• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Donnie Darko (idem, 2001)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    56
Phoenix Down

Elaborei minha própia teoria pra esse filme :think:

Aquele papo que o mundo ia acabar, mentira, o que ia acontecer depois daquele tempo é que o avião da mãe ia cair e a turbina ia acertar a casa dele, como aconteceu, mas ele ia sobreviver.

Já o Frank é o mesmo que o Donnie mata no final, ele após morrer passou a querer fazer Donnie mudar o destino pra que não fosse morto, reparem que quando ele tira a máscara ele tem uma ferida no olho, e o tiro que o matou foi bem no olho, sendo assim, toda a busca de Donnie Darko no filme e pelo desejo de Frank de não ser morto.

Por isso ele fala aquela parada de "tirar a fantasia idiota de humano", ele como já tinha morrido já tinha tirado essa fantasia.




Acho que viajei agora
 
Vovin disse:
Phoenix Down

:doh:

Aquele papo que o mundo ia acabar, mentira, o que ia acontecer depois daquele tempo é que o avião da mãe ia cair e a turbina ia acertar a casa dele, como aconteceu, mas ele ia sobreviver.

Já o Frank é o mesmo que o Donnie mata no final, ele após morrer passou a querer fazer Donnie mudar o destino pra que não fosse morto, reparem que quando ele tira a máscara ele tem uma ferida no olho, e o tiro que o matou foi bem no olho, sendo assim, toda a busca de Donnie Darko no filme e pelo desejo de Frank de não ser morto.

Bom, até aí foi só o que realmente aconteceu, fatos da história.

Por isso ele fala aquela parada de "tirar a fantasia idiota de humano", ele como já tinha morrido já tinha tirado essa fantasia.

Aí sim pode ter teoria, se bem que eu senti uma certa vontade de só quererem passar uma frase maneira pra se lembrarem do filme.
 
Calma. Leiam isso.

frank acorda donnie
turbina cai, donnie sobrevive
28 dias depois o mundo acabará
donnie perturbado
donnie inunda a escola a mando de Frank
donnie e a discussão sobre viagens no tempo, wormholes
frank no cinema. com um olho baleado
donnie e a senhora morte
donnie bota fogo na casa do pedófilo
frank chega, normal e atropela gretchen
donnie usa uma fenda temporal e volta no tempo, 28 dias
a turbina cai
donnie morre
o mundo não acaba
donnie é um super herói

ok, a ordem não necessariamente é essa.

Frank tinha um olho baleado quando aparecia nas visões de Donnie. Quando ele aparece no último dia, ele está normal, Donnie causa aquilo com o olho dele. Donnie atira em Frank.

Eu penso que. Frank utiliza-se de uma fenda temporal, talvez a fenda temporal de Deus, que é tão mencionada no filme para voltar ao passado e digamos, se vingar de Donnie. Como? Modificando o curso normal dos fatos e fazendo com que o choque entre as realidades temporais causasse o fim do mundo.

Ok. Por que a fenda de Deus? Por que ele estava morto. Donnie mata ele no final, ele estava com um buraco no olho.

Eu não acho que Frank escolhe Donnie meramente por acaso. Óbvio que há uma razão, e eu acho que seja essa.

Quando Donnie descobre isso, talvez com a velha, seja com o livro ou com o estudo sobre os wormholes, ele vê que cabe a ele mudar a estrutura do choque entre as realidades. Quando ele faz isso, ele volta no tempo e não muda o curso dos acontecimentos. Por que? Porque já explicaram, ele queria o bem dele e o bem de todos. A turbina cai e mata Darko. Darko morrendo, como tinha que morrer no curso do destino já prevalecido, a vida de todos corre normalmente.

Quando Darko finalmente descobre as fendas temporais e o enigma de Frank, com a morte de Gretchen, ele pode mudar o curso dos acontecimentos, isto é, o destino, justamente como na discussão com o professor que lhe dá o livro.

Eu diria que seriam três realidades principais entrelaçadas. A de Donnie Darko vivendo com Frank com o olho baleado -> fim do mundo.

Frank com o olho baleado querendo se vingar de Darko. Não que ele quisesse causar o fim do mundo, mas o choque de dimensões acaba causando isto. Seria o mesmo fato, por uma visão dirente, até oposta.

A terceira visão, a final, depois que Donnie morre.

Vou pensar. estou pensando. é complicado...
 
bLaCk_oRiOn disse:
donnie é um super herói

Só herói, sem super.

E cuidado pra não transformar isso numa marturbação mental à lá Matrix, porque já tá indo nesse caminho...
 
Sim, o "super" foi exagerado.

Qualé a da masturbação mental?? Eu só expus a minha visão dos acontecimentos do filme.

Um outro fato que provavelmente daria crédito a ela, seria a cena em que Donnie esfaqueia o espelho, representando uma tentativa de Donnie esfaquear o próprio Frank. Donnie = bem, Frank = mal.

Etc.
 
bLaCk_oRiOn disse:
Qualé a da masturbação mental??

Começar a se perder em teorias ao ponto de perder foco do que importa, o filme.

Sim, tem aqueles filmes (que eu gosto, por sinal) onde a história não é nada óbvia e você tem que ponderar um pouco se quer entender as nuances e significâncias dela.

Mas é muito fácil, nesses casos, começar a criar teorias que já são externas ao que foi apresentado no filme. Daí o melhor exempo, as sequências Matrix.

Contanto que não se perca, sinta-se livre pra continuar. Quem sabe, quando eu for ver o filme extendido, algo que você tenha dito não ajude... :mrgreen:
 
Um outro momento que pode dar mais valor a teoria.

Em uma cena/flashes, Donnie Darko usa uma FACA e tenta apunhalar Frank, através do espelho.

Por que ele faria isso?!

Eu posso até pensar num conflito de personalidades, seja do bemXmal.
 
E legal que ele apunhala o Frank no olho onde ele tinha a ferida e onde levou o tiro :think:
 
O foco da questão é que mostra-se que o Donnie não era "amigo" de Frank.

E a própria situação de Frank querer manipula-lo mostram a reação adversa do menino coelho.
 
O foco da questão é que mostra-se que o Donnie não era "amigo" de Frank.

Ah, sei lá.

Depois dessa cena o Donnie continua obedecendo o Frank, e fala que é amigo dele pra psicóloga, foda que faz tempo que eu vi o filme, mas que eu me lembre Donnie sentia uma espécie de gratidão pelo coelho por ele ter salvo sua vida.
 
Não era gratidão.

Era dívida. "Eu tenho uma dívida com o Frank". Ele fala isso umas 2 ou 3 vezes durante o filme.

E eu não achava que o Donnie ficava feliz ao ver o Frank.

Lembre-se da cena da terapia em que Frank aparece...
 
Mas ele tava hipnotizado nessa hora, e ele fica feliz ao ver Frank no cinema.
Na minha opnião Donnie o considerava um amigo.
 
Vovin disse:
Mas ele tava hipnotizado nessa hora, e ele fica feliz ao ver Frank no cinema.
Na minha opnião Donnie o considerava um amigo.

Se você não sabe, sessões de hipnose são para serem reveladas as verdadeiras impressões das pessoas quanto a um fato/pessoa/situação. Algo como tirar as máscaras e analisar o que realmente está acontecendo com a pessoa.
 
a foto ta com problema ai, nao ta abrindo nao
edit: é so abrir a foto em uma pagina separada.

Director's Cut, eu vou ver sim, Claro
 
Confesso q soh me registrei nesse fórum pra saber uma coisa específica de vcs:
Alguém sabe se o filme vai ser relançado nos cinemas aqui do Brasil tb? Pq ele nem veio da 1a vez... q eu saiba, ele vai ser lançado em um festival em Seattle em 29demaio (lucky bastards), e depois vai ir pros cinemas lah dos Isteites de novo.... (lucky bastards²). Daqui q venha em DVD pro brasil, vai custar um bocado, naum?

Mas no problem, lógico. Eu espero. Eu soh preciso da confirmação de q o dvd VEM MESMO pra cá.
Ou de algum milagre e, sei lá.... eles trazerem o filme pra passar nos cinemas daqui tb...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

tadinha de mim.....

Anyway
Jah pirei demais por um post.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo