loucura, ou livrar-se da Loucura Permanente.

É basicamente isso. Na verdade, é um pouco mais complexo, mas mesmo assim mais simples que qualquer outro RPG que eu já conheci (o resumo de regra ocupa apenas 1 página), e MUITO mais sólido. É definitivamente um RPG de horror e estranheza, e algo bastante diferente do que circula por aí.

Recomendo a todos. Adquiram o livro (PDF em 82 páginas), leiam e experimentem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo