• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Donnie Darko (idem, 2001)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    56
Achei esse filme diferente. De uma criatividade louvável, porque eu não consigo lembrar de nada parecido...
Isso é um filme?
Não, isso é a alma do cinema

Meio exagerado, mas acho que bateu em mim de forma parecida... Nessas momentos me fica claro que a arte é a forma de excercitar nosso espírito, pois nos confere sensações e também sentidos que de outras formas não conseguimos tocar. Atinge-nos em nosso subconsciente e se torna a ponte entre a nossa imaginação até então latente e a de outros, interseção onde o sonho manifesta-se, quão real. Viva a arte, mas acho que ninguém me acompanhou...

Contudo acho que o filme deixa muito a desejar em alguns aspectos. Eu sei que nenhum deles interfere na proposta do filme que acredito eu, seja essencialmente sentimental, mas me incomodaram bastante... Por exemplo a questão do buraco-de-verme: o pessoal ligado no assunto sabe que aquilo é um tremendo disparate... Se o Stephen Hawking ver o filme ele pode ter um treco!
Outra coisa meio chata também é a garota... Que menina mais sem carisma! E o papel dela é importante pacas, o que pra mim acabou comprometendo o filme!
E quando ela chega na sala, o que foi aquilo da professora dizer "escolha um lugar perto do garoto que você achar mais bonito"? Putz isso não existe...
Mas pontos fortes também tem muitos como a frase do Frank: Why don't you take off this stupid human suit?
Não sei quanto a vocês, mas para mim isso tem um significado muito penetrante.
Por essas e outras achei que o filme terminou com saldo positivo, é pelo menos uma experiência diferente como eu disse.
 
Outra coisa meio chata também é a garota... Que menina mais sem carisma! E o papel dela é importante pacas, o que pra mim acabou comprometendo o filme!

Não achei a atuação dela ruim não, pelo contrário. É a típica adolescente retraída, que passou por diversos traumas, está numa cidade nova, vivendo uma vida nova. Pro que a personagem se propunha ela esteve muito bem.

E quando ela chega na sala, o que foi aquilo da professora dizer "escolha um lugar perto do garoto que você achar mais bonito"? Putz isso não existe...

Isso foi uma maneira de mostrar que a professora vivida pela Drew era mais liberal, moderna, à frente do lugar onde vivia. Achei a cena bastante divertida.
Além do mais, isso não existe? :think:
 
A proposta do diretor era uma história em quadrinhos, quem gosta e conhece historias de super herois sabe que os diparates (como o buraco de minhoca) são necessários.

A cena da drew o diretor tbm comentou que ficou algo meio surreal

mesmo assim, nada disso mancha o filme :P, além disso a guria ta perfeita ehehehhe

ps. esqueci de mencionar a trilha sonora, perfeitttttaaa, principalmente a dee abertura e a música final

foda foda foda
etc
 
ps. esqueci de mencionar a trilha sonora, perfeitttttaaa, principalmente a dee abertura e a música final

"Killing Moon", do Echo and the Bunnymen, e "Mad World", interpretada por Gary Jules, ambas tocando incessantemente aqui :mrgreen:

Tem também a ótima "Head Over Heels", do Tears for Fears, além de "Notorious", do Duran Duran.
 
Bill_Samambaia disse:
Por exemplo a questão do buraco-de-verme: o pessoal ligado no assunto sabe que aquilo é um tremendo disparate... Se o Stephen Hawking ver o filme ele pode ter um treco!

É, mas realmente não importa. O que importa é que o efeito tinha um visual cool.

Outra coisa meio chata também é a garota... Que menina mais sem carisma! E o papel dela é importante pacas, o que pra mim acabou comprometendo o filme!

Eu adorei ela. Ela tinha muito mais personalidade do que qualquer outra que eu me lembre num filme "teen", e a atuação da Jena Malone está brilhante, melhor que a do Jake. Algumas das melhores cenas do filme envolvem os dois, como o primeiro beijo na porta da escola ou a cena da festa. A primeira vez que o Donnie fala com ela também é ótimo.

E quando ela chega na sala, o que foi aquilo da professora dizer "escolha um lugar perto do garoto que você achar mais bonito"? Putz isso não existe...

O que tem de errado com isso? Eu achei extremamente divertido (e plausível).

Mas pontos fortes também tem muitos como a frase do Frank: Why don't you take off this stupid human suit?

Eu meio que achei o contrário. Parecia uma tentativa óbvia do diretor em chocar, sem ter muito a ver com o filme. Sugere o fato do Donnie ser um super-herói, mas nada muito além.

Cain disse:
ps. esqueci de mencionar a trilha sonora, perfeitttttaaa, principalmente a dee abertura e a música final

A melhor coisa da trilha sonora pra mim foi o próprio tema do filme, composto por Michael Andrews.
 
Não achei a atuação dela ruim não, pelo contrário. É a típica adolescente retraída, que passou por diversos traumas, está numa cidade nova, vivendo uma vida nova. Pro que a personagem se propunha ela esteve muito bem.

Não sei... Tá certo que essas são as premissas da personagem, mas pra mim isso tudo não transparece na atuação dela... É tão meia-boca que parece uma mosca morta!

Sobre o buraco de verme:
O que importa é que o efeito tinha um visual cool.

Pois é...
Sejam bem vindos à Era Digital...

Eu adorei ela. Ela tinha muito mais personalidade do que qualquer outra que eu me lembre num filme "teen", e a atuação da Jena Malone está brilhante, melhor que a do Jake.

Cara... Que bom que você gostou tanto... Mas a mim não convenceu, só isso! cc

"E quando ela chega na sala, o que foi aquilo da professora dizer "escolha um lugar perto do garoto que você achar mais bonito"? Putz isso não existe... "
O que tem de errado com isso? Eu achei extremamente divertido (e plausível).

É, acho que estou ficando velho...

"Mas pontos fortes também tem muitos como a frase do Frank: Why don't you take off this stupid human suit? "
Eu meio que achei o contrário. Parecia uma tentativa óbvia do diretor em chocar, sem ter muito a ver com o filme. Sugere o fato do Donnie ser um super-herói, mas nada muito além.

Para mim soou como um convite à transcendência. Encaixa no contexto a partir do velho papo "destruir pra construir" que o filme aborda.
 
Não sei... Tá certo que essas são as premissas da personagem, mas pra mim isso tudo não transparece na atuação dela... É tão meia-boca que parece uma mosca morta!

Mas o Donnie também tem cara de mosca morta e, parafraseando a SET, "trabalha melhor que todo o elenco de American Pie junto".
 
Bill Samambaia disse:
Pois é...
Sejam bem vindos à Era Digital...

Filmes podem ser prazeres visuais também, não há nada de errado com isso. Especialmente se os visuais são tão criativos e belos como os desse.

Para mim soou como um convite à transcendência. Encaixa no contexto a partir do velho papo "destruir pra construir" que o filme aborda.

Podia ter sido feito com mais sutileza.
 
Filmes podem ser prazeres visuais também, não há nada de errado com isso. Especialmente se os visuais são tão criativos e belos como os desse.
Tô contigo! Só não simpatizo com o fato de a embalagem ser melhor que o produto!
 
bom..... eu vi o filme e concordo meio que com tudo que foi dito aqui.


só quero comentar uma coisa que ninguém comentou ainda.....



SPOILERS:


Lembram o que a velha fala pro Donnie? "Toda criatura viva no mundo morre sozinha". Tipo.... quando ela sabe que vai morrer, ela se isola e tals. E é isso que o Donnie faz no final. Ele sabe que PRECISA voltar no tempo e morrer para poder salvar as pessoas que ele gosta. E ele se sente BEM fazendo isso, pois aparece rindo e contente indo dormir na cama no final do filme, mesmo sabendo que iria morrer.
 
Esse filme é S E N S A C I O N A L !!!!

Não paro de ouvir a música "Mad World", linda, linda, linda!!!!
 
O longa começa bem, com ECHO AND THE BUNNYMEN na trilha, que por sinal, é a melhor coisa do filme (mas não a única). Alguns nomes famosos dos mal-vistos anos 80, estão incluídos lá como: Duran Duran, Joy Division e Tears for Fears. Mas como nem só de trilha, vive o cinema, vamos ao que interessa: o filme em si.

O namoradinho da Kirsten Dunst, Jake Gyllenhaal (que se destacou também em THE GOOD GIRL) é o protagonista. E ele está muito bem como um louco, mas não um típico louco. Temos também um Patrick Swayze perfeito, interpretando um guru canastrão de auto-ajuda e ainda uma Drew Barrymore fazendo figuração de luxo (mas também ela que pagou o filme, tinha que ter uma pontinha né).

Devo dizer que, na primeira vez que vi este filme, não gostei muito, mas ele melhorou na segunda vez, o que não quer dizer que seja todo bom. O maior defeito pra mim do longa, é ir longe demais na sua pretensão, abordando vários temas complexos, mas não chega a satisfazer em nenhum. Se analizarmos como uma SciFi, está bem aquem do esperado. Tem algumas coisas bem non-sense e o tratamento superficial de alguns assuntos prejudica. Agora como um drama, até que funciona. Tem momentos bem cômicos e diálogos inspirados, que até empolgam, mas o resultado final deixa a desejar. Ás vezes parece uma fita B de terror, noutras um filme mais profundo e filosófico e isso atrapalha, pois não há definição da proposta. Nem com as várias referências e citações a outras obras e autores, o filme se sustenta.

Mas é uma fita que deve agradar aos adolescentes. Uma espécie de SciFi teen.

**
 
Análise interessante. Concordo com o q vc disse sobre a Drew Barrymore. A participacao dela é bem dispensavel ate.

Uma outra coisa q vc disse e q tb me incomodou foi o fato de muitas ideias interessantes nao serem bem desenvolvidas. A vovó morte por ex, foi meio decepcionante pra mim pq eu esperava q ela pelo menos falasse com o Donnie.

Eu ainda nao tive tempo de ver de novo. Gostei de primeira. E nao sou mais adolescente eheheheh :wink:
 
Foi modo de falar apenas. E parece que no DVD do filme tem alguns adicionais sobre a vovó. Eu li num board do iMDB e lá até tinha um texto do livro parece, mas meu inglês não é fluente então não peguei muita coisa...
 
Hugo Leonardo disse:
O longa começa bem, com ECHO AND THE BUNNYMEN na trilha, que por sinal, é a melhor coisa do filme (mas não a única).
Não acho a melhor parte. A direção é a melhor parte para mim.

Hugo disse:
Alguns nomes famosos dos mal-vistos anos 80
Mal vistos????? Foi uma década relativamente brega, mas inesquecível para quem a viveu.

Hugo disse:
O namoradinho da Kirsten Dunst, Jake Gyllenhaal (que se destacou também em THE GOOD GIRL)
1 - não sei o que a informação "namoradinho bla bla bla" traz de útil num review relativamente curto... só pra encher linguiça
2 - The Good Girl, ou A Isca Perfeita caso vc não saiba o nome ou não tenha vista, é um filme muuuuuito ruim.


Hugo disse:
E ele está muito bem como um louco, mas não um típico louco.
Eu achei a atuação apenas ok.... nada espetacular....

Hugo disse:
Temos também um Patrick Swayze perfeito
O dia que Patrick Swayze foi perfeito será o fim do mundo.

Hugo disse:
uma Drew Barrymore fazendo figuração de luxo (mas também ela que pagou o filme, tinha que ter uma pontinha né).
Realmente..... ela aparece pouco demais para ter o nome como destaque na capa do filme =/

Devo dizer que, na primeira vez que vi este filme, não gostei muito, mas ele melhorou na segunda vez, o que não quer dizer que seja todo bom.
Na segunda vez que vi, hoje, ele melhorou ainda mais.

Hugo disse:
O maior defeito pra mim do longa, é ir longe demais na sua pretensão, abordando vários temas complexos, mas não chega a satisfazer em nenhum.
Em minha opinião ele satisfaz a maioria. Deixou algumas pontas soltas, mas é para fazer vc pensar. A única coisa que não encaixa direito, ou fica solto DEMAIS é a história da velha.

Hugo disse:
Tem algumas coisas bem non-sense
Eu ia pedir exemplos, mas vc não vai mais ter como postar..... mas não vi nada de non-sense ali.

Hugo disse:
Tem momentos bem cômicos e diálogos inspirados, que até empolgam
Os diálogos são ótimos. E não vi nenhum momento cômico.

Hugo disse:
mas o resultado final deixa a desejar.
Eu, e a maioria daqui que assistiu gostamos. Era previsto que vc seria do contra.

Hugo disse:
Ás vezes parece uma fita B de terror
Em nenhum momento ele me pareceu um terror. Um filme B sim, mas terror não.

Hugo disse:
Mas é uma fita que deve agradar aos adolescentes. Uma espécie de SciFi teen.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Falou o adulto sabe tudo
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Hugo wrote:
Tem momentos bem cômicos e diálogos inspirados, que até empolgam

Os diálogos são ótimos. E não vi nenhum momento cômico.

Naum... tem um dialogo comico sim
O dos Smurfs.. :mrgreen:
 
Achei que o filme deixou o que tinha que deixar, mesmo não desenvolvendo todos os assuntos nele proposto esses assuntos acabam em equilibrio.

A trilha sonora do filme é muito boa, Echo and the Bunnymen no começo é muito bom.

Gostei do ator que fez o Donnie, ele não fez aquelas caras de loucos que se tornaram clichê no cinema, ele faz uma cara muito normal e até fica empolgado em falar que faz terapia.

A cena que mostra de onde veio a turbina do avião, achei tão fuderosa, ainda mais o Donnie olhando de longe.
Ele realmente é um herói, voltando no tempo para salvar seus familiares e a Gretchen.

O DVD não traz nada demais, as cenas deletadas não acrescentam, na verdade se fossem colocadas iriam estragar algumas surpresas do filme.

Enfim, eu gostei do filme, até comentaria as cenas que mais gostei e tudo que o filme apresenta que eu achei legal... mas neeeeeeemmmm :|
 
A cena em que o Donnie humilha o sujeitinho vivido pelo Patrick Swayze naquela palestra é bem engraçada também. A do começo, quando a irmã menor do Donnie Darko diz uma graçinha na mesa de jantar.
Além do diálogo dos smurfs e o comentário dos amigos do Donnie Darko ao que se refere a vovó morte ir e voltar na caixa de correio.
Sim, tem momentos engraçados sim.
 
Hobbit Bonzinho disse:
Além do diálogo dos smurfs e o comentário dos amigos do Donnie Darko

O dialogo sobre os Smurfs me surpreendeu! Eu não sabia aquilo sobre a Smurfete, além disso os amigos do Donnie viajaram legal inventando todas aquelas teorias
 
Melhor frase do filme:

Donnie: Por que você está usando essa fantasia idiota de coelho?
Frank: Proque vc está usando essa fantasia idiota de homem?

S E N S A C I O N A L
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo