• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dominação ou Sugestão?

Lukaz Drakon

Souls. I Eets Them.
Estava pensando aqui sobre os Anéis do Poder e tudo mais, quando me veio uma dúvida. Qual era o nível de poder que o Um Anel tinha sobre os outros usuários?

Muitos falam em dominação, mas a qual nível? Do tipo "faça o que eu mando, agora!" ou é mais subjetivo? Fiquei com isso na cabeça quando li os livros e relendo algumas coisas aqui no fórum, me lembrei disso.
 
Acredito que O Um não teria o total poder de dominação sobre os outros usuarios, e não acho correto dizer que seria uma sugestão ...

Acredito que o Um desperte um desejo ao portador, como se fosse aquela visinha gostosa que tá casada, te dá bola mas vc sabe q não pode pegar ela ... fica te tentando pra fazer coisas que não queria (até ela aparecer); e muitas vezes vc acaba não resistindo.

O exemplo voi uma merda (estou assistindo muitos besteirous americanos) mas acho que me fiz entender?!

*desculpe qualquer coisa* :obiggraz: :lol:
 
Concordo com a Amanda. Não creio que o Um dominava os outros anéis do poder ,mas tinha influencia sobre.
 
Eu acho que a "dominação" do Anel é bem mais sutil. [Vai soar estranho o que eu vou dizer, mas tudo bem.] Acredito que o usuário terá aquela obsessão pelo Anel, de modo que nada mais importa no mundo, a não ser o Anel.

Quanto ao poder sobre os outros Anéis, acho que sim, havia uma dominação do Um, mas sutil, de um jeito que o portador achasse que aquilo era apenas a sua vontade, quando na verdade era a vontade do Um.
 
Acho que o anel agia com uma forma sugistiva a seu portador... Por exemplo:

Frodo sentia vontade de coloca-lo, a sua mão não pegava o anel sozinha e o colocava!
 
Acredito que funcionava mais como uma sugestão...
O anel ia, aos poucos, despertando desejos nos usuários, de colocá-lo e tals...
e eles pensavam que estava tudo sob controle, que era por vontade própria
Acho que quando chegava num nível maximo aí sim o anel podia dominar totalmente, ou quase, o usuário a seu favor
 
Colegas, sem querer ser do contra mas venho aqui para discordar de vocês.

O Um age na sua vontade, lentamente, destruindo-a (caso você venha a portar um dos anéis de Sauron).
Veja, vamos tomar como exemplo os nazgul, totalmente dominados pelo Um e, por consequência por Sauron. Ali (nos nove) o Anel atinge seu objetivo completo.

Ao usar seus anéis os reis homens conquistaram fama e poder na medida do possível, contudo, aos poucos, foram caindo sob a dominação de Sauron até se tornarem espectros totalmente submissos a sua vontade.
Eles não tinham mais "vontade", eram marionetes.
Simplesmente não tinham mais querer que não fosse o querer de Sauron. Tanto que se recuperassem o Um era inconcebível a idéia de que pudessem tomar posse deste, devido ao fato de não terem nenhum objetivo que não fosse o do Inimigo. Não haveria sugestão do que fazer e sim ordem/comando direto e total, não cabendo contestação à ordem dada pelo Senhor do Anel.
Isto é prova de dominação total, absoluta, tiram qualquer resquício de independência e autonomia do "dominado".

Agora, vamos tomar como exemplo o oposto, onde o Anel não objeteve sucesso. Os anões, no caso, eram mais firmes "na vontade", e, com esta característica, foi notória a repercussão de sua teimosia. Poderíamos dizer esta também se aplicaria a sua "teimosia a não serem dominados".

O poder de dominação do Um tinha como objetivo a dominação total, caso este obtivesse sucesso.
Vejam meus colegas, no caso dos 9 reis homens, que foram totalmente corrompidos pelo poder do Um e pela mentira de Sauron, o poder de dominação do Um era absoluto, eles viraram marionetes, totalmente submissas a vontade do Mestre do Anel, Sauron. Eles fariam tudo que Sauron mandasse, ou quem portasse o Anel do Poder.
Vejam que Tolkien afirma em Cartas que eles (os nove) não agrediriam Frodo na Montanha da Perdição, pois estavam totalmente subjulgados e não iriram machucar o mestre do Anel que, naquele curto momento, seria o Hobbit. Notem que um Hobbit teria sob seu poder os mais poderosos servos, isto indica o nível de dominação ao qual o Um chegou.

Podemos dizer que o Anel não atingiu seus objetivos plenos justamente por isto: não conseguiu em sua mentira e arapuca, trazer para a dominação total os anões, devido a sua extrema firmeza e resistência a dominação. Os elfos, no entanto, não eram dotados de tanta resistência. Só não tiveram sua vontade destruída quando percebem Sauron no uso do Um não tentam resistir e sim retiram os Três e os escondem, assim que se livram.

Valeu! =]
 
Última edição:
Eu achava que todos os anéis tinham influência do Um, menos os Três, mas pelo visto me enganei.
 
Concordo Lopez. E acrescento ainda mais.

Creio que um dos "efeitos" do Anel era subverter qualquer atividade realizada pelo portador dos outros à sua vontade. Creio que nenhum dos grandes atos realizados pelo 9 ou pelos 7 poderia sê-lo sem passar pelo crivo do Anel de Sauron. Logicamente, pode-se concluir que os Anéis sob do domínio do Um manifestavam suas características originais de maneira acentuada e subertida.

Por exemplo: Os anéis dos anões faziam deles grandes artesãos, mineradores e governantes (eu suponho). O que o Um faria, nesse caso, seria acentuar a ganância inerente da raça anã para que fossem levados à ruína.

Depois de conseguirem tudo o que podiam com os Anéis, creio que a única coisa que lhes restava era entregar tudo o que tinham a Sauron. Os Nove viraram os Nazgûl e os Sete foram consumidos, roubados ou recuperados por Sauron. Creio que o poder dos Anéis (assim como a vontade de seus portadores) estava inevitavelmente ligada à vontade do Um.

Sozinho, acredito que o Um não garantiria muitos poderes para seu Portador, pois sua grande força reside no fato de poder ter sob seu comando os maiores dos Anéis do Poder

Abraços
 
Concordo com os dois últimos posts: são direcionados ao domínio do Um. Creio nisso porque desde o início Sauron instigava isso. Ele esteve desde o início entre os artífices na forja dos anéis, esteve intimamente ligado à sua criação. Escondido, fazia o Um, porque já sabia como os outros eram para serem facilmente controlados, ou corrompíveis às mãos de quem o estivesse portando, como Aldamar disse: "O que o Um faria, nesse caso, seria acentuar a ganância inerente da raça anã para que fossem levados à ruína."
 
Creio que o Um-Anel sugestionava, mas com seus fortes argumentos maléficos ele conssegue convencer que uma pessoa não possa viver sem ele.

Mas creio que quando sauron utiliza o Um-Anel ele possa ler a mente de quem esteja usando outro anel de poder e atacar aquela mente.
 
Temos bem claro nos trechos que sustentam as "rimas do Anel":

[...]"Um Anel para a todos governar"...

Podemos partir desse pressuposto, e especular o demais; creio que o Um Anel, como podemos perceber com relação a Gollum, escraviza a mente, a vontade de seu usuário.
É essa uma forma de dominação, e creio que se usarmos o exemplo dos úlairi nada temos de "sugestão", porém, analisando Frodo e Bilbo, temos clara a idéia de sugestão.

É algo complexo, e creio que especulando em determinados contextos ambos irão coexistir.

Abraços.
 
Temos bem claro nos trechos que sustentam as "rimas do Anel":

[...]"Um Anel para a todos governar"...
Sim, mas governa a todos mesmo? Porque achei isto na Enciclopédia Valinor

Os Três Anéis
São os anéis élficos forjados por Celebrimbor. Nunca foram tocados por Sauron, embora tenham sido criados com o conhecimento fornecido por este aos Elfos enquanto esteve no meio deles sob disfarce com o nome de Annatar
Fiquei pensando, se eles não foram tocados por Sauron, não foram maculados por sua malícia, portanto o Um não tem poder sobre eles. A não ser que pelo conhecimento de Sauron já seria um motivo para serem controlados também.
 
Observem, não está em discussão se ele escraviza as mentes ou não, mas sim como ele faz isto... De facto, como age gradualmente, e não instantâneamente, começa utilizando a sugestão, que torna-se uma forma de sedução, e aí desemboca posteriormente na escravidão...
 
Observem, não está em discussão se ele escraviza as mentes ou não, mas sim como ele faz isto... De facto, como age gradualmente, e não instantâneamente, começa utilizando a sugestão, que torna-se uma forma de sedução, e aí desemboca posteriormente na escravidão...


Perfeita colocação lobo, no más esse modo é lento e gradualmente, vai crescendo devagar e mais, até chegar ao seu ápice, quando não há mais volta e quando se acaha que não pode viver sem ele.
 
O Anel não vai dominar seu portador de imediato, pois se isso acontecesse seria uma coisa aparentemente ruim para seu portador.
É como disse o Lobo, lentamente o anel vai tomando controle sobre seu portador, e assim, seduzido pelo seu poder, o portador vai deixando as coisas acontecer, sem perceber que está sendo controlado, e assim o anel vai dominando, dominando até escravizar totalmente o seu portador, bravos são os que resistem.
 
Creio que seja com rapidez moderada (não tão lento e nem tão rápido.). E creio que seja mais como mensagens subliminares que são enviadas ao cérebro dizendo para ele utilizar o anel e assim comandar o usuário.
 
Acredito que a velocidade com que o usuario/portador possa ser dominado/corrompido, depende muito mais de quem é o usuario do que das habilidades de denominação do Um/Sauron ... pois já sabemos que ele age de forma diferente em cada usuario/portador apesar de a finalidade ser "sempre" a mesma (contolar o usuario/portador).
 
MUITO bem observado.

O efeito pode ser muito demorado ou avassaldor, depende do sujeito ao qual nos referimos.

valeu
=]
 
O Anel não vai dominar seu portador de imediato, pois se isso acontecesse seria uma coisa aparentemente ruim para seu portador.
É como disse o Lobo, lentamente o anel vai tomando controle sobre seu portador, e assim, seduzido pelo seu poder, o portador vai deixando as coisas acontecer, sem perceber que está sendo controlado, e assim o anel vai dominando, dominando até escravizar totalmente o seu portador, bravos são os que resistem.

Exatamente a conclusão que eu cheguei também, mas no caso do portador ser o Sauron, ele dominaria o anel e não o contrário.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo