Colegas, sem querer ser do contra mas venho aqui para discordar de vocês.
O Um age na sua vontade, lentamente, destruindo-a (caso você venha a portar um dos anéis de Sauron).
Veja, vamos tomar como exemplo os nazgul, totalmente dominados pelo Um e, por consequência por Sauron. Ali (nos nove) o Anel atinge seu objetivo completo.
Ao usar seus anéis os reis homens conquistaram fama e poder na medida do possível, contudo, aos poucos, foram caindo sob a dominação de Sauron até se tornarem espectros totalmente submissos a sua vontade.
Eles não tinham mais "vontade", eram marionetes.
Simplesmente não tinham mais querer que não fosse o querer de Sauron. Tanto que se recuperassem o Um era inconcebível a idéia de que pudessem tomar posse deste, devido ao fato de não terem nenhum objetivo que não fosse o do Inimigo. Não haveria sugestão do que fazer e sim ordem/comando direto e total, não cabendo contestação à ordem dada pelo Senhor do Anel.
Isto é prova de dominação total, absoluta, tiram qualquer resquício de independência e autonomia do "dominado".
Agora, vamos tomar como exemplo o oposto, onde o Anel não objeteve sucesso. Os anões, no caso, eram mais firmes "na vontade", e, com esta característica, foi notória a repercussão de sua teimosia. Poderíamos dizer esta também se aplicaria a sua "teimosia a não serem dominados".
O poder de dominação do Um tinha como objetivo a dominação total, caso este obtivesse sucesso.
Vejam meus colegas, no caso dos 9 reis homens, que foram totalmente corrompidos pelo poder do Um e pela mentira de Sauron, o poder de dominação do Um era absoluto, eles viraram marionetes, totalmente submissas a vontade do Mestre do Anel, Sauron. Eles fariam tudo que Sauron mandasse, ou quem portasse o Anel do Poder.
Vejam que Tolkien afirma em Cartas que eles (os nove) não agrediriam Frodo na Montanha da Perdição, pois estavam totalmente subjulgados e não iriram machucar o mestre do Anel que, naquele curto momento, seria o Hobbit. Notem que um Hobbit teria sob seu poder os mais poderosos servos, isto indica o nível de dominação ao qual o Um chegou.
Podemos dizer que o Anel não atingiu seus objetivos plenos justamente por isto: não conseguiu em sua mentira e arapuca, trazer para a dominação total os anões, devido a sua extrema firmeza e resistência a dominação. Os elfos, no entanto, não eram dotados de tanta resistência. Só não tiveram sua vontade destruída quando percebem Sauron no uso do Um não tentam resistir e sim retiram os Três e os escondem, assim que se livram.
Valeu!
![Sorriso =] =]](/forum/styles/default/xenforo/smilies/happy.gif)